sexta-feira, 9 de maio de 2008

Curiosidade da Segundona

O Avaí entra na sua décima participação seguida na Série B, depois que se sagrou Campeão da Série C em 98. O time já brigou pra não cair e teve duas chances de conseguir o acesso a Série A, mas não obteve sucesso (quem se lembra daquele gol do Ronaldo Angelim em Fortaleza?).

Mas há uma curiosidade desse campeonato cheio de altos e baixos: desde que o Leão começou a disputar a Série B em 99, apenas dois times permaneceram na segunda divisão nestes 10 anos, sem que tenha subido para a Série A nem caido para a C neste período. São eles: o próprio Avaí e o CRB, que estréia amanhã contra o Corinthians.

Começa hoje

Começa nesta sexta a Série B do Campeonato Brasileiro.

Hoje o Avaí pega o recém-rebaixado Paraná na Vila Capanema. Amanhã, o Criciúma junta os cacos da derrota no Estadual e enfrenta o América de Natal no Majestoso.

Série B vitaminada, com a presença do Corinthians, que engordou a cota dos outros times, que agradecem. Torcem como nunca para que o Timão fique mais um ano junto a eles, na segundona.

Já pensou o que vai ser no final do ano se o Corinthians não subir?

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Top da Bola - 2



Clubes muito bem representados na Solenidade do Top da Bola, em Florianópolis. Foto extraída do site Esporte Show, do amigo Jorge Davi, da Rádio Eldorado.

Série C

Divulgados os Grupos da Série C do Campeonato Brasileiro, que começam em julho. Neste ano, quem chegar a terceira fase ganha um prêmio extra: a vaga na Série C do próximo ano, que terá 20 clubes, com a criação da Série D em 2009.

Uma pequena análise dos dois grupos que envolvem os times catarinenses:

Grupo 15: Inter de Santa Maria-RS, Marcílio Dias, Engenheiro Beltrão e Toledo
O grupo do Marcílio é uma total incógnita, por um simples fato: será que o coloradinho gaúcho e os dois times do Paraná virão para a Série C com um time tão qualificado quanto tiveram nos Estaduais do primeiro semestre? Se isso ocorrer, o que é difícil, o Marcílio tem poucas chances. Mas se só vierem com nome, pode ter surpresa. O Marinheiro sofre com problemas financeiros. Pra mim, vai montar time pra cumprir tabela.

Grupo 16: Brasil de Pelotas-RS, Caxias-RS, J.Malucceli-PR e Metropolitano
Sem dúvida, o Metrô pegou uma chave mais complicada. Ao contrário do Grupo do Marcílio, o time de Blumenau terá times de maior tradição no futebol do Sul e que tem enorme estrutura. O Brasil, do técnico Itamar Schulle, traz uma base forte que já acompanha o treinador faz tempo. O Caxias vem de boa campanha no Gauchão, e conta com um bom investimento e já teve participação na Série B, enquanto o J. Malucelli é um estruturado clube que sempre monta boas equipes.

A Série C é um campeonato que engana. Pra quem vai pra terceira fase pra cima, pode até ser boa e lucrativa. Mas pra quem patina na primeira fase, é um prejuízo danado, uma vez que a participação pode durar apenas seis jogos. Em três semanas, tudo poderá estar acabado.

Top da Bola


Mais uma vez, dirigentes, atletas e jornalistas esportivos do Estado se reuniram ontem, em Florianópolis, para a entrega do prêmio Top da Bola, onde os profissionais de rádio que cobriram os jogos do Estadual elegeram os melhores em cada posição, além do treinador, preparador físico, árbitros e dirigente.

A seleção do campeonato ficou assim:

Goleiro: Wilson (Figueirense)
Lateral-direito: Nequinha (Metropolitano)
Zagueiros: Claudio Luiz (Criciúma) e Cássio (Avaí)
Lateral-esquerdo: César Prates (Figueirense)
Volantes: Luiz André (Criciúma) e Diogo (Figueirense)
Meias: Cleiton Xavier (Figueirense) e Marquinhos Santos (Avaí)
Atacantes: Beto (Criciúma) e Vandinho (Avaí)
Atleta revelação: Jean Coral (Criciúma)
Técnico: Alexandre Gallo (Figueirense)
Árbitro: Luis Orlando de Souza
Dirigente Destaque: Edson Pedro da Silva (Metropolitano)

Dessa lista, eu faço algumas ressalvas: Pra mim, o Beto é meia e não atacante, o que tira o Wellington Amorim da lista (Pelo menos foi como eu votei). E depois, quero fazer um destaque pra eleição do Edson Silva, o Pingo, do Metropolitano. Troféu merecido por ter conseguido algo até pouco tempo inimaginável: envolver o empresariado blumenauense em torno do Futebol. Obteve sucesso e colocou Blumenau no Campeonato Brasileiro.

O Lanterna do Campeonato, o Brusque, colocou o lateral Arley na segunda colocação entre os laterais direitos.

Na foto, Cleiton Xavier, eleito o craque do Campeonato.

Caso Portalete

Bom Dia Amigos,

Sei que esse blog não é político muito menos policial, mas como envolve o nome do Secretário Licenciado de Esportes de Brusque, Paulo Portalete, e com os pedidos do pessoal, vou atualizar o que anda acontecendo.

A situação dele está cada vez pior: agora, outras pessoas de uma mesma família residente em Guabiruba, proveniente da Bahia, confirmaram que Portalete os levou para o Cartório Eleitoral, entregou um comprovante de residência frio de Brusque, e depois "retia" os títulos eleitorais dessas pessoas.

Resumindo: dificilmente ele escapa de se tornar inelegível nestas eleições. E deverá voltar ao seu cargo na Prefeitura.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A FCF Conseguiu, Célio Amorim na Série A


O Presidente da FCF é fogo. Conseguiu, quem diria, emplacar o seu protegido na Série A do Campeonato Brasileiro. Célio Amorim, sim, aquele que fez a lambança na Ressacada, está escalado para a Rodada de Abertura do Campeonato Brasileiro, no jogo Ipatinga x Atlético Paranaense.

Será auxiliado por Carlos Berkenbrock (que validou um gol irregular do Criciúma na final do Catarinense) e por Alcides Zawaski Pazzetto.

Fica a pergunta: como se sentem os outros árbitros da Federação ao verem tamanho favorecimento a uma árbitro que está há pouco tempo dentro do quadro?

Preso ainda

Bom Dia Pessoal,

O Secretário Licenciado de Esportes da Cidade, Paulo Portalete, ainda está preso, dessa vez na Central da Polícia Militar, no Bairro Santa Terezinha, uma vez que ele tem curso superior e a Delegacia não conta com celas especiais.

As acusações que pesam contra ele são graves.

As pretensões políticas dele devem ir por água abaixo, e fatalmente ele deverá voltar ao seu cargo na Prefeitura.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Marcílio na Série C

Marlon Bendini, presidente do Marcílio Dias, deu entrevista hoje, e tratou de acabar com as especulações de que o time não vai para a Série C. Segundo ele, o clube já está de olho em alguns reforços para a Série C, um deles seria o volante Fabricio, do Ibirama.

A maior novidade poderá ser uma parceria com o Avaí. Marlon disse que essa semana deve estar viajando a Florianópolis pra fazer os últimos acertos. A intenção é pegar alguns jogadores que não estejam sendo aproveitados e emprestar pro Marcilio.
A Prefeitura Municipal e o Porto de Itajaí devem mesmo ajudar o clube, mas ainda falta verba para completar o caixa.

Preso


O Secretário de Esportes de Brusque, Paulo Portalete, acaba de ter a sua prisão decretada pelo juiz de Direito, dr. Edemar Leopoldo Schlosser, dentro do Forum da Cidade, por Crime Eleitoral.

Portalete, que saiu do cargo para buscar uma vaga na Câmara de Vereadores, estava acompanhado de um menor de idade no Cartório Eleitoral. Ele foi levado por Policiais Militares até o Fórum, onde lhe foi dada voz de prisão. Ele teria levado um menor de idade de família recém-chegada a Brusque para fazer o título, o que é proibido pela Lei.

Ele está sendo entregue neste momento à Delegacia de Polícia.

Atualização: Segundo o Site da Rádio Cidade, Portalete diz que não é candidato a nada nas próximas eleições, e que "agiu como qualquer outro cidadão, apenas orientando a um jovem eleitor sobre como este deveria proceder para a retirada do primeiro título eleitoral.". Se não é candidato, por que pediu licença da Secretaria?

Atualização 18:30: Portalete permanece preso na Delegacia, e a acusação é mais grave ainda: o menor de idade é residente em Guabiruba e tentava fazer seu título com um comprovante de residência falso. Vai dar pano pra manga isso aí...

O time que não contrata negros


O FC Zenit, finalista da Copa da UEFA, passando pelo poderoso Bayern de Munique, é o único clube russo que nunca teve um negro vestindo sua camisa e utiliza a política de não contrata-los. O problema é confirmado pelo treinador Dick Advocaat: "É um problema dos torcedores. Eu gostaria de ter negros no time, mas os torcedores não gostam de jogadores negros. Uma demonstração disso ocorreu no confronto contra o Olympique de Marseille quando torcedores atiraram bananas nos jogadores negros do Marseille.

O Desmanche pode continuar

Para o pessoal de Brusque que acompanha o Vôlei, mais três más notícias. Os sites especializados no esporte informam que o time do Brasil Telecom poderá perder mais três jogadoras para outras equipes, após a ida de Lia para o Finasa/Osasco. A levantadora Fabiana Berto é sondada pelo time do Pinheiros, assim como Edna e Érika São dadas como novos reforços do time do São Caetano.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Aposentou-se


Aos 32 anos e correndo como um garoto de 21, o volante Viton, ex-jogador do Brusque, Metropolitano e que estava no Marcílio Dias, resolveu pendurar as chuteiras. Assumirá o cargo de supervisor do futebol do Metropolitano.

É um baita jogador, que tinha tranquilo muitos anos de futebol pela frente. No meu time ele joga tranquilo.

O Atualizadíssimo site da FCF

São 11:39 da manhã de segunda-feira, depois da Festa do Figueirense campeão estadual, num jogo emocionante...

... e enquanto isso, o site da Federação, quase um dia depois do jogo, ainda coloca como destaque o sorteio do árbitro da partida, que aconteceu na sexta-feira.

Exemplo de (falta de) Agilidade.

Atualizaçâo: São 16:37, portanto 24 horas depois da bola começar a rolar em Criciúma, e ninguém da Federação ainda atualizou o resultado da final.

domingo, 4 de maio de 2008

Brilhou a Estrela de Gallo e Bruno, Figueira Campeão!

Jogo incrível. Jogo de pessoas que estavam desacreditadas e conseguiram mostrar no pântano do Bairro Comerciário o seu valor.

Na prorrogação, brilhou a estrela do criticadíssimo Gallo, que teve sua cabeça pedida pela torcida mais de uma vez, que colocou Bruno Santos, o criticado Bruno Santos, que recebeu um passe, levou a melhor na corrida sobre Cláudio Luiz e fez o gol do título do Figueirense.

O Criciúma perde pela seguida vez seguida dentro de casa em uma final de Estadual. Fez sua parte no tempo normal, mas tomou um gol num tempo extra onde tudo, simplesmente tudo pode acontecer.

Justo o Regulamento ou não, arbitragens a parte, está em boas mãos o título. Parabéns ao Figueirense.

Claudião garante a prorrogação

Mais uma vez o Claudio Luiz, de cabeça (em condição legal) garante a prorrogação no Heriberto Hulse.

O Figueira já tinha diminuído a marcha depois do gol do Zulu. Agora vamos ver o que vai rolar em mais 30 minutos, com o campo esteporado e dois times mortos.

Eu acho que vai pros pênaltis.

E Gol do Sem-perigo!

Jogaço no péssimo gramado do Heriberto Hulse...

Dessa vez, gol do Zulu. Um amigo meu, torcedor do Metropolitano, me disse: "O Zulu é um jogador de perigo. Não vai causar perigo nenhum na defesa adversária".

E vai ser testemunha de uma página da história do futebol de Santa Catarina, caso o Criciúma vença no tempo normal por 2 a 1. Zulu, o sem-perigo, estava em flagrante impedimento no lance do gol.

2 a 1 Criciúma. Prorrogação a vista!

"Rodrigo, seu doido!"

Cá estou no sofá. Tenho duas TVs na sala. Uma na Globo, acompanhando Flamengo x Botafogo. A outra ligada na RIC (com a péssima imagem de sempre) em Criciúma x Figueirense, ainda com o notebook no colo.

Já até bateram foto. Estão me chamando de doido.

E vamos pro segundo tempo. O Inter e o Palmeiras já garantiram o título. As atenções ficam pra Criciúma e pro Maracanã.

Gol do Songa-Monga

Já comentei aqui no Blog que eu gosto do Futebol do Cláudio Luiz. É importante no esquema do Leandro Machado pelo uso dos seus dois metros de altura em bolas de ataque. Aí, um amigo meu assistindo o jogo contra o Vasco comigo disse "Não sei o que tu vê nesse songa-monga aí. Ele corre todo desajeitado, não é jogador de futebol".

Liguei pra ele. Esse que fez o gol de cabeça que era o songa-monga que ele disse.

1 a 1 no Majestoso.

Apareceu o sumido!

Olhem só, o Cleiton Xavier, que jogou muita bola no primeiro turno e sumiu no segundo, abrindo o placar pro Figueira no Majestoso...

E depois de uma defesaça do Wilson.

Esse jogo tá bom!!

O Sol brilha e a bola rola

Depois de ser castigada por uma longa sequência de chuvaradas, Criciúma agora é abençoada com o sol, para o início da decisão entre Criciúma x Figueirense, mas com campo encharcado.

O que me chama atenção é o José Acácio da Rocha: Ele, que já é espalhafatoso por nascença, entra em campo de vermelho, e com o patrocínio da "Auto Escola Brinhosa" no seu uniforme, além da Lupo no calção. Tá parecendo um boneco de posto.

Tomara que ele não resolva aparecer em campo, como ele costuma fazer...

Hoje foi o Luiz Roberto...

Repetindo o Galvão Bueno na semana passada, hoje foi a vez do narrador Luiz Roberto, da Globo, durante a transmissão da Stock Car, anunciar a transmissão da final do Estadual entre Criciúma x Figueirense nesta tarde.

Mais uma vez, a Record agradece.