quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

RIC x RBS: o primeiro ponto pró-clubes

Em meio à goleada de ações ganhas pela RIC Record pelos direitos de transmissão do Estadual, os clubes e a RBS pela primeira vez tem um ponto a seu favor (Sim amigos, os clubes e a RBS podem virar o jogo ainda neste ano!).

A ação 023.09.004493-5, que tramita na 2a. Vara Cível da Capital, agora está sob a alçada da juíza substituta Cristina Paul Cunha, que no último dia 20, entendeu que o argumento imposto pelos clubes, de que a Record poderia ter violado o contrato ao repassar os direitos para a RIC em fevereiro do ano passado pode ser válido. Pra quem não lembra, a Record existia em três emissoras no Estado (Xanxerê, Itajaí e Floripa), e houve uma união com a antiga Rede SC (Blumenau, Chapecó, Joinville, Floripa e a futura concessão do canal 12 de Criciúma), formando a atual RIC-Record. Os clubes argumentam que essa união não poderia ter acontecido sem prévio aviso a eles.

É uma ação de reconvenção, ou seja, um contra-ataque em que o réu vira autor da ação e vice-versa. A juíza determinou que, em 15 dias, a Record precisa enviar, além da defesa sobre o caso, uma cópia do contrato de "parceria" (assim a juíza se referiu) entre RIC e Rede Record para a transmissão do Estadual, para depois ela deferir ou não o pedido de tutela antecipada que poderá ou não virar o jogo das transmissões.

Isso não significa necessariamente uma vitória da RBS e dos Clubes, mas é uma brecha que nunca havia sido aberta nesse período. Poderá não dar em nada, mas os Clubes estão agarrando no primeiro fio de esperança que aparece.

Minha opinião sobre isso? Esse argumento de que não pode repassar direito não cola. É a mesma coisa que dizer que a Globo não poderia transferir os direitos do jogo do Figueirense na Copa do Brasil pra RBS TV, pois o contrato está no nome da emissora carioca. Eu aposto que não muda nada, mas cada em cada cabeça há uma sentença, e não sabemos o que a Dra. Cristina pensa do caso.

Um comentário:

  1. confirmado, agora meio-dia desta quinta.. bfc ja fechou com um atacante, o cara chega amanha em brusque, se passar nos exames medicos sera apresentado pra imprensa e torcida amanha de tarde.

    soh sei q ta vindo de sao paulo amanha de manha, chegando em floripa. quem será?

    trabalho em uma agencia de turismo e compraram duas passagem de guarulhos pro floripa, soh de ida, em nome de um diretor do bfc

    ResponderExcluir