domingo, 8 de março de 2009

Tema de domingo: as apostas chegam a SC

Muita gente que circula pelas comunidades dos clubes catarinenses no Orkut já deve ter visto isso: um anúncio convidando torcedores que tenham um mínimo conhecimento em inglês para fazer acompanhamento dos jogos do seu time pelo celular. O pagamento é, em média, de 100 reais por partida. A maioria achou que era uma bobeira, um anúncio falso. Mas teve gente que acreditou, e está ganhando.

Conversei essa semana com um desses torcedores, que explicou como funciona. Ele vai ao estádio levando o seu celular. A cada 5 ou 10 minutos, uma atendente, falando em inglês, pergunta como está o jogo. Cabe ao "observador" falar do andamento da partida, gols, cartões, substituições para a interlocutora, que anota tudo. Depois da partida, os 100 reais do seu trabalho estão na conta.

Este trabalho é para o site chinês SPBO Live Score, que permite que os torcedores de todo o mundo possam apostar nos resultados de vários campeonatos pelo mundo, incluindo aí alguns jogos do catarinense.

A indústria dos sites de apostas não é novidade no mundo: grandes times da Europa tem nestes endereços o seu grande patrocinador, caso da Bwin, que patrocina o Milan. No Brasil, a sportingbet.com patrocinou a Série B do ano passado. Fica a pergunta: o envolvimento cada vez maior de apostas no futebol brasileiro (e junto com ele a grande movimentação de dinheiro) pode influir no resultado de alguma partida no nosso futebol? O caso Edílson Pereira de Carvalho, que se envolveu no mundo das apostas, é um caso pequeno já desvendado. No caso dos sites que contratam os "observadores", o bolo de grana é bem maior. E conheço gente próxima que aposta pela internet.

Tomara que isso não venha a influenciar os resultados em campo.

3 comentários:

  1. com certeza q influencia. tem uma mafia mto grande por tras de tudo isso. eh mta grana q rola por tras, dinheiro de lavagem de dinheiro. caso edilson eh a ponta do iceberc, agora eles buscam campeonatos menos conhecidos, pois eh mais facil de comprar alguem, pois os salarios sao menores.

    tpw... qual eh a emoção de um sei la chines em apostar em um jogo do campeonato catarinense?tu axa q o cara sabe quem é o avai, atletico tubarao?? o cara soh aposta pra poder limpar o dinheiro sujo. alo clubes e policia , vamos abri os olhos.

    ResponderExcluir
  2. Tais atrasado em rodrigo... sou de brusque e ja aposto no catarinense a 2 anos pelo menos!!
    E quase impossivel de haver manipulação as casas limitam as apostas, de que adianta eu comprar um jogo por 50 mil se vou ganhar apenas 5 mil nesse jogo!!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...
    Eu fui uma das torcedoras que acreditou.. foi divertido...
    http://historiasdacarolchinha.blogspot.com/2010/02/narradora-de-futebol-em-ingles-de-irati.html

    Mas depois de ler seu post fiquei com medo da máfia chinesa... rs

    Abs.

    ResponderExcluir