sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Avaí vence, e Suca erra demais

O técnico Silas parece que conseguiu dar a "chacoalhada" que tanto queria no time, mas teve que mudar o modo do seu time jogar. Quantas vezes você deve ter ouvido a expressão "jogar como time pequeno"? O Avaí fez uma linha de três zagueiros (colocou a camisa 11 no Rafael), e enfrentou um Brusque mal armado em campo.

O técnico Suca tem crédito, mas foi muito infeliz ontem. Voltou a escalar Flávio Guilherme como titular, quando sem ele em campo o time marcou sete pontos em três partidas. Resultado: a bola não parava no campo de ataque, e deixava com que o Leão disparasse na ofensiva. O Brusque teve duas chances claras de gol, com Valdo e Bittencourt, mas se empatasse seria uma injustiça. O nome do jogo foi o goleiro Alessandro, que evitou um placar maior.

Brusque irreconhecível em campo (até a defesa, que não era motivo pra estresse, errou), contra um Avaí que desceu do pedestal da Série A pra jogar um Campeonato Estadual. Marquinhos articulou com eficiência as jogadas, mas o nome do Avaí foi o jovem Medina, que mandou pela direita nas esticadas para o ataque. Enfim, Silas está achando a forma de jogar para fazer o seu time sair da fila de 11 anos do Estadual.

Já Suca precisa rever seus conceitos. Ao ser perguntado sobre o porquê de não manter a mesma escalação que estava funcionando, preferiu alfinetar a imprensa: "Eu trabalho com previsões e vocês com fatos acontecidos". Concordo com ele. Trabalhamos com fatos. E o fato é que o time foi mal escalado. E se o Bruscão perder para o Figueirense na quinta, terá uma pressão enorme contra o Marcílio pra não entrar em crise. E a diretoria não dá sinais de vida. Todo mundo reforça, mas o Brusque não trouxe ninguém que dê uma melhora significativa.

12 comentários:

  1. Meu recado é bem simples: não vou escrever a Bíblia porquê ela já tem autor.

    Tirem suas próprias conclusões. Quem entendeu,entendeu,quem não entendeu,paciência.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o Claudio Holzer, falou na RBS, que um grande patrocinador do Brusque deu carta branca à Diretoria para contratar um ótimo atacante, entre os nomes, o Edmundo apareceu novamente.

    O "Animal" em Brusque?

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus Rodrigo, o que foi aquilo que vimos ontem no campo?

    Lateral jogando de zagueiro, volante jogando de lateral, meio de campo jogando de atacante, atacante jogando de meio de campo...

    Um verdadeiro samba do criolo doido.

    Vários técnicos já deram nó no Suca com um esquema simples: 3 zagueiros e alas avançados. Mauro Ovelha, Sérgio Ramirez, Edson Belmonte...

    E o Suca não consegue sair deste esquema fraquinho montado pelos técnicos adversários.

    Suca, faça o seguinte quando fizerem isso de novo:

    1 - Escale três volantes para fazer a cobertura dos laterais e adiante eles para o meio de campo. Se o Ayub estiver sem condições, coloca o Sandro Guerreiro. O Marcos Tora é medíocre, muito pior que o Sandro.

    2 - Escale o Brusque de forma COERENTE: TODOS NAS SUAS POSIÇÕES

    3 - Já deu prá ver que o Brusque não tem meio de campo. Então você deixa fora o único jogador que temos para articular o meio de campo? Por favor né, o Léo Maringá não pode ficar fora enquanto o BFC não tiver outro prá colocar no lugar.

    Então, se você ainda não percebeu, o time deve ser escalado da seguinte forma:

    Alessandro
    Pereira, Marcelo, Rogélio e Evaldo
    Xipote, Ayub (Sandro), Baiano, Léo Maringá
    Bitencourt e Valdo

    O Paulinho deve ser opção ou para o lugar do Bitencourt ou para o lugar do Valdo. Se os caras vierem com 3-5-2, adiante os laterais para o meio de campo para jogar nas costas deles e coloque um ou dois volantes para fazer a cobertura. Só não coloca o Paulinho no lugar do Léo que você acaba com o meio de campo e com o time.

    Ontem o BFC não fez nenhuma jogada pelos flancos, graças a sua desastrosa escalação e esquema tático.

    Sobre as desastradas contratações, agora não adianta mandar embora. Sai mais caro do que deixar eles até o final do contrato quando acabar o catarinense.

    Depois disso, Flavio Guilherme (não deve mais ficar nem no banco), Tora, Carlinhos, Silva devem ir embora e não voltar nunca mais.

    Ah, não esqueça também de dar uma chance prá esse novo centroavante Marcelo Fattori. Por favor, não escale mais o Flavio Guilherme pelo menos nos jogos em Brusque. Será que você ainda não viu que ele perde todas? Pula, abre os braços e entrega pros zagueiros. Pula, abre os braços e entrega pros zagueiros. Parece uma máquina de repetição.

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci do Carlinhos.

    Silva, Tora, Carlinhos, Flavio Guilherme não têm condições de jogar no Brusque. Que saudade do Dênio, Rodrigo Bagé, Xavier...

    Pelo que vi ontem, o Ailton é daqueles bunda grande também...Tomara que dê certo, mas bunda grande é um mau indício...

    Precisamos montar um novo time para a Série D.

    Acho que já deu pro Suca também. Agradecemos muito o trabalho feito no ano passado, mas precisamos mudar depois do Catarinense.

    Sugestão: Gerson Andriotti, Mauro Ovelha, Edson Belmonte, Tonho Gil ou Sérgio Ramirez. Pelo menos dois ou três desses vão estar sem calendário.

    A última coisa que pedimos para o Suca é não deixar o time cair. Fora isso, o que vier está de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  5. nossa soh treinador bom.

    com esses nomes vou aderir a campanha - fica suca.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não podemos crucificar o treinador e os jogadores por causa de uma derrota. O Suca é o melhor treinador que podemos ter no momento (treinador bom está empregado no momento).
    Perdemos para um time melhor que o nosso, série A do brasileiro e com jogadores e tecnico de renome.
    Claro que ontem o Suca não foi bem, mas todos tens seus dias ruins e bons, em qquer profissão.
    Acho que não é hora de mudanças, devemos dar crédito ao Suca e aos jogadores.

    ResponderExcluir
  7. O Tonho Gil está treinando o Ipiranga de Erechim, que está em primeiro lugar no Campeonato Gaucho. Na chave do Gremio. Isto já no final do primeiro turno.

    O Mauro Ovelha está fazendo boa campanha na Chapecoense, e deu um nó no Suca que escapou de tomar um balaio. Seis ou sete seria pouco para aquele jogo. Só não tomou porque a Chapecoense parou de jogar depois de ter feito o quarto gol. Está mais que provado que é um bom técnico, pelo trabalho que realizou em times daqui em campeonatos passados.

    O Sérgio Ramirez já provou que é um grande técnico, treinando o Avaí. Levou o Marcilio para a Série C do brasileiro no ano passado com um time prá lá de medíocre.

    O Edson Belmonte foi outro que deu um nó tático no Brusque naquele jogo aqui em Brusque. Montou um time sem estrelas no Atlético de Ibirama, que tem vários jogadores bons indicados por ele: Lenilson, a revelação do campeonato, Leandrão, etc. Não indicou nenhum Marcos Tora, nenhum Carlinhos e nenhum Aílton. Está fazendo uma campanha muito boa, e é um dos candidatos ao título. Isso em uma cidade com 15 mil habitantes, onde os recursos são escassos mas bem aplicados.

    O Gerson Andriotti já mostrou no BFC que é um ótimo técnico. Está treinando o Brasiliense, da Série B do brasileiro.

    Você entende alguma coisa de futebol, ou só vai aos jogos no final de semana? Ou nas quartas ou quintas qdo tem jogo em Brusque?

    Eu dei sujestões de técnicos com salários compatíveis com o que o BFC pode pagar. Não dá prá trazer nenhum Mano Meneses com os recursos do BFC, concorda?

    Sobre o fica Suca até posso concordar. Mas depois de ver as escalações e os shows táticos que tem levado, estou decepcionado.

    O jogo de ontem foi uma demonstração de incompetência tática. Pela terceira ou quarta vez nesse campeonato, o Suca não soube armar um esquema prá ganhar de times que utilizam alas avançados. O BFC no jogo de ontem não fez NENHUMA JOGADA PELOS FLANCOS.

    A insistência em escalar o time sem jogador de articulação no meio, na manutenção do Flavio Guilherme, cada jogo uma escalação diferente e outras cagadas fazem a gente perder a paciência.

    ResponderExcluir
  8. Claro que ontem o Suca não foi bem, mas todos tens seus dias ruins e bons, em qquer profissão.
    Acho que não é hora de mudanças, devemos dar crédito ao Suca e aos jogadores.

    Até concordo com você. Mas o Suca precisa corrigir urgente as cagadas que está fazendo, citadas nos comentários acima.

    ResponderExcluir
  9. Claro que ontem o Suca não foi bem, mas todos tens seus dias ruins e bons, em qquer profissão.
    Acho que não é hora de mudanças, devemos dar crédito ao Suca e aos jogadores.

    Você foi sensato no comentário. Até posso concordar com o que vc falou.

    Mas pelo amor de Deus Suca, pare de fazer cagadas. Tenha humildade para reconhecer os erros. Pare de escalar o BFC sem meio de campo. Pare de colocar jogadores por 10 jogos seguidos esperando que eles rendam alguma coisa, como está acontecendo com o FG. Pare de trocar de escalação e sistema tático a cada jogo. Pare de escalar jogadores fora de posição. Aprenda a escalar o time contra adversários que usam alas avançados. Coloque três voolantes para cobrir as laterais e ponha os alas nas costas dos alas avançados dos adversários.

    Além disso, estude o esquema tático dos adversários para não tomar shows de esquemas táticos como os que você tem levado.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu não entendo tanto de esquema tático como os amigos que fizeram os comentários acima, mas ontem estava escrito nas estrelas e só não viu quem não quiz que no lugar do Evaldo quem deveria entrar era o William Gaúcho assim como ele fez contra o Metropolitano e deu resultado. Simples sem inventar já o que o guri mostrou que quebra o galho por lá também. Colocar o Baiano de ala esquerda simplesmente não tem explicação. Nós precisa era atacar e não marcar isso sem falar na entrada do Marcos Tora de ala direita. Foi simplesmente um fiasco as alterações do Suca. O Ailton que veio para solucionar o problema do meio campo, parecia um cavalo de padeiro em final de tarde. Já entrou cansado. Acho que entramos numa fria. Agora não dá mais para insistir com o Flávio Guilherme. Porque não dão mais uma oportunidade para o Leonardo, já que deram tantas para o FG, bota o guri pra jogar, quem sabe né.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, amigos torcedores do BFC pelos comentários, mas gostaria ainda de fazer algumas reflexões sobre o time do BFC e esquema tático.

    Desde o início, eu falava que quando o Dênio saiu ficamos sem articulador de meio de campo. Tudo bem, o Léo pode cumprir essa função, mas não tem a mesma regularidade do Dênio.

    Agora parece que o BFC contratou mais um jogador para esta função. Não gostei muito do Aílton. Mas ainda não dá prá ter uma conclusão definitiva: está sem ritmo de jogo.

    Erro infantil do Suca escalar o BFC sem articulador de meio de campo. Não saem jogadas, é óbvio. Portanto, o Léo ou o Ailton precisam jogar para desempenhar essa função. Um deve ser opção para o outro. Quando um não estiver bem, coloca o outro.

    Outro erro infantil é escalar o Paulinho no lugar do Léo. Um não tem nada a ver com o outro. O Paulinho deve ser opção para o lugar do Valdo ou do Bitencourt simplesmente porque ele é atacante e não meio de campo.

    Outra coisa é o Bitencourt. O BFC não tem atacantes que fazem gols. O único que sabe chutar e fazer gol é o Bitencourt. Ele também está sendo colocado na função errada.

    O Bitencourt precisa JOGAR DE ATACANTE, e não no meio do campo, como vem jogando. Por isso não saem gols. Pelas opções que o BFC tem hoje, o nosso ataque deve ser Valdo e Bitencourt. Os dois precisam jogar na frente para trocar passes, e o Bitencourt finalizar.

    Não entendo como o Suca não consegue enxergar essas coisas. Quando acerta, como no jogo contra o Tubarão, volta a errar no jogo seguinte trocando de novo a escalação.

    Vamos acertar de uma vez por todas esse time. Chega de colocar jogadores nas funções erradas, escalar mal o time, substituir mal e mudar a escalação a cada jogo.

    ResponderExcluir
  12. Também concordo com o companheiro acima que criticou as substituições.

    Claro que o William Gaucho deveria ter entrado no lugar do Flavio Guilherme.

    ResponderExcluir