quarta-feira, 9 de julho de 2008

JASC 2009: A Briga no Oeste

O anúncio do Prefeito de Concórdia, Neodi Saretta (PT), de que a sua cidade está enviando o pedido à Fesporte para sediar os Jogos Abertos de 2009, acendeu uma briga entre duas cidades do Oeste. Tudo isso porque o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (DEM) disse em entrevista ao "Diário do Iguaçu" que "os JASC de 2009 já tem dono". Segundo ele, a confirmação de Chapecó sede já foi dada em 2007, em Jaraguá do Sul.

Vamos aos fatos: a informação do Prefeito de Chapecó não procede, uma vez que a Fesporte não abriu assembléia oficial no ano passado para escolher a sede de 2009. Existia sim um interesse extra-oficial, que não foi referendado.

Segundo, os últimos anos mostraram que a cidade que se "auto-anunciou" nem sempre leva a sede dos Jasc, que são escolhidos por meio do voto, através do Conselho Estadual do Desporto (CED). Em 2003, na escolha para 2004, Joinville foi à Reunião em Blumenau como favorita, mas perdeu a votação para Pomerode, Timbó e Indaial, que fizeram uma apresentação perfeita. Já em Setembro de 2005, aconteceu o mesmo, com as cidades de Caçador, Videira, Fraiburgo e Rio das Antas, que divulgaram até a logomarca, certos que sediariam os Jasc de 2006, mas na escolha do CED acabaram perdendo para Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste.

O Prefeito de Concórdia já avisou que irá levar a disputa até o final. Os Conselheiros do CED decidirão. Pesará quem levar a melhor proposta. Concórdia recebeu os Jogos pela última vez em 1997, enquanto Chapecó em 2005.

Quem perder só poderá pleitear a Sede para 2011, pois em 2010 o cinquentenário dos Jasc acontecerá em Brusque, local onde tudo começou, em 1960.

Um comentário:

  1. Brusque precisa se organizar para os JASC. Temos os melhores tenistas juvenis (masculino e feminino), ciclistas também de primeiro time, bons times de volei, basquete, bolão e futebol juvenil e júnior, dentre outros.

    O que falta é organização e competência das entidades: da secretaria municipal de esportes, principalmente. A participação de Brusque tem sido um vexame, envergonhando o nome da cidade. Vamos criar um pouco de vergonha na cara e deixar a preguiça de lado.

    Se não estão querendo fazer nada, coloquem os cargos à disposição. Eta bando de incompetentes!!!

    /sds/
    Aluizio

    ResponderExcluir