terça-feira, 27 de outubro de 2009

Brusque x Metrô: mais um clássico, e a polêmica de Julianinho

Brusque e Metropolitano fazem nesta quarta mais um confronto que marca a maior rivalidade futebolística do Vale do Itajaí. Desde os tempos de BEC, Olímpico, Palmeiras, Paysandu e Carlos Renaux, os confrontos entre as duas cidade são especiais e cheias de histórias.

O clássico desta quarta no Augusto Bauer tem mais uma pra contar: a polêmica de Juliano, ou Julianinho (foto), como era chamado quando jogou no Brusque. Ele vem tendo atuações destacadas pelo Metropolitano, marcando um gol contra o Avaí, e reacendeu uma polêmica que vem da época da sua transferência, no início do ano.

Juliano era juvenil do Brusque, que era treinado por Paulinho Portugal, hoje no Metrô, que o levou a tiracolo para Blumenau, sem anuência da diretoria brusquense. Conversei com dois diretores hoje e perguntei qual o motivo que o jogador não está mais aqui. Ouvi duas respostas que mostram a animosidade entre as diretorias dos clubes. Um disse que "O Metrô roubou o Juliano da gente" e outro falou que foi "mão grande" do Metropolitano. Pelo que entendi, como ele é menor de idade, o clube não poderia ter feito um contrato profissional com o jogador. Mas não contava com o assédio do Metrô. Quando o Brusque notou, ele já estava fora da cidade.

O presidente do Brusque, Danilo Rezini, diz que o clube tem toda a documentação e vai provar na CBF que o clube é o formador de Julianinho. Caso seja comprovado, o Bruscão terá direito a 5% do valor de uma eventual negociação dele para o exterior.

Um ingrediente para esquentar o clássico desta quarta. Só quero deixar um recado, já que a audiência deste blog é alta em Brusque e em Blumenau: não sei se vai adiantar em algo, mas tomara que não tenhamos confusão entre as torcidas, que trocam ameaças entre si o ano todo. Mas se os torcedores de bem aprenderem a denunciar a meia dúzia de idiotas que vai lá para brigar, meio caminho está andado. Paz na arquibancada, e que vença o melhor.

23 comentários:

  1. Olha Rodrigo que coincidência este jogo, ano passado o Bruscão perdeu os dois primeiros jogos como este ano.
    E denovo o terceiro jogo é contra o Metrô, ano passado vencemos e fomos na final, será que a história vai se repetir????

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que ele vibrou e beijou a camisa do Metro quando fez o gol contra o Avaí, acho que ele tá bem afim de fazer gol hoje de novo!

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza se perguntasse para o Danilo quem é juliano ele não saberia responder. O Clube esta paganndo pelo descaso com estas categorias. É mais um que sai e o clube fica chupando o dedo. E outros também vão sair sem o clube levar nada, mas com certeza alguém tá ganhando.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das razões da boa campanha do metrô nos juvenis. Vieram aqui pra Brusque, escolheram os melhores e levaram. A direção está fazendo um trabalho heróico, mas o BFC precisa se organizar como clube. Algumas coisas podem ser feitas para isso.

    O primeiro passo é fazer um site profissional, resgatando a história do clube, títulos, estrutura interna, categorias de base, etc. Através do site, é possível começar a vender melhor a marca do clube, a marca dos patrocinadores, colocar produtos à venda (camisas, adesivos, chaveiros, posters, etc), promoções, etc. Existem outras idéias de marketing que podem ser exploradas nesse final de ano, com o apoio de um site profissional.

    Fazer também um plano para aumentar o número de sócios não só em Brusque, mas na região. O site é um instrtumento poderoso de marketing. O exemplo base que vem sendo utilizado para o projeto é o site da SE Palmeiras, que pode ser visto em http://www.palmeiras.com.br/

    Algumas pessoas que preferem permanecer anônimas estão trabalhando para isso, e vão bancar esse custo. Já existe um trabalho em andamento para colocar o site em operação, e combinamos com o Presidente Danilo e Dr. Camargo apresentar um projeto em breve.

    O passo seguinte é retomar as as negociações para o projeto de construção do estádio. Isso precisa ser iniciado agora. O BFC precisa de um estádio, e tem várias alternativas para poder viabilizar isso. Ainda não sabemos se vai ser em parceria com a prefeitura, com a Havan, ou uma fusão com o CACR, mas todas as opções precisam ser analisadas e discutidas para começar a agir.

    O BFC tem a grande vantagem de ter o Luciano como parceiro. Ele quer ver o clube forte, disputando o título estadual e seguindo o exemplo da Chapecoense. Nós temos muito mais tradição no futebol do que Chapecó. Durante 10 anos dominamos o futebol em SC, e isso pode ser feito novamente.

    Pres. Danilo, boa sorte no jogo de hoje. Desculpe o documento que enviei na semana passada. Foram colocações de um torcedor que quer ver o BFC e o futebol de Brusque forte, resgatando as tradições. Sei que algumas coisas foram precipitadas e outras inviáveis, mas foram desabafos de torcedor mesmo.

    Boa sorte no jogo de hoje. Não vou poder assistir por motivo de viagem, mas estarei acompanhando pela web.

    ResponderExcluir
  5. O Juliano foi formado na Ass. da Hering por vários anos. Foi pra Guabiruba pro causa dos Italianos e quiz voltar pra Blumenau assim como vários outros. O Metro também nao tinha contrato com ele até meses atrás, mas mesmo assim ele quiz ficar.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade Juliano é de Blumenau. Mas o Brusque podia ter lhe dado melhor com a situação. Já estou cansado do metro levar vantagem sobre a gente sempre. Abre o olho diretoria!!

    ResponderExcluir
  7. O metro não leva vantagem em nada sobre o BFC. Não tem títulos, tem menos sócios que o BFC, tem menos torcida, ficou atrás do Brusque no último estadual, etc. etc.

    Blumenau SEMPRE esteve atrás de Brusque no futebol. Pode estar melhor em alguns momentos, ma vai continuar atrás de nós sempre. Essa de vir para Brusque aliciar jogadores do juvenil é só um exemplo.

    Inclusive em outros esportes, como volei. Estamos 3 anos em seguida disputando a superliga nacional, a mais forte do mundo, e sempre participando entre os finalistas.

    ResponderExcluir
  8. Estão atrás de nós também nas categorias de base. É só olhar o ranking nacional. Eles nunca vão estar entre os 40 melhores.

    Relaxamos um pouco neste ano, mas ano que vem o Bruscão vai voltar forte de novo nos juniores e juvenis.

    ResponderExcluir
  9. Outro igual ao Bitencourt ! Não vai da nada na vida não nem precisa fica esquentando a cabeça com pouca coisa......Alguem quer fazer valer uma caixinha ai ?!?!?!

    Antes dele CERTEZA absoluta que valdo....nado......wgaucho teem mt mais chances de crescerem seu futebol e ser negociado.....

    Quanto as criticas a diretoria do Brusque....primeiro se quer criticar coloca nome ai....daa cara pra bate....pq para criticar tem mil agora para bater palma tem 1.

    Hj dps que essa diretoria assumiu a coisa ta melhor no clube ***** e mesmo assim na situação que se encontra ngm teria coragem de assumir no lugar do Danilo e Cia **** imagina naquela epoca em que eles começarão a tocar o barco !

    Tiro o chapéu pra eles pq se não o BFC teria fechado as portas. Vamo com calma com eles se não ficão de saco cheio e ai ????
    Quem assume ??? Alguem se habilita ??? Aposto que não !

    Td a seu tempo....

    ResponderExcluir
  10. Blumenau e´ a terra do capim molhado !!!!

    ResponderExcluir
  11. Que o Metropolitano ainda é inferior não se discute, porém temos que levar em consideração que é um clube muito novo e vem tendo uma assenção muito rápida,com apenas7 anos de idade já jogam na divisão principal de seu estado e ja tiveram participação em campeonato nacional, creio que o brusque é bem estruturado, mas está ai ja a um bom tempo, Se o Metropolitno seguir este rítimo logo alcançará patamares maiores, gravem o que estou falando, os caras estão muito bem estruturados, so falta estádio, mas isso acho que logo conseguirão, eu se fosse vcs abria o olho.

    ResponderExcluir
  12. Julianinho é fraco, era banco do juniores do brusque. Não vai da em nada. Pode escreve. Desse tipo, tem de monte por ai. Quem tem que abrir o olho são vcs ai de blumenau, cuida, que perde do brusque hoje de novo. hoje o jogo é o primo pobre contra o primo rico.

    ResponderExcluir
  13. Essa história de primo pobre tbém vai acabar em breve. É só esperar um pouco. Não servimos pra ser primo pobre de ninguém.

    Até pq o primo rico não é o metro, mas a Chapecoense, segundo manchete nacional do Terra.

    ResponderExcluir
  14. Nathan, o BFC com 7 anos já era campeão Catarinense.

    ResponderExcluir
  15. rapaz inteligente em trocar o bfc pelo metro.

    deve ser amigo do teco. heheheh

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo, a transmissão pode ter sido ótima, mas pra variar a Rádio Cidade estava sem audio na web.

    Seguido acontece isso, quando não fica desconectando toda hora. Ainda não conseguiram descobrir como fazer um media player funcionar. Acompanhei o jogo pela Araguaia.

    Espero que vc coloque a reprise dos gols no Parada dos Esportes de amanhã. Gosto de ouvir a tua narração, principalmente dos gols.

    ResponderExcluir
  17. Juliano - Blumenau29 de outubro de 2009 09:39

    De Danilo Rezini (Presidente do Brusque) sobre o jovem Juliano (ex-Brusque e agora no Metropolitano) em entrevista ao Reporter Gio Campos da Radio Nereu Ramos antes do jogo:
    " ... Temos que respeitar a vontade dele. Temos um bom relacionamento com o Sandro (Glatz), o Pingo (Presidente do Metropolitano), o Jaime (vice-presidente do Metropolitano) e o Metropolitano é nosso parceiro. "

    ResponderExcluir
  18. Juliano - Blumenau29 de outubro de 2009 09:40

    Ao anônimo das 13:40 = Brusque disputava a liga nacional de volei feminino com um time de aluguel, onde a maioria das jogodoras era de outros estados. O patrocinador (Brasil Telecom) escolhia onde jogar. Jogou uns anos em Brasilia, alguns em Brusque, e agora foi embora. Isso não é mérito nenhum pra cidade. Se apóie nas outras coisas boas que Brusque tem (pois é uma ótima cidade, com gente batalhadora), e não use argumentos sem fundamento.

    ResponderExcluir
  19. Não foi beeem isso que ele disse pro pessoal de Brusque. Resolveu fazer política pra não polemizar.

    O repórter devia ter perguntado sobre a cláusula formadora que o Brusque vai brigar na justiça.

    ResponderExcluir
  20. A AD Brusque fez a parceria com a Brasil Telecom, e durante 2 anos disputou a superliga. Nos jogos televisionados para todo o Brasil, se falava AD BRUSQUE e não Brasil Telecom. Ao contrário do que você diz, isso é sim UM GRANDE MÉRITO PARA A CIDADE.

    Essa parceria com a BrasilTelecom deixou para a AD Brusque know-how, formação de jogadoras e tecnologia no esporte, disputando por 2 anos a superliga mais forte do mundo.

    Nesse ano, a AD Brusque fez uma parceria com a Cativa de Pomerode. Normal, precisa de recursos para montar um time competitivo. O nome do Time É BRUSQUE-POMERODE. O dono da vaga na superliga sempre foi a AD Brusque.

    Hoje tem 2 ou 3 jogadoras de Brusque jogando no Brusque-Pomerode, que foram formadas pela AD Brusque durante a parceria com a Brasil Telecom. Uma delas é titular do time. E não é um time qqer. Ganhou os 2 títulos nacionais que diputou nesse ano.

    Tá bom assim ou quer mais?

    ResponderExcluir
  21. Juliano - Blumenau30 de outubro de 2009 11:43

    Quero um pouco mais, se possível, pois os seus argumentos são todos questionáveis.

    ResponderExcluir
  22. Você certamente não conhece a AD Brusque. Não sabe que disputou 2 superligas e está disputando nesse ano também. Não vou mais responder pq não vale a pena. Cintura dura e cabeça dura são duas coisas difíceis de serem mudadas.

    ResponderExcluir
  23. Ou quem sabe vc prefere falar do jogo de quarta e dos títulos do seu time?

    Vá cantar de galo no blog do peninha.

    ResponderExcluir