quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Uma bênção de chorar

O título desse post pode ser estranho, mas foi a sensação que me passou o jogo de hoje, quando o Brusque tomou 4 do time B do Avaí, na Ressacada.

Foi de chorar a atuação do time, num terreno desfavorável, notadamente com uma vontade abaixo do normal, contra um Avaí querendo mostrar serviço, disputando todas as bolas. Foi de chorar mais uma vez a quantidade de gols perdidos pelo time, que de novo teve nas mãos a chance de dar graça na partida, mas não conseguiu. De chorar foi a apatia do ataque brusquense, onde Rafael Xavier corre para passar para Flávio Guilherme e Neno, dois centroavantes que, se atualmente juntarmos os dois, não conseguimos ter um. Um 4 a 0 ao natural, fruto de um erro de Suca (trocar o goleiro em um momento decisivo: Silva falhou em dois gols), de uma desmotivação do elenco e da raça em sobra do Avaí.

Onde a bênção entra nisso? Bendita Copa Santa Catarina! Bendita competição que apareceu pro Brusque ver quem mesmo merece ficar no ano que vem, quem tá pedindo demais pra renovar, e quem vale o que recebe.

Faça sua lista. Desse time titular eu manteria 5 ou 6. Pro ano que vem, tem que trazer pelo menos uns 10 bons jogadores. Ainda bem que apareceu a Copinha pra evitar os sustos e decepções do ano passado.

15 comentários:

  1. Além dessa escalação desatrosa do Silva, o Suca insiste em jogar sem lateral esquerdo quando temos um bom jogador nesta posição que é o Lucas.

    Deixa de escalar o Dênio na sua verdadeira posição para colocar o Léo Maringá no meio do campo.

    PQP!!! Qual a explicação para estas coisas???

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo os cinco que você fala devem ser:

    Alessandro
    Tiago
    Bagé
    Xipote
    Bitencourt

    Eu ainda colocaria o Lucas, que é um bom lateral e está marginalizado pelo técnico ninguém sabe porque.

    Considero também o João Neto melhor que o Pereira, e o Sandro Guerreiro melhor que o Baiano e o Léo Maringá.

    Acho o Xavier muito fraco: pipocador e o maior perdedor de gols que eu já vi. Vive reclamando da arbitragem em TODOS OS JOGOS, e já merecia ter sido expulso noutros jogos também.

    Por que não fica quieto? Adianta reclamar depois que o juiz já marcou?? Será que o técnico ainda não percebeu isto??? Chama estes caras e diz para NÃO RECLAMAR e jogar mais futebol.

    Concordo que esta copinha está fazendo bem para o BRUSQUE. E está servindo para colocar alguns jogadores que pensam que são os tais no seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  3. Boa Rodrigo...
    Muito bom este seu post !!
    Concordo com você em todos os aspectos.
    Agora, pra que tirar o Alessandro ?? Tem explicação isso ?

    ResponderExcluir
  4. nao o suca eh bom!!!

    quando falei q era um cabeçudo, tvee neguinho aqui me esculachando, agora tao mudando de opniao eh, heheheh.

    quem deve fica e quem deve ir...
    fica
    alessando, ,tiago,lucas, bage, xipote ,paulinho, bitenncurt, xavier,
    pra compor o elenco:
    pereira, marcelo, juliano, willian gaucho, valdo, joao neto.

    podem vazar:
    silvio (cria do suca), leo maringa( joga bem, mas eh mto mala), denio (sem vontade), neno (chinelinho, quando o brusque precisou fez corpo mole, e eh ruim), flavio guimerme( ruim.

    pra contratar...

    um goleiro, uma lateral direito, uma zagueiro, uma meia, e dois atacantes

    ResponderExcluir
  5. seis mil pelo bitencurt?

    vale sim.
    se ele quer seis mil, paga.
    os outros no maximo 2,5 mil

    ResponderExcluir
  6. Também acho que vale 6 mil pelo Bitencourt.

    O Tiago e o Xipote não valem 6 mil, mas valem + que 2,5 mil.

    Tem que pagar 6 mil tbém para um atacante decente e um camisa 10.

    Eu gostava do futebol do Itaparica como camisa 10. Jogou no tempo do Andriotti e está atualmente no Paysandú de Belém. Quer jogar no Brusque no ano que vem.

    O Andriotti tbém é uma boa opção, caso o Suca não acerte com o Brusque.

    ResponderExcluir
  7. quem deve fica e quem deve ir...
    fica
    alessando, ,tiago,lucas, bage, xipote ,paulinho, bitenncurt, xavier,
    pra compor o elenco:
    pereira, marcelo, juliano, willian gaucho, valdo, joao neto, SANDRO.

    Gostei. Assino embaixo.

    Mais 1 goleiro, 1 zagueiro, 1 lateral, 1 meia e 2 atacantes.

    Deste 6, somente 3 precisam ser JOGADORES ÓTIMOS. Os outros 3 é para compor elenco.PRIORIDADES: 1 MEIA (camisa 10) e um ATACANTE. Salário: pelo menos 6 mil por mês.

    ResponderExcluir
  8. TIME TITULAR
    Alessandro: 4.000
    Pereira: 4.000
    Tiago 5.000
    Zageiro Novo: 5.000
    Lucas: 4.000
    Bagé: 6.000
    Xipote: 5.000
    Bitencourt: 8.000
    Meia Camisa 10: 8.000
    Xavier: 5.000
    Atacante: 6.000
    TOTAL: 60.000 (11 jogadores)

    COMPOR ELENCO:
    Paulinho: 4.000
    Atacante: 4.000
    Marcelo: 4.000
    Juliano: 4.000
    Goleiro novo: 3.000
    Outro atacante: 3.000
    Outro lateral esquerdo: 3.000
    William: 2.000
    João Neto: 2.000
    Valdo: 2.000
    Sandro: 2.000
    Leonardo: 2.000
    Tom: 1.000
    Logan: 1.000
    Outros 3 juniores: 3.000
    TOTAL: 40.000 (17 jogadores)

    COMISSÃO TÉCNICA
    Técnico: 15.000
    Preparador: 5.000
    Auxiliares: 5.000 (treinador de goleiros + auxiliares)
    TOTAL: 25.000

    TOTAL FOLHA: 125.000

    Obs: pagar bem os meninos que subiram dos juniores. Eles são importantes para compor elenco. É melhor pagar bem e valorizar os garotos do que gastar em jogadores que não vão dar certo.

    ResponderExcluir
  9. 1- Troca de goleiros

    Quantas vezes a gente manda o Suca acordar... Mas fazer o quê??? O Alessandro, por ser quem é, virar reserva do Silva?! Não digo mais nada... Enquanto o Alessandro erao titular, o Brusquelevou só um gol. Entrou o Silva, elefalhou em 2 gols e o time apanhou de 4!

    2- Vergonha (de novo, E PIOR)

    Mais uma vez o Brusque deu vergonha. E essa pior que a contra o Metropolitano!!! Apanhar de 4 pro Avaí B é uma vergonha sem tamanho... Ainda se fosse o time A do Avaí... Mas não, erao B!

    3 - Rafael Bitencurt

    Em outra oportunidade, num outro comentário, afirmei que o Rafael Bitencurt era o Carlos Alberto do Brusque. O Rafael Bitencurt tá fazendo boquinha pra jogar em outro time, e vê se o Carlos Alberto ainda é jogador do Botafogo?!

    ResponderExcluir
  10. Olha, realmente, acho que esse último anônimo que postou, estando no setor de planejamento e finanças, junto com um bom marqueteiro e um bom negociador de patrocínios e mantido o Danilo Rezini no cargo de presidente, daria uma boa diretoria!

    Realmente, o cara foi fera no planejamento de salários!

    Obs: Não adianta o Brusque adquirir um monte de patrocinadores. o Brusque precisa de dinheiro. Então, mais do que vários patrocínios, seria de fundamental importância que o time bucasse poucos patrocinadores, mas que cedessem o valor necessário para custear as despesas, ou até além disso, a toque de caixa.

    Claro que de grão em grão a galinha enche o papo. Mas essa estratégia de muitos patrocinadores e pouco dinheiro, geralmente não funciona. O inverso seria mais viável.

    ResponderExcluir
  11. Caro Rafael,

    eu teria enorme prazer em ajudar (de graça) o BFC que é o meu clube de coração, e esta direção competente comandada pelo Danilo para fazer um planejamento econômico-financeiro de curto prazo e um planejamento estratégico para os próximos três anos. Esta é a minha área de atuação.

    A questão que você colocou dos patrocínios é muito importante. O que eu acho é o seguinte. Temos algumas grandes empresas bem sucedidas no mercado em Brusque que poderiam colaborar. Veja por exemplo o caso da HAVAN.

    O Luciano construiu com muita competência esta potencia que hoje é a HAVAN. Mas foi em Brusque que ele viabilizou o seu negócio. Por que então, ao invés de contribuir para Brusque, a HAVAN está gastando um dinheiro monstruoso em Blumenau, reformando castelinho, etc? Ta certo, foi uma jogada de marketing. Mas a HAVAN deve parte do seu sucesso a Brusque. Por que então não ajudar o nosso time de futebol? Isto também é marketing. Por acaso a torcida do Brusque não compra na HAVAN? Problemas pessoais, problemas políticos e problemas passados não deveriam ser levados em conta neste momento. O que é passado não volta mais. O que importa é o presente, e o grande trabalho que esta direção do Brusque está fazendo. E o Brusque tem um futuro promissor pela frente. É só saber trabalhar.

    Assim como a HAVAN, existem outras empresas grandes em Brusque que poderiam contribuir. Tenho certeza que estes empresários sabem da importância de ter o nome de suas empresas cada vez mais admirado pelo povo de Brusque e pelos catarinenses.

    Como você disse com muita exatidão, o Brusque precisa urgente de uma pessoa competente para conduzir estas questões de MARKETING. Não vou citar nomes, mas certas pessoas que hoje tentam desempenhar o papel de fazer contato com os empresários de Brusque não são competentes para esta função, e tem enorme REJEIÇÃO no meio empresarial.

    Um abraço especial para você Rafael, para o Rodrigo e tantos outros colegas que querem ver o Brusque cada vez mais forte daqui para a frente.

    ResponderExcluir
  12. Queria aproveitar para complementar algumas coisas colocadas anteriormente. Opinião minha, é claro.

    O Baiano também é um bom jogador como volante de marcação, tem raça e veste a camisa do time. Teve uma contusão e caiu de rendimento. Poderia compor o elenco.

    Léo Maringá gosta do BFC, é bom jogador, mas precisa definir a sua função. Ou é volante de marcação ou é jogador de criação. Como volante de marcação, teria que aprender como marcar um jogador adversário, como se desarma. Tem a vantagem de saber sair jogando. Poderia compor o elenco se aprimorar alguns fundamentos.

    Como homem de criação, o BFC precisa de um craque. O camisa 10 tem que ser bom em vários fundamentos: saber distribuir, não errar passes, saber fazer lançamentos, colocar o centroavante na cara do gol, etc.

    O FG é um jogador caro e o Brusque precisa de um atacante que FAÇA GOLS. É um bom jogador desempenhando o papel de pivô, e precisa jogar ao lado de um centroavante matador. E nesta função de meia atacante, o BFC está bem servido com o Bittencourt, Xavier e Paulinho.

    O Neno precisa procurar outros ares. Ficou quase um ano no Brusque e jogou muito pouco. Teve o apoio e até compreensão da torcida quando se machucou, e depois de muito tempo, quando voltou não correspondeu.

    O Brusque tem a vantagem de ter mais de meio time de juniores excelentes para compor o plantel. Poucos times possuem isto. Faltam apenas 2 jogadores FUNDAMENTAIS: um CAMISA 10 e um ATACANTE matador. Claro, e outros 4 jogadores para compor elenco, como laterais e mais um goleiro, um zagueiro do nível do Tiago e um atacante reserva.

    De qqer forma, para aqueles que não irão ficar, e tbém os que tiverem propostas melhores, a torcida só tem a agradecer este título que vocês nos deram. Mas a torcida e o Brusque querem mais, muito mais.

    ResponderExcluir
  13. Mas uma razão de semelhança entre Brusque e Botafogo, é que os dois têm problemas com salário.

    ResponderExcluir
  14. Colega aí que citou a Havan, antigamente ela já patrocinou a camisa do BFC. E estes questionamentos que vc me fez em relação a isso, cabe ao Luciano Hang e sua equipe voltadapara o marketing da empresa.

    ResponderExcluir
  15. Sim Rafael, s questionamentos são justamente para o Luciano.

    abs

    ResponderExcluir