quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Giovane 4x1 Metropolitano. Um outro time!

Foram válidas as reuniões, as chacoalhadas e as mudanças de tática e atitude do Brusque para enfrentar o Metropolitano. Uma goleada indiscutível por 4 a 1, onde o time de Blumenau deu dois chutes a gol em toda a partida, e a consolidação de um esquema tático onde brilha a estrela de Giovane, que fez uma partida de gala.

Vamos resumir a ópera pra não ficar muito longo: o Brusque, atuando no 4-4-2 clássico, ganhou o jogo no meio-campo. O estreante Joziel e o incansável Xipote seguraram a articulação do Metrô, que não tinha qualidade nas laterais para usar como recurso. Com mais posse de bola, o controle total veio no primeiro tempo, com um gol anulado de Kanu (vou ver lá na TV amanhã pra tirar a dúvida) e o marcado por Giovane. O Metrô deu apenas um chute a gol em 45 minutos.

No segundo tempo, o panorama tático não mudou, e Suca apenas substituiu os jogadores que mostraram cansaço: Kanu, Dênio e Paulinho por Ximbica, Ailton e William. O Metrô empatou com gol de pênalti de Ricardo Lobo, mas não mudou o psicológico do Brusque, que foi mais time em todo o jogo. Giovane fez mais três gols: um desviando chute de Ailton, outro recebendo um passe de calcanhar e outro por cobertura. Fechou o placara, fez a festa da torcida e mostrou para Suca que o esquema é esse, sem tirar nem por.

Roberval Davino assumiu o golpe na entrevista coletiva. Reconheceu a derrota e criticou jogadores, incluindo o atacante Lucas, que "não aguenta correr nem dez minutos". O Metrô tem mais duas partidas, depende só de si, mas não vi em campo um esquema tático que convencesse. Os dois laterais são de baixa qualidade.

Se o passado servir, no ano passado o Bruscão vinha de duas derrotas na Copinha, sendo uma goleada para o Avaí, e conquistou o primeiro triunfo contra o Metropolitano, para depois ser campeão. Até agora, a história se repete. Será o mesmo final?

A derrota do Joinville para o Avaí coloca o Brusque na briga: se vencer na Arena, vai a seis pontos, deixando o Joinville com nove e apenas mais um jogo por fazer. Há de se torcer por resultados paralelos, mas um triunfo fora de casa no sábado traz uma esperança no turno. É esperar pra ver. Dificilmente Suca vai repetir esse esquema contra o JEC.

10 comentários:

  1. Uma resposta pra aqueles que diziam que a diretoria não sabe contratar, não entende de futebol. Chamaram o Ailton de meia ridículo, o Dênio de meia boca, o Giovani de Valdo piorado, O Kanu de perna de pau, e por aí afora.

    São esses que entendem de futebol? E agora? Não ganhamos nada ainda, mas o Bruscão mostrou que mesmo com um investimento muito menor que outros times, soube contratar e montar um time competitivo. Parabéns Danilo e André pela montagem do time, pelo critério nas contratações. Um time precisa de meio de campo. Sem meias armadores nenhum time chega a lugar nenhum.

    Suca parabéns!!! Pra nós, ganhar de 4x1 do Metro é como ganhar um título!!! Quando merece, tem que ser elogiado. Quando não inventa, sempre dá certo. Fez um 4-4-2 perfeito, com uma variante perfeita também. Nesse caso, o Paulinho com a movimentação. Escalou a defesa certa, não improvisou o Dênio na lateral esquerda, escalou certo o meio de campo e o ataque. Nota 10 pro Suca, também pelas substituições. A entrada do Ailton aconteceu na hora certa.

    Uma resposta para alguns que tentaram chamar de burro. Critiquei quando errou, mas nunca cheguei a tanto pq sei que um técnico que ganha 3 títulos merece no mínimo respeito.

    Suca, por favor não desmerece a vitória e o belo esquema tático que vc usou. Não compare o BFC de hoje contra aquele que jogou contra o Criciúma, naquele 3-5-2 ridículo sem ala esquerda e com um jogador a mais. E também aquele 3-5-2 ridículo do primeiro tempo do jogo contra o Avaí.

    Agora que conseguiu descobrir a pólvora, não precisa mais inventar. É só continuar nesse 4-4-2 estudando as variantes de acordo com o jogo e com o adversário.

    Não assisti o jogo, mas pela narração, o Rodrigo Ramos não comprometeu, só fez aquela besteira do pênalti. Graças a Deus parece que nos livramos do risco de ter o Marcelo em campo para ser expulso e deixar o time sempre com 1 a menos. O Joziel também pela narração pareceu bem melhor que o André Luiz, inclusive nos passes. A tendência é melhorar mais ainda qdo o Lucas voltar pra lateral esquerda.

    To começando a acreditar que o BFC vai recuperar a vaga na série D. Precisa somar pontos pq o representante na série D pode sair por índice técnico, se o Criciúma, Figueirense ou Avaí forem campeões dos turnos. Tem que ganhar dos adversários diretos. O jogo de sábado contra o Joinville vai ser fundamental.

    ResponderExcluir
  2. E a história do ano passado vai se repetindo, com a vitória contra o metro no terceiro jogo e rumo a final.

    ResponderExcluir
  3. A noite foi do B ! Bruscão Barueri oooo coisa Boua ehaouaah !

    Sera que o Giovani pediu qual musica para passar no fantastico ?

    Tomara que seja uma daquelas da Banda Cavalinho para entrar no ritmo !

    heoaouauoaoa

    ResponderExcluir
  4. E o tal de Julianinho? Será que é tão bom assim?

    Ontem o Suca foi 10. Escalou bem o time sem inventar e acertou nas trocas. O Metro empatou e já começava a tomar conta do jogo e as substituições vieram na hora certa. É assim que queremos ver o Brusque jogar, sem invenção.

    ResponderExcluir
  5. ESTA É A NOTICIA DO SITE DA FCF.

    28/10/2009 - METROPOLITANO E FIGUEIRENSE VENCEM NA QUARTA RODADA DA COPA SANTA CATARINA.

    Definitivamente a incompetência mora lá.

    Outra que tem lá:
    Na tabela de classificação da segundona o Juventus apareçe com dois ponts. Como isso? Se empatou uma e perdeu a outra.
    É só mais um errinho, coisa que não costuma acontecer por lá.

    ResponderExcluir
  6. Os dois pontos do Juventus tão certos. Eles tem um ponto extra pelo título do primeiro turno.

    Já a notícia do site da FCF, não vou comentar. Já houveram assessores melhores lá.

    ResponderExcluir
  7. Como ganhar do Joinville? Acompanhei o jogo entre Joinville e Criciúma na Arena pelo radio. Foi 2x0, com um gol de Lima no primeiro tempo e outro de pênalti no finalzinho do jogo (se não falha a memória). Um jogo muito equilibrado, com o Criciuma tendo chances também de marcar no segundo tempo.

    O placar não diz muito o que foi o jogo. O time do Criciúma é fraco, como vimos em Itajaí. Não é difícil ganhar o jogo, mas vamos ter que jogar contra a arbitragem também, como de costume. Os jogadores precisam ser orientados a NÃO TOMAR CARTÃO AMARELO, pq vai ser expulso na segunda jogada mais forte. Atenção direção e Suca!!

    No sistema 4-4-2, existem opções mais defensivas e opções mais ofensivas. Para o meio de campo, no segundo 4 do 4-4-2, muitos técnicos utilizam 3 volantes, com dois de marcação, um terceiro que normalmente sabe sair jogando (como por exemplo o Rodrigo Bagé, ex-BFC, e Pedro Ayub) mais um meia armador.

    O BFC não tem opção para um terceiro volante. O Paulinho pode até ser adaptado para ajudar na marcação, ou o Dênio pode jogar um pouco mais recuado.

    Uma das opções seria escalar o William Gaúcho um pouco mais na frente e o Dênio um pouco mais atrás ajudando a marcação junto com os 2 volantes. Ou o inverso. Não sei qual das duas daria melhor resultado, só treinando para sentir. Apesar do Paulinho ter jogado bem, o William depois que entrou participou de pelo menos 2 dos 3 gols do segundo tempo. Precisa arrumar um lugar pra ele, pelo menos meio tempo.

    Um dos volantes vai ter que colar no Lima, e deixar sempre pelo menos um dos zagueiros na sobra. Estudar qual o lado mais forte do Joinville no ataque (esquerdo ou direito), e orientar o Lucas e o Pereira pra não deixar espaço. Anulando o Lima acaba o ataque do Joinville. Esperamos que o Suca tenha conseguido os vídeos dos jogos do JEC pra orientar e mostrar para os jogadores e armar o esquema de marcação.

    O BFC tem jogadores rápidos e pode matar o jogo nos contra-ataques. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  8. parece que o lima não vai jogar. foi substituido no intervalo do jogo contra o avaí sentindo a coxa.

    um problema a menos se isso se confirmar.

    ResponderExcluir
  9. se o lima não puder jogar, deve jogar o charles. tudo que vale pro lima vale pro charles. se deixar mano a mano dançou. o charles é mais rápido do que o lima.

    ResponderExcluir
  10. O Geov4ne se ta me ouvindo?

    ResponderExcluir