segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ducha de água gelada em plena estreia

Já disse isso aqui no Blog e repito: primeiro jogo não serve pra avaliar time nenhum. Então, não espere que eu vá dizer aqui quem é bom ou quem é ruim no time do Brusque. Tampouco vou crucificar o técnico Suca.

Mas não vou deixar de comentar algumas coisas bem sérias.

O jogo em si é facinho de resumir: Brusque empolgado com a torcida que encheu o estádio, tomou dois gols em 16 minutos: um contra-ataque rápido encaixado para o Rafael Xavier, e uma cobrança de falta que desviou na barreira. Aí o Zequinha se fechou, Suca colocou mais atacantes e o placar ficou nisso.

Agora vamos destrinchar a partida: primeiro, que o Suca, que tinha o crédito de toda a torcida, já que sempre montou escalações coerentes, inventou: Leo Maringá não é e nunca vai ser volante. Resultado: Xipote sobrecarregado e o Zequinha dono do meio-campo. Depois de tomar dois gols, Suca arrumou a configuração, colocando Gil, e recuando Claudemir para função de segundo volante. Só que no segundo tempo, o treinador bagunçou de novo, tirando o Claudemir, que criava muito, pra colocar o Paulinho!

Suca, que já deu muita bola dentro, pra mim deu alguns foras nesta partida: primeiro, a entrada de Nequinha no lugar de Pereira não teve efeito nenhum. E segundo, a saída do Claudemir quando o Rafael Bittencourt não mostra futebol desde a segundona do ano passado. Ele merece ir pro banco faz tempo, e não vai. E terá que ser reserva em Curitiba, assim como Diogo Oliveira, que só tropeçava na bola.

Nada está perdido, mas agora o Bruscão terá que vencer fora de casa. Suca vai querer se espelhar na Copa SC do ano passado, que começou com derrota em casa para o Metropolitano e acabou no título. E seja o que Deus quiser.

19 comentários:

  1. Olha Rodrigo, desta vez eu vou discordar de ti.
    Eu vou a jogos do Brusque nem sem a quantos anos, e nunca vi um time tão mal na estréia.
    Na minha opinião o time é muito inferior ao time do catarinense.
    Os laterais são ruis, o zagueiro numero 4 parece perdido em campo, o meio não cria (o Bitencourt parece que nem ta em campo), o ataque como sempre perde gols de caminhão, e aquele Diogo Oliveira? Como é que a diretoria renova com um cara daquele, veio a peso de ouro (pelo menos para os padrões do Brusque), jogou umas 10 partidas pelo catarinense e não fez nenhum gol, parece que o cara foge da bola.
    E quanto ao suca, ele já não vinha bem no catarinense, meche muito mal no time, e não tem jogada nenhuma, exceto a de sempre, os laterais quando conseguem sobem e cruzam na área, chuveirinho o jogo todo, desde o catarinense, e mais nada, jogada nenhuma.
    Vou ser sincero, fico bravo quando o time perde e poderia ganhar, mas ontem não, na minha opinião o time não tem qualidade.
    Ontem também faltou um capitão, alguém que berrasse com o time, o marcelo tem vaga no time, e deve ser o capitão.
    Até gol sem goleiro o time perdeu.
    É uma pena, mas acho que o brusque não vai se classificar, o campeonato é curto, e não tem tempo para se recuperar dentro da competição.
    Além do mais, não ganhamos de camboriuense, imbituba e lá vai cacetada.
    Podem me chamar de corneteiro, mas não adianta tapar o sol com a peneira, só espero que o suca não seja o técnico do catarinense.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu dizia que o time do BFC não tinha meio de campo, não tinha meia armador, fui xingado pelo cara que gosta de chamar os outros de bambambam.

    Argumentaram que tinha o Léo Maringá, o Bitencourt... eu dizia que todo time que quer chegar em algum lugar precisa de meio de campo.

    Pelo último treino e pelos treinos anteriores, deu pra ver a fragilidade do meio de campo em dois setores importantes:

    1)na marcação, com só um volante sobrecarregado.
    2) na criação, onde ninguém cria nada.

    Ontem o Suca já estava com 3 atacantes no time (Gil, Diogo, Felipe Oliveira), que é muito arriscado, colocou mais um atacante: o Paulinho.

    Pode colocar 6 atacantes que não resolve. A pergunta que eu sempre fiz: QUEM CRIA AS JOGADAS NO BRUSQUE FC?????

    O único jeito de remendar esse time é colocar em campo a escalação sugerida pelo Xirú, que eu também já defendia:

    Alessandro;
    Nequinha, Marcelo, Thiago e Eduardo;
    André Luis, Xipote, Claudemir e Valdo;
    Gil e Felipe Oliveira

    Se o time não tem ninguém para criar as jogadas no meio de campo, deve pelo menos evitar de tomar gols. Ganhar o meio de campo para depois tentar partir para frente. Para quebrar um galho, o Claudemir pode fazer essa função de criação.

    O Valdo joga muito mais que o Bitencourt e que o Felipe Oliveira. Não pode ficar fora desse time.

    O Suca várias fazes já cometeu esse mesmo erro no campeonato catarinense. Colocou um monte de atacantes sem ninguém para criar. Depois não gosta quando chamam de cabeça dura.

    O Pres. Danilo teve alguns lampejos de visão, quando dizia que o time precisava de um meia esquerda, ou meia armador. Ouvi várias vezes ele dizendo isso. E o Suca dizia o contrário: não precisa de mais ninguém. Aí, por influencia do Suca, acabou não contratando ninguém. E ainda queriuam trazer outro meia atacante: o Ricardo Lobo.

    O Suca tem o defeito terrível de montar times sem meia armador. E teima em dizer que o Bitencourt é meia armador.

    O Bitencourt não é nada. Não é maia armador, pq nunca criou nenhuma jogada, e não é meia atacante. É uma figura estranha ao time: não tem função. Pode-se dizer no máximo que é um meia recuado, que não resolve nada para o time.

    Vamos acordar enquanto é tempo. Presidente Danilo precisa chamar o Suca e pedir explicação. Como colocar 4 atacantes em um time onde não tem ninguém para criar? Coloca um atacante e tira o único jogador que estava criando alguma coisa que era o Claudemir.

    Vamos acordar senão a vaca vai pro brejo. Se é que já não foi.

    Uma vergonha esse time de ontem. O presidente precisa cobrar do técnico: como encher um time de atacantes, tomar gols e tirar o único jogador que estava criando alguma coisa no meio de campo?????

    ResponderExcluir
  3. Só mais um recado. Se estão deixando o Bitencourt no time para não perder o investimento que fizeram, estão totalmente errados.

    É muito melhor valorizar o Valdo, que é do BFC e tem muito mais potencial que o Bitencourt. Estão errando 2 vezes. Primeiro, tentando valororizr o jogador errado. Segundo deixando de valorizar quem deveria ser valorizado.

    ResponderExcluir
  4. Quando o time era formado por jogadores humildes e que buscavam seu espaço, o Brusque brigou de igual para igual contra times muito melhores que este São José.

    Este ano inventaram um "supertime" segundo Léo Maringá "o craque da torcida" muito melhor que o do ano passado.

    Time de futebol se monta com tempo, continuidade, trabalho e com jogadores que querem buscar seu espaço e não com um bando de malandro que vem aqui jogam dois meses e vão embora e não tão nem ai para o clube.

    ResponderExcluir
  5. Realmente concordo com vc..
    Pela movimentação, a expectativa que foi criada pelo bruscão, achei que seria uma vitória tranquila..
    a imprensa comentou que este São José é o mais fraco e que estava treinando apenas 2 semanas e ainda assim conseguimos perder.. o time do brusque tem que melhorar muito se quer classificar.

    ResponderExcluir
  6. Não quero defender ninguém, bem
    longe disso, até porque não sou advogado.hahahaha! Mais a parada é o seguinte, discordo um pouco do Wendel, pois se o Brusque tivesse ganho o jogo, tudo era bonito, o time era bom, mais como tomou um gol muito cedo e depois o são josé levou sorte no segundo gol, o time é ruim, aquele não sei o que, o outro é fraco e assim por diante. Não to falando que o brusque vai ganhar todas e que é uma máquina, mais podemos pelo menos esperar uns 3 jogos, pra depois metralhar!!!!! Claro que o Brusque não jogou bem, pois a situação do jogo não deixou, pra mim que entendo pouco de futebol, mais gosto muito de futebol, o Brusque é bem mais time ou mais qualidade do que esse São José que jogou retrancado. Futebol é resultado, e isso o Brusque não conseguiu fazer ontem. O Brusque podia jogar mais 2 horas ontem que não ia fazer gol. O são josé levou sorte e teve copetencia em fazer o gol no começo do jogo, ai o jogo se DESENHOU a favor deles, era o que eles queriam e sonhavam, casa cheia, time do brusque nervoso, com o compromisso de vencer e querendo mostrar futebol pra torcida.. muito ansiedade, muito erros bobos e assim foi acontecendo o jogo, sem o brusque se achar.. deu tudo errado.. o alessandro não fez 1 defesa.. em quanto o brusque perdeu uns 3 gols feitos.. 2 pelo cabeludo. Futebol é assim mesmo.. agora tem q buscar pontos em curitiba. não podemos achar q tudo esta perdido, pois só foi 1 jogo de 6 jogos. como perdemos em casa, podemos ganhar fora. me desculpa quem não acredita, mais eu acredito.
    Fui

    ResponderExcluir
  7. Putz, aquele repórter novo da Rádio Cidade era o Glaube falando, por um acaso? Po, com aquela voz de taquara rachada, era bem parecida com a do Glaube a voz dele. Teria ele vindo do Rio Grande do Sul junto com o São José?

    PS: Além do nome ser Joaquim (nome de português, burro), o sobrenome é Santos (embora creio que seja coincidência, OU NÃO). Nepotismo não pode Rodrigo...

    Indo pro lado dos jogadores, vou começar batendo na mesma tecla de sempre. O Rafael Bitencourt já gastou o futebol dele o ano passado. Ficar em campo só pra bater falta não resolve. O problema é que se ele sair, quem teria que entrar é o William Gaúcho, que está disputando o Amador.

    E como o Xirú falou, Léo Maringá e Rafael Bitencourt não jogariam juntos no meu time. Léo Maringá fede de ruim. Concordo que quem deveria sair era um deles, e não o Claudemir.

    Agora dizer que a entrada do Nequinha não surtiu efeito é piada. Po usaram e abusaram das jogadas pelo flanco direito! O Pereira as vezes não dominava a bola, ou dava passe errado, tá fora de forma, saiu vaiado e tu diz que a entrada do Nequinha não surtiu efeito? Nessa substituição o Suca acertou, mas acertaria mais ainda se tivesse posto o Nequinha de titular.

    PS: Antes de começar o jogo, o Maicon (aquele que premiou o Suca com radinho) arriscou o placar de 1 x 0 com gol de quem?? NEQUINHA!

    O Eduardo não serve pra cobrar escanteio. Poxa vida, quando ele não cobrava só na primeira trave, cobrava rasteiro nos pés da zaga. Falando nisso, que ataque é esse que não ganhou uma bola sequer nas cobranças de escanteios??

    Poxa, e o Gil? Perdeu dois gols ridículos!

    Ps: Segundo consta, o cara é matogrossense. Me cita um matogrossense jogador de futebol que se deu bem na vida?

    Bom, e no segundo gol, essa história de que a bola desviou na barreira e "matou" o goleiro é balela! Tudo bem que a bola desviou na barreira, mas mesmo assim foi no meio do gol e passou do lado do Alessandro!

    O adversário do Brusque era de Porto Alegre ou da Argentina? Ô time pra cachimbar ô tu! 20 minutos de jogo e o goleiro mais parecia ator de teatro!

    Da arbitragem, fora o jeto de correr do árbitro semelhante ao do Margarida, nada a reclamar. O bandeirinha daqui não comprometeu.

    Resumindo, o time todo foi mal, EXCESSÃO DO THIAGO. Nenhum jogou como deveria, nenhum cumpriu realmente o que esperava de si, o time tomou duas bolas nas costas de brinde e saiu derrotado dentro de casa. Nem com um jogador a mais o Brusque criou uma real chance de perigo. 0 x 2 e vamo que vamo pra Curitiba...

    ResponderExcluir
  8. A palavra para definir esta derrota é DECEPEÇÃO, uma propaganda danada em cima dos jogadores, falando que o time é o melhor e mais caro da historia do brusque, e dentro de campo um time sem movimentação sem garra, sem jogada nenhuma a não ser bola chuveirada sem direção nenhuma. O Diogo Oliveira só sabe camtimbar o tempo todo e gol que é bom nada. Gostei do Gil do Claudemir e do Nequinha o resto.... pode ir embora. Bota o Valdo Suca.

    ResponderExcluir
  9. descordo qndo falas do Nequinha..
    mudou o jogo na lateral

    ResponderExcluir
  10. Se o time não tem ninguém para criar as jogadas no meio de campo, deve pelo menos evitar de tomar gols. Ganhar o meio de campo para depois tentar partir para frente. Para quebrar um galho, o Claudemir pode fazer essa função de criação. [2]

    -----------------------------------
    O Suca várias fazes já cometeu esse mesmo erro no campeonato catarinense. Colocou um monte de atacantes sem ninguém para criar. Depois não gosta quando chamam de cabeça dura. [2]
    -----------------------------------
    O Suca tem o defeito terrível de montar times sem meia armador. E teima em dizer que o Bitencourt é meia armador. [2]
    -----------------------------------
    O Bitencourt não é nada. Não é maia armador, pq nunca criou nenhuma jogada, e não é meia atacante. É uma figura estranha ao time: não tem função. Pode-se dizer no máximo que é um meia recuado, que não resolve nada para o time. [2]

    ----------------------------------
    Vamos acordar enquanto é tempo. Presidente Danilo precisa chamar o Suca e pedir explicação. Como colocar 4 atacantes em um time onde não tem ninguém para criar? Coloca um atacante e tira o único jogador que estava criando alguma coisa que era o Claudemir. [2]
    -----------------------------------
    Se estão deixando o Bitencourt no time para não perder o investimento que fizeram, estão totalmente errados.

    É muito melhor valorizar o Valdo, que é do BFC e tem muito mais potencial que o Bitencourt. Estão errando 2 vezes. Primeiro, tentando valororizr o jogador errado. Segundo deixando de valorizar quem deveria ser valorizado. [2]
    -----------------------------------
    O São José levou sorte e teve copetência em fazer o gol no começo do jogo, ai o jogo se DESENHOU a favor deles. Era o que eles queriam e sonhavam, casa cheia, time do brusque nervoso, com o compromisso de vencer e querendo mostrar futebol pra torcida, muita ansiedade, muitos erros bobos e assim foi acontecendo o jogo, sem o Brusque se achar.. deu tudo errado. O Alessandro não fez 1 defesa, enquanto o Brusque perdeu uns 3 gols feitos; 2 pelo cabeludo. [2]

    ResponderExcluir
  11. Vamos acordar enquanto é tempo. PRESIDENTE DANILO precisa chamar o SUCA e pedir explicação. Como colocar 4 ATACANTES em um time onde não tem ninguém para criar? Coloca um atacante e tira o único jogador que estava criando alguma coisa que era o Claudemir. [3]

    Pode colocar 6 atacantes que não resolve. A pergunta que eu sempre fiz: QUEM CRIA AS JOGADAS NO BRUSQUE FC????? [2]

    ResponderExcluir
  12. NINGUEM ESTÁ ENFATIZANDO UMA COISA IMPORTANTE:

    O BFC PERDEU DE 2X0 EM CASA PARA UM TIME COM UM JOGADOR A MENOS NA METADE DO TEMPO.

    ResponderExcluir
  13. 1 - Brusque tem que jogar no 3-5-2, pelas caracteristicas que os jogadores tem... Alessandro no gol, Andre Luis, Marcelo e Tiago na zaga, Nequinha e Eduardo nas alas, Xipote, Claudemir e Paulinho na meia, Gil e Valdo no ataque..

    ResponderExcluir
  14. esquema 3-5-2 é complicado, o time tem que treinar muito até afinar.

    é melhor e mais simples jogar com 2 volantes em vez de 3 zagueiros: andré luis e xipote.

    se não fizer isso, vai tomar uma média de 2 gols por jogo.

    ResponderExcluir
  15. cara... durante o catarinense só escutava a galera falando mal do Valdo... agora ele é solução... aí é complicado...

    ResponderExcluir
  16. Quem fala mal do Valdo só pode ser torcedor do metroxa.

    ResponderExcluir
  17. Não só do Valdo como todos os formados no clube. Ai o Léo Maringá, o Bitencourt e outras jóinhas eles aplaudiam.

    O Léo Maringá já foi substituido mais de 4 vezez no primeiro tempo e continua recebendo oportunidade. Ainda foi recontratado com o salário mais alto que ano passado. Essa diretoria brinca.

    ResponderExcluir
  18. quem fala bem do valdo soh pode ser torcedor do brusque.por isso vamos morrer na serie d.

    oq q o valdo fez ate hj e nao vem falar q ele nao teve chances.

    ResponderExcluir
  19. Vai me desculpar, mas o Valdo pelo menos no catarinense não jogou nada, é jogador de base, amador, de treino e não de profissional, a não ser que fizeram alguma mudança nele, mas acho dificil, precisa melhorar mto para ser solução para a equipe.

    ResponderExcluir