segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Copa SC, sete times, turno e returno, e SBT transmitindo

Estive na tarde de hoje na reunião convocada às pressas pela FCF (estou na foto aí do lado), no retorno do Delfim, para definir a continuidade da Divisão Especial, bem como o rumo da Copa Santa Catarina. Vou tentar resumir o ocorrido.

Divisão Especial: Rodrigo Capella, procurador da FCF, recebeu a garantia do STJD de que o julgamento dos recursos de Porto e Concórdia vai ser julgado inadiavelmente no dia 8, e já está acertado que o início do quadrangular será no dia 14 (quarta). Hercílio Luz, Juventus, Imbituba e Camboriú abriram mão da participação na Copa Santa Catarina. Menos mal.

Copa Santa Catarina: mudou tudo na Copinha. A Chapecoense efetivou a sua desistência, mas o Avaí voltou atrás, já que houve um apelo dos clubes ao presidente Zunino, uma vez que segundo o agenciador do campeonato, o televisionamento do SBT era condicionado à participação do Leão (sobre televisionamento, vou escrever em outro post. Os clubes preferiram uma transmissão gratuita à negociar com a Record).

Com o Avaí e sem a Chapecoense e os dois times da segundona, os sete times jogarão entre si em turno e returno, classificando-se para a decisão os campeões de cada turno. Caso um mesmo time leve os dois turnos, será campeão sem uma final. O início está marcado para dia 17, um sábado, às 17h, com um jogo que terá transmissão pela TV. A tabela sai amanhã, no site da FCF.

Os clubes gostaram, e eu também gostei. O objetivo da Copa é esse: colocar os times em atividade, e cada um fará um mínimo de 12 partidas. Haverá televisionamento, e o campeão participará da Recopa Sulbrasileira em São Paulo. O melhor classificado dentre Brusque, Atlético, Metropolitano e Joinville leva vaga na Série D.

E uma sobre o Catarinense de 2010: A CBF informou que, por causa da Copa do Mundo, terá que reduzir em duas datas os Estaduais. Dia 26 de outubro acontecerá a primeira reunião do Conselho Técnico do Estadual, onde se tentará achar uma solução. Minha sugestão é adiantar o início do campeonato em uma semana, de repente.

5 comentários:

  1. Então as coisas definitivamente estão feias para o lado da Record. Fica a pergunta se a Record News ou outro canal (TVCOM) quiser transmitir "gratuitamente" também pode?

    ResponderExcluir
  2. Recomendação pro Suca

    Por favor, não vamos inventar de novo. O esquema 3-5-2 é poco utilizado e difícil de ser implementado. Tem que ter as peças certas: 2 alas bons e 3 grandes zagueiros. O BFC não tem nenhuma das 2 coisas!! É muito mais coerente jogar com 3 volantes e 2 zagueiros do que com 3 zagueiros e 2 volantes.

    - Um volante tem mais domínio de bola que um zagueiro
    - O volante dá mais consistência ao meio de campo em vez de congestionar a defesa
    - O Pereira com 34 anos não tem condição de jogar de ala
    - O Marcelo é um zagueiro de altíssimo risco: cartão amarelo e expulsão. Melhor ficar no banco como opção antes de acontecer aquilo que já aconteceu várias vezes: expulsão e o BFC com um jogador a menos.

    Além de três zagueiros, uma improvisação na lateral esquerda colocando o Paulinho de ala esquerda. Isso é tudo que não deveria ser feito!!!

    Sca, não inventa pelo amor de Deus. Utilize o feijão com arroz: 4-4-2 bem treinado, com o Pereira ou João Neto na lateral direita e Lucas na esquerda.

    Não vamos começar mal! Já não bastou o exemplo de série C, com aquele desastrado esquema 3-5-2 em Curitiba? Com direito a expulsão do Marcelo e tudo?? Por que repetir o erro??

    O BFC está com um bom plantel, e se começar a inventar pra ser diferente a vaca vai pro brejo cedo. Pode acreditar.

    ResponderExcluir
  3. Pode tbém ser um 4-4-2 com 2 volantes e o Dênio um pouco mais recuado ajudando na marcação, em vez de 3 volantes. E o Ailton mais avnçado compondo o meio de campo.

    Suca, vc tem um plantel com várias opções. O pior de tudo é querer inventar. Sempre que isso ocorreum o BFC se deu mal. Vamos aprender com os erros do passado, e não repetir!!

    ResponderExcluir
  4. nao pq eles nao querem a record. ate q nao ficou tao ruim. 12 jogos garantidos, o bfc faz 5 em casa, seis semanas de atividas intensa, e a briga pela serie d vai ser boa.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim tem que mexer na tabela do Estadual. Ou faz quadrangular ou faz final. Os dois é sem sentido.

    ResponderExcluir