sábado, 21 de junho de 2008

Casamento sacramentado

Deu no site poracaso.com/juventus:

Agora é oficial. Na tarde de hoje o Presidente Ildo Vargas comunicou ao site Juventus Jaraguá, via telefone, que assinou a minuta da parceria entre o Grêmio Esportivo Juventus e o Joinville Esporte Clube, para a disputa da Divisão Especial do futebol catarinense.

Pelo contrato o JEC fica responsável pela montagem do elenco e pagamento dos salários dos atletas. Já ao Juventus compete as despesas decorrentes de concentrações e viagens. A única exigência do Joinville foi a hospedagem da delegação no hotel Saint Sebastian, quando das estadas em Jaraguá do Sul.

A Divisão Especial terá jogos somente aos domingo, com o Joinville vindo nas sextas de noite para Jaraguá do Sul - quando dos jogos em nossa cidade. No sábado pela manhã serão realizados os coletivos apronto no João Marcatto, entrando a delegação em concentração na seqüência. Os demais treinamentos acontecem no CT do JEC, em Joinville.


Ei seu Ildo, e quando começar a Copa SC, como que fica?

A Série B foi OK, já na Série A...

Resumo do final de semana:

- CRI 2 x 1 FOR: O limitado time do Criciúma ganhou de um time que consegue ser pior. O Fortaleza é outro time que não vive boa fase, saiu na frente, e mais uma vez o Tigre ganha um presente no final: com uma falhaça do zagueiro, Zulu, atacante que eu nunca gostei, marcou seu segundo gol e garantiu a vitória. Serve pra Gélson respirar, mas não pra ficar sossegado quanto à falta de reforços do time. A situação do elenco ainda é de ruim pra péssima.

- AME 1 x 5 AVA: Primeiro, deixo minha queixa pra RBS TV Blumenau, que anunciou a transmissão do jogo em sua programação e não o exibiu. Recorri aos canais via internet, e vi um Avaí jogando com atitude de time grande, concentrado e preocupado em mostrar a sua grandeza, contra um América que caminha a passos largos para a Série C. Abuda entrou bem no esquema, que conta com um conjunto fortíssimo no momento, com Válber, Vandinho e Batista. Mesmo perdendo pontos preciosos e incríveis, o Leão é vice-líder e pega o Ceará na terça dentro de casa para consolidar a recuperação do time.

- CRU 3 x 0 FIG: São 20:25 da noite de sábado. Se eu fosse um dirigente alvinegro, mandava Guilherme Macuglia e mais alguns jogadores embora antes mesmo da entrada no Aeroporto da Pampulha. Time sem cabeça, sem atitude, apático... É daqueles jogos que chego pra comentar e digo um "Falar o que?".
A maior prova que o time tá sem comando e sem motivação são as entrevistas depois da partida. Todos diziam "Tem mais um jogo semana que vem". Não tem jeito. Ou muda radicalmente ou a situação pode piorar mais ainda. E tem quem falava em vaga de Libertadores. Menos, né...

Imbituba empata com time amador

Fui hoje conhecer o time do Imbituba, que participará da Segundona, enfrentando o Poço Fundo, time amador de Brusque que participará do campeonato estadual não-profissional.

O jogo acabou em 2 a 2, e vi um Imbituba bem fraco, que não deverá ter potencial para brigar por uma vaga na primeira divisão. Destacam-se no time, treinado pelo técnico Grizzo, o zagueiro Jairo Santos, ex-Criciúma, e o volante Wilson, ex-Guarani de Palhoça. Fala-se que Arílson, aquele mesmo ex-Grêmio, Inter, Palmeiras e Seleção Brasileira, deve se apresentar na semana que vem.

Se o Imbituba quiser brigar por uma vaga na primeira, vai ter que ralar muito.

Bom Negócio?

O Criciúma chiou, chiou, mas perdeu o atacante Beto para o Atlético-MG por apenas 150 mil reais, que era o valor da multa.

Beto chegou no Galo, estreou bem, e acabou se contundindo nessa semana. Lesão na tíbia direita gerada por estresse (excesso de carga). Resultado: quatro meses afastado.

Ou seja: Beto tinha na sua perna uma bomba prestes a estourar. E o Criciúma, sem querer, fez a bomba estourar lá em Minas Gerais. Deve ter diretor tricolor respirando aliviado.

Troféu atrasado

Deu no "Diário do Sul", de Tubarão:

No dia 29 o Atlético Tubarão receberá, quase um ano depois de iniciar a disputa da Divisão Especial do ano passado, os troféus do segundo turno e da conquista da segundona.

Troféu entregue um ano depois eu nunca vi.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Caso Guarani: Presidente nega desistência

O Presidente do Guarani, Marcos Medeiros, esteve em Brusque nesta sexta-feira, e negou a afirmação de Celso Tadeu de Menezes, dirigente do Próspera, que em entrevista à imprensa de Criciúma afirmou que ontem a noite, Medeiros o teria confidenciado que o Bugre iria desistir do Campeonato da Segunda Divisão.

Abaixo, Entrevista dada por Marcos Medeiros ao Repórter Marco Aurélio, da Rádio Cidade. Ele diz que não se fala em desistência, em sim em "outras situações", que pode ser o caso do jogador supostamente irregular do Atlético Tubarão. Diz, ainda, que o time usará na sua maioria, atletas da base. Ouça abaixo:

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Nelsinho estréia em Pomerode

Depois de anunciar a contratação de César Sampaio, aquele mesmo ex-Seleção, chega mais um reforço para o Atlético Pomerodense, que disputa o Campeonato da Liga da Cidade mais Alemã do Brasil.

E o lateral esquerdo Nelsinho, que estréia neste domingo no Atlético Pomerodense, no jogo contra o Flamengo, na localidade de Testo Rega (caminho para Jaraguá do Sul). O ex-jogador profissional do São Paulo, Corinthians, Flamengo, também defendeu a Seleção Brasileira nos anos 80 e 90.

Nelson Luiz Kerchner tem 46 anos (31/12/62), e iniciou carreira no tricolor paulista em 1981. Na foto ao lado, sua passagem pela Seleção, em 1988, quando ganhou a medalha de Prata na Olimpíada de Los Angeles.

Hercílio Luz cai no Conto do Vigário

Deu no Diário do Sul de hoje, Coluna de Matheus Madeira:

Uma boa e outra má notícia para a torcida do Hercílio Luz na tarde de ontem: a boa é de que o esperado Esquerdinha chegou ao Anibal Costa. A má é que não se trata daquele ex-São Caetano, que está no Fast (AM), mas sim de um jogador bem menos experiente. Alessandro tem talento na perna esquerda, mas a vinda do rodado meia vice-campeão brasileiro não passou de papo de empresário, e a diretoria do Hercílio Luz acabou enganada.

Diretoria, torcedores e até este que vos tecla caíram feito um pato.

Guarani estaria desistindo da Divisão Especial


Deu no Engeplus, por Denis Luciano:

Rebaixado nesta temporada no Campeonato Catarinense, o Guarani de Palhoça está desistindo da Divisão Especial. A informação foi dada pelo presidente do clube, Marcos Medeiros, ao ex-presidente do Próspera, Celso Tadeu de Menezes.

Segundo o atual presidente, Celsinho Menezes, o contato ocorreu ontem à noite. No telefonema, Medeiros comentou que está cobrando na justiça pontos do Atlético Tubarão ainda durante a disputa da Divisão Principal. O clube de Palhoça quer recuperar os pontos já que o Tubarão teria utilizado jogadores de forma irregular.

A tabela marca o Guarani como primeiro adversário do Próspera na Divisão Especial, no dia 13 de julho, em Palhoça. "Eles ofereceram ainda jogadores que estão vinculados lá para nos emprestar. Até são bons nomes, mas não queremos aumentar a nossa folha de pagamento", comentou Celsinho.


Não quero duvidar da informação passada pelo Próspera, aliás, muito bem comandado pelo Dr. Celso. Mas o Guarani, que já tinha Amaro Júnior trabalhando, vai desistir?

Os pontos que ele deseja retirar do Tubarão se referem a um post anterior deste blog (clique aqui), onde uma denúncia chegou ao Juventus, e provavelmente, também ao Guarani.

Voltarei ao assunto hoje ainda. Tentarei contato com o Amaro e o Presidente.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mais Dinheiro no Catarinão 2009

O Próximo Campeonato Estadual promete aumentar o retorno financeiro dos clubes. Quem afirmou foi o presidente da Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina, hoje, na Rádio Eldorado. Carlos Crispim confirma que hoje, as 15 horas, os nove clubes da Divisão Principal estarão reunidos para discutir a divisão do Dinheiro no próximo ano.

A partir das 15 horas, as nove equipes já garantidas reúnem-se e Crispim defende que Criciúma, Avaí e Figueirense sejam tenham ainda mais privilégios na divisão do bolo do que for arrecadado com venda de direitos de transmissão. No último Catarinão, os três clubes mais o Joinville dividiram 60% da receita. Oito clubes dividiram os demais 40.

Crispim disse que "Uma das possibilidades é ratear os recursos conforme a classificação dos clubes catarinenses no ranking da CBF. E quem disputa as séries A e B será, necessariamente, privilegiado"

Conforme o Blog já havia informado, os direitos de TV aberta seguem com a TV Record até o ano que vem, embora uma proposta da RBS TV para quebra do contrato esteja em estudo. A parceria com o sistema Globosat para jogos por pay per view está garantida.

Site da FCF abandonado

E o Sítio da Federação Catarinense de Futebol continua completamente desabastecido de informações. Como diria o pessoal do Diarinho, "tá virado num alho". A última notícia lá postada é de 12 de junho, exatamente uma semana.

Ontem passei por uma boa...

Fui no site consultar a Tabela do Campeonato Estadual de Amadores - Região do Vale do Itajaí, onde terá um time aqui de Brusque, o Poço Fundo, participando.

Ao clicar no "Regulamento", aparece o Regulamento Geral de Competições da FCF, que não tem nada a ver.

Melhor é clicar na Tabela de Jogos... Aparece a tabela das partidas do Campeonato Estadual de Escolinhas, que já começou em maio...

Amistoso Beneficente

Os veteranos do Inter de Lages e do Grêmio de Porto Alegre vão se enfrentar no próximo dia 6 de julho, no Vidal Ramos Júnior, em Lages. A renda será toda revertida para Cláudio Radar, ex-lateral-esquerdo do Inter de Lages e do Atlético Paranaense. Ele começou a carreira no Grêmio.

Radar, que fixou residência em Lages há bastante tempo, descobriu há três anos que está com o mal de Parkinson. O pessoal da bola tá se empenhando pra levar ao menos 2 mil pessoas ao amistoso. Um dos que estão encabeçando a iniciativa é Zé Melo, ídolo do Colorado lageano nos anos 80 e 90 e artilheiro da primeira divisão (e também da Copa Santa Catarina) em 1992.

Novo BEC se apresenta

Deu no Santa de hoje:

O Blumenau Entretenimentos Comunitários, tentativa de retomar a sigla BEC no futebol blumenauense, fez festa, ontem à noite, no CTG Fogo de Chão, para apresentar o treinador e alguns jogadores que vão defender o tricolor na Divisão de Acesso, a partir de 10 de agosto. O time será comandado pelo ex-jogador Chicão, ídolo do antigo BEC nos anos 80. O treinador, que estava no Real Brasil (PR), já começou a montar a equipe, que terá vários atletas do Paraná Clube, graças a uma parceria ratificada ontem. Cinco jogadores da equipe paranaense foram apresentados: Leonardo (atacante), Leonardo Vieira (atacante), Emerson (zagueiro), Leandro Guaraji (lateral-direito) e Tiago (goleiro). Também já assinaram contrato o atacante Douglas Magrão, os meias Douglas e Diego Catão, os volantes Marcos Bacamarte e Luciano, e o lateral Dilvan, todos da região. O grupo começa a treinar dia 1º de julho e pretende mandar as partidas no Sesi.

Lembrando: na terceirona podem jogar apenas atletas abaixo de 23 anos e cinco jogadores acima desse limite.

Nesse campeonato, quem tiver uma estrutura mínima é favorito.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Amistosos

O time do Imbituba, do técnico Grizzo, fará amistoso em Brusque no Sábado, as 15:30 horas. O Adversário será o time amador do Poço Fundo, que disputará o Campeonato Estadual de Amadores, Região do Vale do Itajaí.

O jogo será no Estádio Guilherme Bunn, no Bairro Poço Fundo. O Imbituba estréia na segundona contra a Camboriuense, em Camboriú

Já o Brusque definiu a agenda de amistosos antes da estréia na Divisão Especial, contra o Joaçaba, no próximo dia 13. Os jogos serão contra o Avaí B no dia 27, Joinville/Juventus no dia 3 de julho, e Camboriuense, no dia 6, todos eles fora de casa.

Timemania SC

Deu no site Engeplus:

Cinquenta e três clubes brasileiros estão à frente do Criciúma no ranking de oitenta participantes da Timemania. Até o momento, o Tigre teve apenas 12.120 apostas a seu favor na mais nova loteria lançada pela Caixa Econômica Federal.

Com a preferência de 0,63% dos apostadores, o Tigre está em 54º lugar na classificação da Timemania. É o último entre os catarinenses. O melhor é o Avaí (28º, 16.946 apostas). Depois vem o Joinville (35º, 15.530), e o Figueirense (39º, 15.308).

Em entrevista coletiva hoje, o ministro do Esporte, Orlando Silva, na Rádio Som Maior de Criciúma, afirmou que em 2009 os clubes começarão a ter retorno da loteria. "Neste primeiro momento, é uma fase de implantação. A população ainda está conhecendo a Timemania".

Silva entende que até o próximo ano o volume de apostas aumentará. A partir daí, os lucros da Timemania, que hoje estão servindo para quitar dívidas federais, começarão a ser repassados para os clubes.


Você sabia que o primeiro ganhador da Timemania só saiu na semana passada? Prova que ela ainda não pegou. E nem se sabe se pegará.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Na Justiça

O Presidente Licenciado do Brusque, Inácio Schwartz, ingressou com ação na Justiça de Brusque contra o Editor do Jornal "A Voz de Brusque", por danos morais.

O jornal, há cerca de um mês, publicou em suas páginas um artigo sobre o repasse de verbas do Fundesporte ao Brusque, insinuando que Inácio teria construído um prédio no Bairro Guarani com esse dinheiro.

Olha, sinceramente, Inácio pediu licença pra se recuperar do rombo que teve na presidência do Brusque, tendo que tirar dinheiro das suas próprias economias para ajudar o clube, ainda mais naquele momento do rebaixamento iminente.

O Editor do Jornal terá que provar em juízo o desvio de dinheiro, ou negar que houve insinuação, ao publicar a foto do prédio levantado pela construtora de Inácio ao lado do texto da Lei que outorgou a captação de verbas do Fundesporte para o Brusque.

Na minha opinião, é denúncia que não procede. Tou pra ver alguém que ganhou dinheiro no Brusque nos últimos tempos. Todo mundo que tá lá, só tirou do bolso.

Mas a Justiça existe pra isso. Parabéns ao Inácio que resolveu tomar uma atitude.

A Parceria Juve-JEC

No site poracaso.com/juventus, editado pelo meu amigo Henrique Porto, considerado a "Central de Boatos e Verdades do Tricolor Jaraguaense", foi levantado um assunto interessante: a de que a parceria entre Juventus e JEC poderia estar por um fio, principalmente depois da perda dos 175 mil reais da Cônsul que o JEC recebia.

Claro que isso é uma especulação baseada em fatos que o Henrique levanta, mas recebi uma informação vinda da Manchester que pode ser importante: faltando menos de um mês para o início do campeonato, e perto do prazo de inscrição de jogadores na FCF, o contrato entre Juventus e Joinville ainda não foi assinado.

Este contrato trataria das condições impostas aos clubes durante a Divisão Especial. Inclusive quanto à questão da Copa Santa Catarina, prevista para começar em outubro, onde o JEC participará para tentar uma vaga na Série D do Brasileiro, e consequentemente, teria que tirar os atletas do Juventus, na fase final da Divisão Especial.

Será que o acordo vai funcionar de forma verbal, ou o Joinville ainda espera uma vaga na Série C?

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Eraldo de Volta


O Blog apurou nesta gelada segunda que o Brusque está recontratando o atacante Eraldo (foto), 26 anos, que teve participação apagada na campanha do clube no Campeonato Catarinense.

Eraldo teve destaque na boa campanha do Bruscão em 2006, mas a sequencia de contusões e o baixo rendimento o fizeram desaparecer.

Se meteu em problemas extra-campo neste ano, e muitos diretores não acreditavam em sua volta, dizendo que seu ciclo havia se encerrado.

Mas ele está de volta.

Mais reforços no Vôlei


A Brasil Telecom contratou mais duas jogadoras para sua equipe de vôlei feminino. A líbero Marcelinha (foto) , ex-Finasa/Osasco e a levantadora Camilla Adão, ex-Rexona, irão jogar a temporada 2008/2009 pela equipe de Brusque. Pela primeira vez na equipe da Brasil Telecom, Marcelinha foi bicampeã da Superliga pelo Rexona-Ades nas temporadas 2005/2006 e 2006/2007. Na última temporada foi vice-campeã da competição representando a equipe do Finasa/Osasco. Já Camilla Adão, que jogou a temporada 2004/2005 pela Brasil Telecom, é tricampeã da Superliga pelo Rexona-Ades nas últimas três temporadas, além de ter conquistado um título mundial pela Seleção Brasileira Juvenil na Tailândia em 2002.
As duas jogadoras juntam-se à equipe que já conta com a levantadora Fabíola, as meio-de-rede Juciely, Natália e Renata Lúcia e as ponteiras Joyce e Juliana Odilon. No final do mês, a equipe estréia a temporada 2008/2009 atuando pelo Campeonato Catarinense de Vôlei Feminino.

Agora foi o Jean Coral...

Deu no Site Engeplus:

O atacante Jean Coral está vendido pelo Criciúma. A confirmação foi dada a pouco na Rádio Eldorado pelo diretor de futebol Lesbon Aguiar. Segundo informações não confirmadas por Lesbon, Coral custou R$ 750 mil aos empresários que adquiriram o passe do jogador.

Ao contrário do que se esperava, não é certo que Jean Coral vá defender o Vitória de Guimarães, clube português que vinha contando com o atleta do Tigre. Conforme Lesbon, a negociação foi fechada na última sexta-feira e concluída hoje, com o advogado Sandro dos Santos em Curitiba assinando a documentação.

O diretor de futebol Gustavo Gazzolla irá se pronunciar às cinco da tarde no estádio Heriberto Hülse para falar a respeito da saída de Jean Coral e a possível contratação de um ou dois atacantes.


Uendel, Beto, Jean Coral... E não chegou ninguém.... Vão esperar o time cair pra Série C?

domingo, 15 de junho de 2008

Tema de domingo: os clubes de aluguel em SC

O ano passado marcou uma passagem trágica no Futebol de nosso estado: os times de aluguel fizeram o maior estrago na Segunda Divisão, dando muito calote na praça, e esculhambando um torneio que prometia, onde o Cidade Azul acabou ficando campeão.

No ano passado houve o Balneário Camboriú FC, único clube que iniciou e terminou sua trajetória invicto, que até agora procura seu presidente, para que pague as dívidas. Teve o Santa Cruz, de São Chico, que deixou os torcedores passando fome. Seus dirigentes sumiram.

A FCF, por sua vez, reconheceu o erro. Eu mesmo conversei com o Presidente Delfim, que confessou que o campeonato do ano passado foi mesmo esculhambado, e que nesse ano tentaria impôr condições para que os aventureiros do futebol não usassem da boa vontade do povo catarinense para fazer um clube de origem duvidosa por aqui.

Não sei quais foram os critérios que a FCF usou, mas existem "clubes" que a gente precisa ficar de olho: o Santa Catarina Club, de novo de São Francisco, é um deles. Não tem vinculo com a cidade, não se sabe quem manda...

É uma realidade no futebol brasileiro que os "empresários" agora tomam conta dos clubes de futebol, através de novos clubes criados ou de "parcerias" que raramente dão certo. A FCF precisa monitorar estes novos clubes de origem duvidosa, para cortar o mal pela raiz, e evitar que estes times sem condições se alojem por aqui. Que vão pra outros estados.

O que faltou em um, sobrou em outro...

Sobraram gols para o Avaí na Sexta contra o Vila Nova do Túlio. Pelo menos vieram os três pontos, que trazem tranquilidade para o time, que termina a rodada numa ótima quinta colocação, e o time ainda invicto...

... e faltaram em Natal, em um jogo bem ruinzinho entre ABC e Criciúma. Não fossem as falhas nas conclusões a gol, o Tigre podia arrumar uma vitória. Mas traz um ponto do nordeste...

... e sobrou festa em Floripa. Festa do Figueira, que ganhou do Sport, que ainda vem da festa pelo título da Copa do Brasil. O resultado a mim não engana. Tem muita coisa pra resolver no time ainda. Mas foi a primeira vitória de Guilherme Macuglia. Vamos ver se agora ele resolve trabalhar direito.