domingo, 13 de julho de 2008

Brusque quase perde pra ele mesmo

Bom, pra resumir em uma frase o jogo Brusque 3x2 Joaçaba que aconteceu hoje: O time do Suca quase empatou... com ele mesmo. Afinal, estar ganhando de forma tranquila por 2 a 0, tomar um gol contra e um de pênalti, é pedir pra não ganhar. Ainda bem que apareceu a cabeça do limitado Valdo pra dar a vitória para o Brusque contra um Joaçaba frágil, que tem um volante obeso e que só foi para o ataque porque o Bruscão recuou.

Na minha opinião, o técnico Suca fez alterações infelizes. Tirou Dênio, bem em campo, para colocar Leo Maringá (na minha opinião os dois tem que estar em campo juntos), e colocou Valdo no lugar de Eraldo, que só foi titular porque Neno não passou no teste. Está mostrando um problema sério: o Brusque não tem um centroavante, e Eraldo está aquém da sua forma física. Aguentou só meio tempo, e quando saiu deu lugar ao Valdo que a gente conhece: um dia acaba com o jogo, o outro com o time. Hoje foi o dia da segunda opção.

O 2 a 0 saiu ao natural no primeiro tempo, com dois gols de cabeça: Marcelo (21) e Eraldo (44). Na segunda etapa, o Joaçaba, que mostrava alguma criatividade com o camisa 7, Valdecir, ganhou um gol contra, numa tremenda infelicidade do zagueiro Thiago, aos 23, e um pênalti bobo cometido por Marcelo, aos 25. Por sorte, o JAC não resistiu à pressão e tomou o terceiro gol aos 46.

Domingo tem jogo em Caçador. Minhas principais preocupações: falta de atacante reserva, a necessidade de um lateral-esquerdo com urgência, e, principalmente, a necessidade de um Banco de Reservas com qualidade. Hoje foram 4 cartões amarelos, e deu pra ver que logo vai ter gente suspensa.

Pra terminar, a arbitragem: Josué Lamim não é mal-intencionado. Ele é limitado, e tremeu no Augusto Bauer. Perdido em campo, deve ter sentido saudade do tempo em que era auxiliar na primeira divisão. Não passou no teste. Pode voltar para a bandeirinha que é o seu lugar.

3 comentários:

  1. Caro Rodrigo,

    eu estive no jogo ontem e não gostei do que vi. Com este time que está aí não vamos conseguir chegar lá. Acho que o Juventus e até o Camboriuense estão um patamar acima.

    Continuamos sem lateral esquerdo e sem um articulador no meio de campo para jogar ao lado do Dênio. Achei mutito ruim a substituição do Dênio, que para mim era o melhor jogador em campo junto com o Xavier. O time continua dando chutões para a frente, rifando as bolas e tentando fazer ligação direta entre a defesa e o ataque.

    E com a contusão do Neno e a obesidade do Eraldo, estamos sem centroavante. O Léo Maringá parece que está fazendo corpo mole. Ele tem mais futebol do que aquilo que apresentou ontem em campo. Concordo que o Suca deveria escalar o Léo e o Dênio juntos para tentar compor o meio de campo.

    Gostei do Marcelo (apesar daquele pênalti idiota), do Baiano, do Dênio, do Xavier e do Paulinho. O Pereira é muito inferior ao Arley.

    /Sds/
    Aluizio

    ResponderExcluir
  2. Xiru, ouvi hoje (segunda) o seu comentário a respeito do jogo do Brusque e concordo com tudo o que vc falou.

    O Léo Maringá não pode jogar de volante e nem de segundo volante. Deve jogar na posição do Dênio ou do Paulinho. Por isto, taticamente, a substituição do Suca foi correta pois manteve o Xipote e o Baiano. Acho que por enquanto Léo Maringá deve ficar na reserva, como opção para o segundo tempo e brigando pela posição com o Dênio.

    Acho que a melhor opção para o Brusque neste momento seria utilizar um 3-5-2 com o Xipote fazendo a função de terceiro zagueiro e cobrindo a lateral esquerda, o Pereira como ala direito mais recuado e o Bitencourt ala esquera mais avançado.

    Assim, minha escalação seria a seguinte:

    Brusque
    Alessandro
    Marcelo, Tiago e Xipote
    Pereira, Baiano, Dênio, Paulinho e Bitencourt
    Xavier e Neno (Eraldo)

    O Bitencourt é importante porque pode exercer a função de ala voltando do meio para trás, e como o Xirú falou, é o homem da bola parada no time. O William Gaúcho sem dúvida deve entrar sempre no segundo tempo, ou jogar no lugar do Xavier ou Paulino qdo qqer um dos dois não puder jogar ou cansar.

    Com relação ao Valdo, não concordo com o Rodrigo qdo disse que ele é limitado. Ele é um garoto que tem muito futuro, bom de bola e já mostrou o seu futebol. Ninguém desaprende de um jogo para outro. O que ele precisa é de entrosamento e tenho certeza que pode render muito mais corrigindo a sua postura de posicionamento em campo. Fez o nosso gol mais importnte ontem, e não fosse ele, estaríamos hoje todos frustrados e o Brusque mal na tabela.

    Tenho certeza que este Blog do Rodrigo e o programa de esportes da Radio Cidade podem exercer um papel importante para o Bruscão conseguir ganhar este título. Temos que levar à comissão técnica a visão de quem está analidsando de fora do gramado. Acho que temos um time melhor que aquele do campeonato passado, alguns bons jogadores e não estamos muito abaixo do Juventus e Camboriuense.

    Gostaria de pedir a voces, Rodrigo e Xirú, para comentarem diariamente as notícias do Brusque, o que o Suca está utilizando nos treinamentos, quais opções podem ser utilizadas, onde estão as deficiências, etc. Entrevistar o Suca, o Danilo e saber o andamento das coisas.

    Gostaria de saber a opinião do Xirú e do Rodrigo a respeito desta escalação que coloquei acima. Amanhã às 18:30 estaremos novamente ouvindo o programa de esportes da Radio Cidade. Rodrigo, não esqueça de trazer muitas notícias do Brusque, no programa e no Blog. Xiru, nos seus comentários, falar sempre do Brusque. Posso te garantir que é isto que dá audiência!!

    Ah, Rodrigo, que história é esta de vender o Paulinho por R$ 20.000??? Ele vale muito mais do que isto. Pô, Danilo, abre o olho!!

    /Sds/
    Aluizio

    ResponderExcluir
  3. No primeiro comentário hoje de manhã eu estava um pouco mais pessimista. Mas analisando melhor, acho que o time não é ruim, e temos condições de chegar lá.

    Boa sorte Bruscão!!!

    /Sds/
    Aluízio

    ResponderExcluir