segunda-feira, 28 de julho de 2008

Olha o rolo do Regulamento!

Vamos aos fatos, olha o que um regulamento mal-feito pode causar:

O TJD mandou, e a FCF suspendeu os dois jogos finais do Campeonato Estadual de Futebol Feminino, cuja primeira partida estava marcadaa para domingo, em Florianópolis, entre Avaí x Kindermann. Motivo: dúvida na questão do mando de campo nas finais. Prestem atenção que esse rolo pode dar na Divisão Especial.

A equipe do Avaí acredita que tem o mando de campo por ter 15 pontos no campeonato, mas não possui a melhor campanha, com a equipe do meio oeste que tem 100% de aproveitamento na competição. Para o presidente da Kindermann Caçador, Salézio Kindermann, levar este questionamento a justiça é um absurdo, pois temos 100% de aproveitamento contra 84% da equipe adversária. "Nossa chave teve uma desistência e ficamos com três equipes. Fizemos dois jogos a menos e vencemos todos. Na chave do Avaí eram quatro equipes, fizeram seis jogos e perderam um. Isso não é melhor campanha de maneira alguma", reclama o presidente.

Trazendo pra Especial: Com a desistência do Guarani, os times do Grupo B farão dois jogos a menos, o que interfere decisivamente na classificação Geral que define os mandos das finais. Até agora, não mudaram o regulamento.

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo. Pelo que vi, houve, sim, uma alteração do regulamento da divisão especial. Por conta da desistência do Guarani, não serão mais três os rebaixados, mas dois, para que a especial tenha em 2009 dez participantes, assim como a primeira divisão. O último colocado do grupo A, que tem mais times, será rebaixado. O outro rebaixado será definido em um "torneio da morte", com jogos de ida e volta, entre os quintos colocados dos grupos A e B. Dá uma olhada lá no regulamento pra você ver se interpretei de modo correto. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo, esta questão que você está levantando é muito importante.

    Existem formas de resolver este problema. Uma delas é estipular percentuais: tanto por cento de pontos ganhos sobre o total de pontos disputados. O problema seriam os critérios de desempate. Quantidade de vitórias, saldo de gols também teriam que ser percentuais... E aí complica.

    Acredito então que a solução é o sorteio. Quem perder faz a primeira em casa, o que acho que nem é tão ruim assim. Se fizer dois gol no primeiro jogo, obriga o mandante a correr atrás do placar e se expor.

    Enfim, os clubes tem que fazer pressão para a FCF decidir logo isto. Acho que o Casão vai ter que se mexer para pressionar a FCF a resolver este problema. O ruim é o time ir bem e depois ter que resolver na justiça.

    ResponderExcluir