sábado, 19 de setembro de 2009

FCF recebe aluguel de sala do Marcílio há 10 anos

A matéria está no "Diarinho" desta sexta. Reproduzo na íntegra, com a linguagem que é peculiar do jornal:

O Centro Comercial Marcílio Dias, na avenida Sete de Setembro, anexo ao estádio Dr. Hercílio Luz, bem no coração de Itajaí, é considerado uma das salvações pra que o Marinheiro tenha uma boa renda mensal com os aluguéis das salas e consiga se livrar das dívidas. O problema é que o prédio não tá sendo usado tão bem como deveria e até a Federação Catarinense de Futebol (FCF) tá lucrando há muito tempo com o espaço do Marinheiro.
O caso foi descoberto após divulgação de um parecer da comissão fiscal do clube, que o DIARINHO teve acesso. Pelo documento, uma das salas do centro comercial tem como sublocador Delfim Pádua Peixoto Filho, presidente da FCF. Lá funciona uma lanchonete e a entidade máxima do futebol barriga-verde recebe, mensalmente, 450 reales de aluguel há pelo menos sete anos, deste inquilino do imóvel. Comprei a sala em 28 de fevereiro de 2002 e desde que cheguei aqui pago o aluguel pro Delfim”, diz um dos responsáveis pela lanchonete DGraus, João Pedro Gomes, que ainda confirma que o recibo do aluguel tá em nome da FCF.
Seu João conta que o antigo dono da lanchonete, conhecido como Pedrinho, já falecido, também pagava o aluguel pra FCF e não pro Marcílio Dias, que, teoricamente, teria direito ao valor, já que é o dono do centro comercial e, consequentemente, da sala onde funciona a lanchonete.

O rolo teve início no final dos anos 90, quando Egon da Rosa era o presidente do Marinheiro. Naquela época, pra quitar uma dívida astronômica junto à federação – segundo o próprio Egon, que não soube precisar o valor do débito –, o cartola repassou a sala pra Delfim e Cia. em forma de permuta até que a tal dívida fosse paga. O problema é que isso rolou há pelo menos 10 anos, e até hoje o valor do aluguel entra na conta da FCF, fato confirmado até pelo gerente financeiro da federação, Arlindo Reis. “Sim, a federação recebe esse valor todo mês. Mas não vi contrato disso, o Delfim foi lá sozinho”, fala.
Jonas Teixeira, funcionário do setor administrativo do Marcílio, afirma que não tem como analisar o contrato dessa sala junto ao clube porque Egon, ex-presidente, não deixou nenhum tipo de contrato ou documentos referentes à sua gestão.
Já o atual presidente do Navegantes garante que a afirmação de Jonas é conversa fiada. “É muito fácil botar no dos outros”, lasca o cartola, que confirma o repasse da sala à FCF, dizendo que não tem mais acesso ao documento porque a negociação rolou há muito tempo e que o responsável jurídico do clube na época em que era o presidente já morreu. “Se tinha dívida, alguma coisa foi feita, foi passada alguma coisa pra eles (FCF). Com certeza foi feito o contrato, mas não tenho como dizer por quanto tempo”, se esquiva Egon.
Carlos Crispim, ainda presidente do Marcílio, fala que, segundo o departamento jurídico do clube, o misterioso contrato já acabou. “Estamos negociando pra pedir a reintegração da sala ou podemos renovar com o inquilino. O Marcílio não tá recebendo nada, não sei se alguém tá recebendo. Falei com o presidente (da FCF, Delfim) sobre isso e vamos sentar e negociar”.
A reportagem do DIARINHO tentou entrar em contato com Delfim, mas o cartola que chefia o futebol catarinense tá viajando pra fora do Brasil, de férias, e só retorna no dia 1º de outubro pra poder esclarecer divez a bagaça.
Tão perdendo grana
Uma das coisas que chamou a atenção na apuração dos fatos foi o valor que a DGraus paga todo mês pra FCF. Os 450 reais são considerados muito abaixo do preço de mercado pra uma sala com ótima localização, no centro da cidade, em frente ao ponto de ônibus mais movimentado de Itajaí.
A pedido da reportagem, uma imobiliária avaliou por quanto o Marcílio poderia alugar uma sala dessas. Ao invés dos 450 mangos, o clube poderia receber até 3 mil reales mensais. Se multiplicarmos este valor de mercado aos 10 anos que o clube não recebe o aluguel, o Marinheiro já deixou de receber 360 mil reais, grana que certamente ajudaria a pagar um montão de dívidas do clube.

4 comentários:

  1. IMPEACHMENT JÁ!!!!!

    AGORA CHEGA!!!!

    ESSE CARA É CONTRA O FUTEBOL DE SC.

    QUER QUEBRAR TODOS OS CLUBES.

    Zunino, Danilo e cia voces estão com a faca e o queijo na mão. Os clubes tem que solicitar uma reunião de emergencia, entrar na justiça e tirar esse cara de uma vez por todas da FCF antes que ele acabe de vez com o futebol em SC.

    ResponderExcluir
  2. Presidente Danilo, Dr Camargo

    É preciso iniciar uma articulação entre os clubes e ser convocada uma reunião de emergencia da Associação de Clubes para o início da semana, sem a presença da FCF.

    Como os clubes podem resistir a isso? Depois dessa lambança toda ocorrida na DE por culpa da FCF, os clubes estão num beco sem saída.

    Um custo imenso para formar um plantel, pagar caro para jogadores um mes antes de iniciar a competição, e correr o risco de ter apenas três jogos em casa caso não passe para a segunda fase. No caso do BFC é pior ainda pq seriam apenas 2 jogos e casa no turno e returno. Os clubes precisam tomar uma atitude. Um esquema é SUICIDA.

    Esta tabela tem que ser modificada para pontos corridos, com cada clube fazendo 7 jogos em casa. Precisariam 7 semanas com jogos quartas e domingos, e até a data da Recopa são 8 semanas, se não me falha a memória. Caso não consiga data para a Recopa, manda o campeão da DE disputar a Recopa e fim de papo. Isso não é impecílio.

    Os clubes passam por dificuldades imensas para resistir, e agora com os desmandos da FCF e desse presidente IRRESPONSÁVEL que vai para a Europa antes da fase final de uma competição importante no estado. Todo mundo tira férias entre Natal e Ano Novo, mas o Sr. PSEUDO-PRESIDENTE, que faz de tudo para quebrar os clubes e continuar esse ditadura vergonhosa, resolve se divertir na Europa provavelmente com o dinheiro da FCF ou dessa fonte citada no post. Que vergonha para o nosso estado!!

    Chega!!! Os clubes precisam tomar uma atitude, e se for preciso, entrar na justiça para modificar a tabela dessa competição para pontos corridos. Senão, muitos vão quebrar antes de iniciar o estadual.

    Camargo, conversamos por telefone nesta semana. Um abraço e pensa nessa possibilidade: convocar uma reunião da Associação de Clubes EM BRUSQUE.

    ResponderExcluir
  3. A Record News vai transmitir o Sul Brasileiro de Basquete, começa amanhã:
    http://www.clickric.com.br/ric.com/noticias.asp?ID=2474&ID_CAT=5&estado=sc

    ResponderExcluir
  4. E Egon Rosa para comandar o futebol de SC.

    Vamu subi NEC..
    Vamu subi NEC..
    Vamu subi NEC...

    ResponderExcluir