quinta-feira, 6 de novembro de 2008

No jogo-termômetro, deu Metropolitano

Uma chuva de verão daquelas que caiu no fim da tarde estragou um pouco do espetáculo entre Brusque e Metropolitano, na abertura da Copinha, que eu venho chamando de jogo-termômetro.

O Bruscão já subiu. Joga a Copa SC sem pressão, mas com o dever de mostrar um bom futebol, e provar que não é um time de segunda divisão. Para mim, conseguiu mostrar que é um time de primeira, mas há de se arrumar reforços pro ano que vem.

Durante o jogo, o Brusque teve o maior número de chances de perigo. Contei quatro chances claras, incluindo uma bola na trave do Paulinho. O time rendeu no ataque mas pecou em definição (Problema 1: arrumar um centroavante de qualidade).

O Metropolitano tem um repertório limitado de jogadas, mas possui talentos individuais bem interessantes. O técnico Paulo Porto montou um time super disciplinado tecnicamente, o que tornou a partida num jogo de xadrez. No segundo tempo, a sua estrela brilhou: com a entrada de Felipe Oliveira e Rodrigo Couto o time de Blumenau cresceu muito, e Rodrigo fez o gol da vitória, aos 37, em uma eficiente jogada com Felipe.

O Metrô é um bom time, mas não é nenhuma Brastemp. O Brusque é também um bom time, poderia ter vencido a partida, mas perdeu no detalhe. No jogo que serviu pra comparar o nível do time, a impressão que ficou é a que a equipe tem uma boa qualidade, mas ela não é suficiente pra fazer bonito em 2009. Mas o começo do caminho já está aberto.

7 comentários:

  1. O BFC só conseguirá se tornar um clube forte se estiver em atividade durante todo o ano. Nenhum clube pode se dar bem montando apenas times para disputar o Campeonato Catarinense.

    Po isto, é fundamental para o clube entrar para a série D. Claro que se entrar, tem que montar um time para chegar na segunda fase e não jogar apenas 8 jogos na primeira fase. Mas isto é outra história. O importante é chegar. Ao contrário do que pensa um comentarista, que cheguou a dizer que a série D não vale nada...

    O resultado de ontem foi desastroso para as pretensões do BFC. O BFC terá que ganhar do Metro em Blumenau, o que é muito mais difícil do que em Brusque. Mas não é impossível. O BFC tem mais time, e o Avaí B não deve incomodar muito. Não tem nada a ganhar neste torneio.

    Vamos lá Suca, tem que montar uma estratégia para ganhar este título. Ainda é possível, se os atacantes não desperdiçarem tantas chances.

    ResponderExcluir
  2. um detalhe mto importante, o tecnico do metro sabia como o brusque joga, ja tinha visto alguns jogos do bruscao com isso moutou uma equipe anulando os pontos forte do nosso time. Ja o Brusque, nao sabia nada do metro.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Rodrigo. Problema 1: arrumar um centroavante de qualidade. O Neno está há varios meses no BFC e não mostrou nada. O FG faz bem o papel de pivô, mas não é um matador.

    Outra questão é acertar melhor a escalação.

    O Lucas estava jogando muito bem até perder a vaga por contusão. Após a melhora do Lucas, o Suca achou melhor manter o Dênio na improvisado na lateral esquerda. Na minha opinião, este foi um dos erros chave na escalação de ontem.

    O Lucas é lateral de origem, apoia bem e o time fica mais forte no setor esquerdo. O Dênio é bom jogador, mas está fora da sua posição. A solução óbvia é colocar o Lucas na esquerda, e o Dênio na sua verdadeira posição, no lugar do Léo Maringá. Que aliás ontem esteve muito mal: vários passes errados e pouca criatividade para fazer a ligação.

    O Xipote é fundamental para o time. Sentimos sua falta ontem.

    ResponderExcluir
  4. 1- TORCIDAS ORGANIZADAS

    Pra quê brigar?? Qual a real razão? Será que realmente traz um saldo positivo para algum lado? Nenhum! Os dois lados saem prejudicados!!! Pra quê polícia, GRT, bala de borracha, bomba de efeito moral?

    Pra quê isso gente?? A torcida organizada do Brusque fez o certo o jogo todo; cantou, pulou, vibrou de monte... A torcida do Metropolitano também teve seu mérito, quando oo time fez o gol e tal... Chega no final do jogo, richa!!!! Inadmissível!

    2- RECLAMAÇÕES E PANCADARIAS

    Fui um dos últimos a abandonar o estádio e observei, das arquibancadas, dois torcedores protestando contra o Suca (com razão), pela janelinha que liga o vestiário e o meio externo, em razão da derrota. EIS QUE, JOGADORES E COMISSÃO TÉCNICA SAEM DO VESTIÁRIO, E CORREM ATRAZ DOS TORCEDORES PRA SENTAR O SARRAFO! ISSSO É O CÚMULO! JOGADOR AGREDIR TORCEDOR É O CÚMULO!

    3- DECLARAÇÃO DO BITTENCOURT

    Eis que, nessa muvuca toda, o Rafael Bittencourt verbaliza "tem que apoiar, o time voltou pra primeira". DESCULPA DE AMARELO! Ok, o time foi campeão da Divisão Especial (2ª divisão, pra que fique bem claro)com méritos, e voltou pra elite.

    Acontece que agora a competiçãO acabou. Agora estamos falando em Copa Santa Catarina, que é outra competição, com outró nível técnico, nada a ver com a Divisão Especial. Ano que vem, quando o time estiver jogando a primeira divisão, a gente apóia. Mas ano que vem é ano que vem, não agora! Baseando-se nessa declaração, deu pra perceber que o Bitencourt é daqueles que só querem saber de ganhar elogios e que não sabe conviver com a crítica. Seria mais ou menos o Carlos Alberto do Brusque.

    4- A EXPLICAÇÃO DO XIRÚ PARA A DERROTA

    "Acho normal a derrota, considerando-se que o time está cansado, vindo de uma competição recente". Meu amigo Xirú, não esquece que, por exemplo, o teu Palmeiras (que inclusive há de se destacar, tomou dois bagos do Argentinos Juniors ontem, time tão famoso que eu tampouco conhecia), joga, de Janeiro a Dezembro, todo Domingo e toda quarta-feira, sem que nenhum jogador reclame de cansaço.

    A Divisão Especial já acabou faz uma semana e meia.

    5- BOLÃO

    Vamos fazer um bolão? Quem der o palpite mais próximo em relação ao cachê dado pelos blumenauenses ao trio de arbitragem, leva o prêmio!

    6- O BRUSQUE

    Pipoqueiro nesse jogo! Pipocou várias vezes na hora de fazer o gol, e o Metropolitano, valendo-se do jargão" quem não faz, toma", fez o gol da vitória aos 37.

    7- LÉO MARINGÁ

    Suca, acorda cria! Pelo amor de Deus, o Léo Maringá jamais pode ser titular desse time. Poxa, o cara errava vários passes, não corria como deveria, chutou uma bola DE CANELA pro gol, deu chance de contra-ataque pro Metropolitano, além de outros dados complementares. Léo Maringá é peladeiro de final de semana.

    Por favor, não abre mão do Paulinho. Ele corre pra caramba, faz jogadas, recebe e distribui passes, provoca situações de gol, enfim, sempre é útil e quase sempre tem um bom desempenho em campo!

    8- ATAQUE

    Tem que por um outdoor bem grande na frente do Augusto Bauer com os dizeres "procura-se atacante eficiente" ou "admite-se bons atcantes". O Brusque não pode se iludir e pensar que o elenco atual é suficiente para suprir competições de nível superior, tal como o Corinthians avalia que seu elenco de série B tem plenas condições de brigar de igual para igual na série A.

    Não é! O time precisa de reforços. Precisa contratar bons jogadores nos setores deficitários e em número consierável, para que se tenha um banco suplente a nível igual. Tal como o Corinthians precisa de reforços para disputar de igual para igual com os demais clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o Brusque precisa de reforços pra brigar de igual para igual na Copa Santa Catarina e no Campeonato Catarinense Divisão Principal 2009.

    9- VERGONHA

    É uma vergonha para o Brusque, perder em casa, diante do considerável número de torcedores, logo no primeiro jogo, para o rival!

    10 - BOTAFOGO

    Que Botafogo é esse que sai perdendo de 2 a 0 em casa e tem um zagueiro que faz o que o André Luís fez??

    Esse é o André Luiz que a gente conhece...

    ResponderExcluir
  5. . Esse time eh BOM, perdeu mas por pouco nao ganhou, se a ideia da diretoria eh permanecer na elite, esse time ta bom. soh nao vamos se iludir com esse time achando q vai meter 4 no metroxa, cmo meteu no juv.
    ta cheio de torcedor de final ai,e de jogador querendo ser estrela pra ganhar aumento de contrato, eh bom perder agora pra baixar a bola de mto gente, e FORA SECADORES. TFI soh aparece na finais e pra xingrar. Ahh.. pq nao chamam pro pau, a gaviao, mancha azul, Fofuria, e UT. se querem brigar, briguem com vagabunndos de verdade e nao com playbloy.

    ResponderExcluir
  6. Caro Rafael, concordo que o Palmeiras joga bem mais que o BFC e ninguém reclama de cansaço.

    Acontece que o Palmeiras tem 35 jogadores no plantel. Utilizou um time praticamente reserva, com apenas dois ou três titulares no no jogo de ontem. Não serve como parâmetro.

    Além disso, os 6 últimos jogos do BFC foram todos com gramado muito pesado, praticamente LAMA e BANHADO. A Divisão Especial não foi tão fácil assim. Foram 2 jogos duros contra o Concórdia, e 4 jogos duros tbém contra o Juventus (leia-se Joinville), até conseguir este brilhante título. Não podemos negar que tudo isto pesa.

    Acho que o Bittencourt tem créditos sobrando no BFC. Errou e a torcida errou tbém com todas aquelas agressões verbais SEM MOTIVO aos jogadores e ao Suca. Não vamos criar atrito com o nosso principal jogador.

    Veja bem, não estou querendo justificar a derrota com o cansaço. Todos vimos pelo menos 4 chances claras de gol que os atacantes não converteram. Houve tbém mérito do goleiro deles. O campo ruim também sem dúvida prejudicou o Brusque.

    Apesar de tudo isto, jogou melhor, e não conseguiu ganhar. Coisas que acontecem no futebol.

    Ainda temos toda a condição de buscar este título. A torcida do Bruscão tem que ir em peso para Blumenau. O BRUSQUE tem time para ganhar dentro da casa deles.

    ResponderExcluir
  7. Xirú, gostei do teu comentário de hoje as 19:30.

    Mas ontem durante o jogo vc pisou na bola. Ouvi vc dizer que a série D do Brasileiro não vale nada. Que é isso cara? Participar da Série D e tentar chegar à série C são os dois principais objetivos do BFC. Somente isto viabilizará manter o time durante todo o ano.

    Você é a favor de desmontar o time no final de cada Campeonato Catarinense e remontar a cada ano? Por favor, né...

    Você falou tbém que o BFC não tem estrutura para participar da Série D. Que estrutura precisa para alugar um ônibus com ar para as viagens? E caixa para pagar hotel e refeições? Isto tudo já pagamos aqui nas concentrações. Além do mais, tem as cotas da TV que ajuda a custear estas despesas.

    ResponderExcluir