sábado, 27 de dezembro de 2008

Copa 2014 em Floripa é sonho bem distante

Todo mundo alimenta a esperança que Florianópolis irá bater Goiânia e ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Não quero ser pessimista, mas todos os analistas que li não deram a nossa capital como sede. Outros, como o PVC, da ESPN, foram até enfáticos em dizer que Floripa tá fora.

Quem já foi no Scarpelli sabe o que eu vou falar. Levantar uma Arena no meio de um bairro residencial, onde não há muito espaço, é remar contra a modernidade. Até mesmo o novo Estádio do Avaí enfrentaria problemas. Pesa contra Florianópolis outras questões estruturais, como metrô, aeroporto, etc.

Goiânia, além de cidade planejada, tem espaço pra ampliar o Serra Dourada do jeito que quiser.

Considerando que Curitiba e Porto Alegre serão sedes, dificilmente Floripa ganhará essa. É uma pena, mas é bom olhar com a razão.

18 comentários:

  1. Joinville teria mais condições do que Floripa.

    O estádio é melhor e tem espaço para estacionamento, etc.

    ResponderExcluir
  2. eu ainda nao considero essa disputa com goiania uma verdade absoluta e sim um chute da midia

    mas se for levar em conta isso mesmo. ha de convir que nosso potencial hoteleiro é infinitamente maior que o de goiania, e este é um dos principais itens.

    o local onde esta previsto o estadio é realmente uma area residencial, porem ha melhorias previstas nesse sentido e é totalmente viavel o projeto.

    sobre a questao de o PVC nao ter mencionado o projeto de floripa. nao vejo isso como algo importante. afinal o PVC sequer conhece o projeto de floripa.

    alem da vantagem do turismo o estadio é totalmente particular.

    infra estrutura, metro, e aeroporto, tanto goiania quanto floripa terao de investir.

    a unica coisa que goiania é melhor mesmo é no urbanismo. mas tirando isso nao sobra nada.

    o projeto de floripa tem apresentado toda a sua viabilidade de forma consistente. sempre com um projeto serio e sem confetes. goiania ja nao foi tao forte neste aspecto. e estao politizando demais a campanha deles.

    se essa briga for verdadeira mesmo, floripa leva com tranquilidade

    ResponderExcluir
  3. O que está em jogo não é o potencial hoteleiro e nem a questão do turismo.

    Se fosse o caso, Floripa com certeza iria sediar jogos de seleções da África ou Ásia, certamente com público bastante reduzido. Os jogos mais importantes com certeza serão no Rio, São Paulo, Porto Alegre, BH, Curitiba e Brasilia.

    Assim não há necessidade de grande potencial hoteleiro. O que prdecisa é de estádios com condições de sediar os jogos, com toda a infra-estrutura. E isto Floripa está muito longe de ter.

    Acho que não tem chance nenhuma. Aliás, Floripa não tem nem um ginásio de esportes decente, como a Arena Multiuso de Brusque. Os jogos de volei masculino são realizados num forno, sem a mínima condição. Chega a ter temperaturas de mais de 40 graus de noite.

    ResponderExcluir
  4. Vamos analisar por exemplo à questão de drenagem no campo. Basta cair uma hora de chuva que os dois estádios de Florianópolis ficam impraticáveis. Isto sem contar com todos os outros problemas dos dois estádios, que são muito ruins.

    Não sou de Joinville nem defendo os clubes de lá. Mas a Arena de Joinville é muito melhor que qqer dos dois estádios de Florianópolis. Deu para ver a drenagem magnífica quando caiu um toró gigante antes do jogo entre Joinville e Brusque e não houve alagamento. Drenagem perfeita.

    Nem precisa de muita infra-estrutura hoteleira nem grandes aeroportos para sediar jogos de time da África como Camarões, ou da Ásia. Ninguém vai lotar nenhum estádio para assistir estes jogos.

    O que precisa mesmo é de estádio. E nisto Florianópolis perde para todo mundo. Nem se compara os estádios de Florianópolis com o Serra Dourada em Goiás.

    ResponderExcluir
  5. Não sei prá que falar em metrô, estacionamento, turismo, aeroporto e hotelaria para o "grande público" que irá assistir os jogos de Camarões, Turquia, Africa do Sul, etc. Garanto que vai ter muito menos público do que nos jogos do campeonato estadual.

    Prá terminar com essa discussão, o que vale é só uma coisa: ESTÁDIO BOM. E isto FLN está muito longe de ter, infelizmente.

    Tá na hora também de FLN construir um ginásio de esportes decente. Uma vergonha para SC o SporTV passar os jogos de volei naquele ginásio tenebroso, envergonhando nosso estado.

    ResponderExcluir
  6. Comentar que a cidade nao tem condicoes de receber jogos da copa do mundo por causa da drenagem chega a ser patetico! Ate parece que, se o evento for trazido pra ca, manteriam o mesmo gramado... hehehe! pra quem nao conhece o projeto do figueirense e do nosso estado, eh so digitar "arena florianopolis" no google que tera informacoes. Eu, sinceramente, acho que o potencial turistico sera fator chave na escolha de florianopolis como cidade sede... nos ultimos anos o destino turistico do brasil com maior crescimento eh disparado florianopolis... melhorias? todas as cidades tem q investir nisso... TODAS... e as que apresentarem os melhores projetos serao as escolhidas... outra coisa importante... o figueirense ja tem todo o investimento pra construcao do estadio vindo de setor privado... eu acredito que logo teremos a confirmacao do estreito como sede da copa do mundo.

    ResponderExcluir
  7. quanta besteira li nos outros comentarios

    1-comentar drenagem chega a ser ridiculo. o scarpelli que eu conheco refez totalmente o seu sistema de drenagem, e o unico problema que teve nos ultimos tempos foi pela sequencia de chuvas no fim do ano passado, dae nao ha drenagem que aguente, tinha jogo que era chuva torrencial, mas é algo mesmo assim facil de se resolver. na primeira rodada do estadual de 2009 choveu por 2 horas e o gramado estava um tapete, entao meu amigo nao fala o que voce nao sabe

    2-quanto ao fato de vir selecoes africanas, ou asiaticas para ca, é uma burrice falar algo deste tipo, relacionar o turismo com isso e ainda dizer que o estadio nao enchera por causa disso.

    independente dos jogos que tiverem aqui o estadi vai encher. independente das selecoes que vierem para ca, vira muitos turistas sim, isso foi dito pelos comissarios da fifa. eu sou um que vou aos jogos com certeza absoluta. alem do mais nao havera esse tipo de relacao das selecoes com as cidades. ha um sorteio, e pelo menos duas selecoes de alto nivel deve jogar em todas as 12 sedes. na ultima copa o brasil jogou em 3 cidades diferentes. a italia jogou em uma cidade de 100 mil habitantes. e qual o preconceito com as selecoes africanas?

    3-para o conhecimento de alguns o estadio sera totalmente bancado pela iniciativa privada, o que conta muitos pontos na fifa, e ja temos viabilidade financeira, e construtora para execucao da obra. existem contratos ja assinados, dia 22 de janeiro foi confirmado que o figueira ira se instalar em sao jose enquanto o estadio entra em reforma, o que é mais um indicativo que o estadio sai com ou sem copa

    4-ha terreno de sobra pra construir o estadio, vejam o projeto e nao falem asneiras

    5-o turismo é importantissimo para a definicao das cidades, caso nao saibam, e copa do mundo nao é so estadio. na ultima copa do mundo cidades que nao fizeram um projeto de infra estrutura copetente, e eram dadas como certas ficaram de fora. a fifa leva muito a serio a questao da infra estrutura da cidade, floripa realmente peca nisso, mas perto de goiania, alias perto de quase todas as outras candidatas, é um paraiso

    6-as pessoas podem ser pessimistas e tal, mas pelo menos com arguentos validos e nao falando asneiras

    ResponderExcluir
  8. Prezados, sou goiano e amo Floripa de coração. Já fui pra lá um monte de vezes e tenho certeza que cidade se mobilizaria para ter condições de mandar jogos da Copa.
    Porém, a decisão mais que técnica é política. Goiânia, se perder, não vai perder para Floripa. Vai perder porque Brasília já será sede. A estrutura hoteleira de Goiânia é sólida e juntamente com o complexo da Pousada do Rio Quente e imediações, iria comportar uma chave com tranquilidade. Em 1988, um grupo da Copa América (o da Argentina) ficou em Goiânia com muito sucesso. O Serra Dourada (onde já tive o prazer de jogar) tem uma estrutura excelente, um dos melhores gramados do país e o maior estacionamento de estádio do Brasil. Não temos metrô, mas o projeto do metrô de superfície já está pronto (ligando Senador Canedo à Trindade, com uma estação no Serra). Além disso, a Serrinha (o estádio do Goiás), o clube Jaó e outros clubes possuem uma estrutura excelente para abrigar os times durante a Copa. Mas, dito isso tudo, se Goiânia perder, não vou achar nada ruim ir assitir aos jogos com meus amigos manezinhos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. amigo anonimo. belo post este seu. que bom que todos pensassem assim. acho que goiania tem mais condicoes de ser uma sede do que cuiaba por exemplo, mas a bandeira da copa ecologia esta forte.

    penso que nao ha ligacao entre a copa america de 89 com a copa do mundo, sao situacoes, epocas e exigencias completamente distintas.

    ja fui na pousada do rio quente, em 90, nao sei se mudou muito de la para ca, imagino que alguma coisa tenha mudado, é um lugar maravilhoso de fato, mas mesmo assim nao é suficiente para uma copa, sei que nao estais falando isso. mas o que digo é que goiania nao tem uma estrutura hoteleira forte, e nao tem cidades proximas que podem ajudar nisso.

    mesmo assim penso que goiania ainda tem uma estrutura melhor que outras candidatas como as pantaneiras e as amazonicas, mas como eu disse, vai ser dificil derrubar a bandeira ecologica da copa.

    tb acho que o fator politico sera fundamental para a copa, mas acho que a proximidade tem pouca influencia nisso.

    tomara que caso goiania seja confirmada fora da copa, voce acompanhe conosco a copa aqui de floripa mesmo! a cidade estara esperando de braços abertos!!

    ResponderExcluir
  10. Gente fala serio, Floripa nao tem nem 500.000 mil habitantes, é apenas uma cidade dormitorio de Curitiba e Porto alegre. Goiania é uma cidade moderna com amplas avenida, transito muito bom apesar de estar proximo de uma frota de 1milhao de veiculos. Comparar goiania e floripa , é comparar New york e uma cidade africana.

    ResponderExcluir
  11. pelo menos em floripa ha hotel para dormir ne.

    alias a grande florianopolis tem 800 mil habitantes

    alem do mais o tamanho da populacao nao tem nada a ver. floripa poe goiania no bolso EM TODOS OS QUESITOS.

    ResponderExcluir
  12. Conheço as duas cidades
    Porém Goiânia tem melhor infra-estrutura. Quem fala que Goiânia, não tem cidades proximas com uma boa rede hoteleira é porque não conheçe Caldas Novas, Rio Quente. Goiânia tem mais de 2 milhoes habitantes em sua região metropolitana, um grande aeroporto em construção, projeto solido de metrô e etc.

    ResponderExcluir
  13. é claro que existem hoteis, e pousadas NA REGIAO. mas nao bate floripa nesse quesito, nao ha como comparar. ate pq se for contar a REGIAO que a fifa aceita como alternativas de hospedagem, da para incluir balneario camburiu, que é o segundo maior point turistico de santa catarina, com grande estrutura hoteleira. sem contar outras cidades proximas na grande floripa mesmo, alem das cidades ao sul na distancia permitida pela fifa. hotelaria e turismo nao da para comparar floripa com goiania.

    goiania é uma cidade otima, boa infra estrutura, bem planejada, mas nao tem muito mais que isso. so ganha de floripa nesses quesitos que estao sendo trabalhados aqui para melhorar tb. porem uma das coisas mais importantes que sao hospedagem e ate o apelo turistico, floripa poe no bolso com facilidade.

    alem do mais com um estadio bancado 100% pela iniciativa privada, fica ainda mais dificil goiania competir com floripa

    ResponderExcluir
  14. Sou de Goiânia e conheço as Florianopolis, que é a unica cidade que eu moraria no Brasil fora Goiânia. A qualidade de vida daí é melhor que aqui, justamente por ser uma cidade menor, mais bonita e com mais opções de lazer. Eu acho que é injusto que as duas concorram entre si, e que uma cidade como Cuiabá, por exemplo, onde literalmente não existe futebol, seja escolhida por causa do pantanal. Acho que é injustiça qualquer uma das duas ficarem de fora. Torço para que ambas sejam escolhidas.

    ResponderExcluir
  15. Olha sou de Sampa, adoro Floripa, mas conheço bem todas as capitais do Brasil e posso dizer que a estrutura de Goiania e maior que varias capitais do Brasil que sao considerada de grande porte, entao digo se a escolha for tecnica Goiania estaria dentro mesmo se tivesse 10 sedes!!!

    ResponderExcluir
  16. Floripa é uma linda cidade com uma boa infraestrutura, porém Goiânia tem maiores condições de receber a copa de 2014.

    ResponderExcluir
  17. Rede hoteleira goiânia tem SIM!
    E mesmo se não tivesse,e se for(e vai ser) escolhida,terá de qualquer modo almpliar nem que seja um pouco a rede hoteleira.O bairrismo sulista não vai deixar que a copa fuja de seu objetivo principal:O futebol.
    E isso Goiânia bate de 10 a 0 em Floripa.Cidade pequena,que ainda é dividida em duas partes sendo que apenas UMA ponte separa a ilha do continente.A grande Floripa tem só 800.000 habitantes,
    Contra 2 MILHÕES de Goiânia.
    Tem gente do Sul que acha que do paraná pra cima é tudo pé rapado e caipira.Não é não.
    O Brasil é um só,a única diferença do Sul é só uma meia dúzia de casinhas em estilo alemão que faz o povo achar que aí é o paraíso.Coitadinhos.
    O que faz pensar que floripa ganhe de outras cidades com mais atrativos relacionados a esporte e outras coisas.Vocês esqueceram que a copa é em junho/julho.E que as praias de floripa só servirão para patinação no gelo nessa época.Esse detalhe conta pontos contra floripa.A copa vai ser no INVERNO.
    E o clima de Goiânia nessa época é super agradável.
    Além de outras atrações como Shoppings muito maiotes cidades históricas próximas,estâncias termais,e várias outras atrações,não vai ser uma bela visão costeira no INVERNO,que vai fazer um evento a nível mundial deixar de lever em conta o Futebol,e se tornar um evento pra se ter lucro pelo turismo.O que importa é o futebol,tradição,tamanho da cidade,infra-estrutura.O que Floripa quase não tem.
    Falei..

    ResponderExcluir
  18. Florianópolis sede de jogos na Copa? Piada ridícula! Esta cidade é desprovida do mais elementar fundamento de um cidadão, o direito de ir e vir! Transporte público pífio, ruas e avenidas mínimas, trilhos? só em sonho! Como pode uma cidade delilar com este pleito de por exemplo, em pleno final de semana em uma madrugada, nao existem nem taxis circulando na cidade, ficam minguados parados em pontos equidistantes e os onibus passam no mínimo de duas em duas horas! Não preciso falar mais nada, isso tudo é RIDÍCULO, esta cidade é mínima pra querer algo em uma copa do mundo, da licença!

    ResponderExcluir