sábado, 31 de outubro de 2009

JEC 5 a 1. Puro Placebo

Na linguagem médica, "Placebo" é aquele medicamento que não cura doença alguma quando ingerido. Serve apenas pra criar um efeito psicológico na pessoa que acha que está doente.

Com o Brusque é parecido. Achávamos que o time estava bem. Fomos todos enganados direitinho. O time é uma bomba, e o Metropolitano que é fraco demais pra conseguir tomar quatro gols.

Suca repetiu a mesma escalação da vitória de quarta, com João Neto na ala direita e Pereira na esquerda, deixando Lucas no Banco. Não vou condená-lo por ter usado a tática do "time que está ganhando não se mexe". Apostou no que deu certo e quebrou a cara. Eram 22 minutos e já estava 2 a 0, com João Neto andando em campo feito barata tonta. Após a entrada de Lucas, o vazamento estancou e a coisa melhorou um pouco.

No segundo, a mesma coisa, até o terceiro gol do JEC. O Brusque teve Joziel e Thiago expulsos, e tomou mais dois. Sinceramente, não achei o Joinville nenhuma seleção. Foi o Brusque que deixou eles fazerem o que quiseram. E o resultado foi natural, assim como poderia ser de mais. O time arrumou dois problemas para o jogo de segunda, contra o Figueira: três desfalques, sendo a dupla de zagueiros e um volante. Não há tempo para treinamentos e Suca vai ter que improvisar.

Fato é que esse time que está aí não serve para o Campeonato Catarinense. E dá pra contar nos dedos o número de jogadores que se aproveitam. É bom aproveitar que há tempo para fazer um raio-x completo da situação do clube e verificar, um a um, quem são os bons ou ruins dentro do elenco. O primeiro turno da Copinha foi pro vinagre, e dificilmente acontecerá algo no segundo.

Vamos ver segunda.

Abaixo, os gols do jogo:

11 comentários:

  1. Vi o jogo na Arena, time completamente irreconhecível comparado ao jogo de quarta, na volta do intervalo o Brusque vinha impondo um bom ritmo de jogo e até pressionava um pouco, mas ai veio o JEC e fez o 3º, um balde de agua fria.
    Depois ainda teve as expulsões, dai desandou de vez.
    Por fim, golaço do Ailton de falta, mas ja era fim de jogo, viagem de volta foi ruinzinha :/

    ResponderExcluir
  2. Felicidade de marreco dura pouco. E tinhe "jornalista" aí falando em vencer o JEC na Arena e ser campeão do turno.

    PIADA

    ResponderExcluir
  3. Foi duro tomar 5 gols, mas não é o fim do mundo.

    Primeiro, NÃO CONCORDO que o time é uma bomba. É praticamente o mesmo time que ganhou 3 títulos:

    Defesa a mesma
    pereira, thiago, marcelo, lucas

    meio de campo parecido
    josiel, xipote, dênio, valdo = xipote, bagé, dênio, bitencourt

    ataque parecido
    kanu, giovani = xavier, neno (nem lembro direito quem era o centroavante)

    Qual a diferença? Pra mim só o Rodrigo Bagé, mas faz uma grande diferença. No ataque, Giovani e Xavier se equivalem.

    Jogar fora de casa contra um time forte como o Joinville num 4-4-2sem terceiro volante é muito difícil. Num comentário anterior, falava que estava sentindo falta de mais um volante, e citei o Fabricio. Alias, o Fabricio encaixaria bem nesse time.

    Não vamos culpar o Suca. Como o Rodrigo falou, apostou no que deu certo. Só que essa escalação é pra jogar em casa, e tomar a iniciativa do jogo, coisa muito diferente de jogar fora e contra o Joinville.

    Pode ter errado não colocando logo de início o Pereira na direita e Lucas na esquerda. Só isso. Não tinha uma opção de terceiro volante pra fechar o meio de campo e parar o Joinville.

    O Joinville veio com uma escalação totalmente ofensiva. Adiantou o meio de campo com Claudemir como segundo volante. O Brusque precisava se defender, e faltou alguém pra fechar o meio de campo e tornar o setor defensivo mais consistente.

    Tomamos um gol fatídico logo no início, e pra variar o juiz inventou um penalti logo depois que acabou com o time. Mas sabíamos que teríamos que passar por cima da arbitragem pra ganhar.

    Precisamos FORTALECER O SETOR DEFENSIVO: 2 laterais e 1 zagueiro bom pra jogar com o Thiago. E mais 2 volantes bons, junto com o Joziel e Xipote. Um deles precisa ser um terceiro volante que saiba sair jogando.

    As expulsões e cartões estão prejudicando muito. Tivemos 5 jogadores expulsos em 4 jogos, fora os cartões. Isso é resultado da falta de consistência principalmente no setor defensivo do meio de campo. Os nossos jogadores estão chegando atrasados no combate e sendo obrigados a fazer faltas pra cartão.

    Acho que para o próximo jogo o João Ricardo merece uma chance. Não vi o nosso goleiro fazendo NENHUMA DEFESA DIFÍCIL nos 4 jogos. Todas as bolas difíceis que vieram entraram.

    Vamos juntar os cacos e preparar um time pra jogar contra o Figueirense na segunda-feira.

    O William Gaucho tem que entrar de titular nesse time. É um jogador que dá combate, e pode compor o meio de campo junto com o Dênio, fazendo uma funçao parecida com aquela que o Bitencourt fazia. Nisso perdemos muito. Apesar do Bitencourt não ser grande coisa, fazia um papel importante de auxilio na marcação no meio de campo. Muito diferente do Paulinho, que jogou hoje fazendo a mesma função.

    João Ricardo
    Pereira, Marcelo, Nistchi e Lucas
    Xipote, João Neto, William e Dênio
    Kanu e Giovani

    Dá pra encarar o Figueirense com esse time.

    Presidente, sei que vc e o Camargo deixaram o estádio desanimados e de cabeça baixa. Não vamos desanimar!!! A Copa SC é só uma pré-temporada para o estadual. É bom que as deficiencias apareçam agora. Temos tempo de sobra pra corrigir.

    Não podemos perder todo esse apoio que conseguimos do Luciano, dos empresários, da prefeitura e da torcida. Vem muita coisa boa pela frente, pode ter certeza. Sabemos que com esse plantel vai ser difícil conseguir alguma coisa ainda nessa Copa SC, mas dá pra pra melhorar no segundo turno.

    Presidente, tenho novidades importantes sobre o site, e algumas idéias para o jantar de adesão. Estou em contato com o Walmor, presidente de honra do Atlético Paranaense e muito amigo nosso. Eles estão com um plantel grande, e dá para conseguir pelo menos uns 2 jogadores bons que não vão ser utilizados no estadual, e com salários que o BFC pode pagar.

    Vou estar em Brusque na terça-feira para uma reunião com o pessoal que está projetando o site.

    Presidente, mais do que nunca o BFC precisa de vc. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. "E dá pra contar nos dedos o número de jogadores que se aproveitam."

    Se dá pra contar nos dedos não tá tão ruim assim. Afinal, temos 10 dedos....

    Número parecido com aquele que penso, considerando os jogadores da base.

    Precisamos fortalecer apenas o setor defensivo. Cinco ou seis jogadores resolve.

    ResponderExcluir
  5. Amigos torcedores do BFC

    Vamos unir forças!! Temos que dar apoio ao nosso time nos momentos difíceis! Deu pra ver naquela goleada contra o metro que o time não é ruim.

    Malhar e criticar não resolve nesse momento. Os problemas vão ser resolvidos. A Copa SC é pra isso mesmo, e vamos melhorar com certeza. A torcida precisa ir ao estádio nos momentos bons e nos ruins também.

    Vamos ver como nossos jogadores formados na base vão se sair. Devem jogar o João Neto, Nitschi, William, Valdo, Leonardo, Ximbica O João Ricardo merecia uma chance também.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Richard!!

    Vc representa todos os verdadeiros torcedores do Bruscão!

    ResponderExcluir
  7. Tava vendo as escalações de jogos do Brusque na época dos títulos. Essa escalação aí em baixo foi a do primeiro jogo da decisão do returno da DE contra o Juventus em Jaraguá do Sul. O resultado foi Juventus 3x4 Brusque, em dia de muita chuva.

    Alessandro; Pereira, Juliano (Marcelo), Tiago e Dênio; Baiano (Valdo), Xipote, Rodrigo Bagé e Paulinho (Neno); Rafael Bittencourt e Rafael Xavier.

    Time muito parecido com o atual. Mas pela escalação, é possível notar uma diferença fundamental entre aquele time campeão da DE e Copa SC e o time de ontem. Tinha um meio de campo forte, com 3 volantes: Baiano, Xipote, Rodrigo Bagé. Três jogadores de muita raça. Foi o que faltou no time de ontem.

    Hoje só temos 2 volantes no plantel: Xipote e Joziel. O Joziel é bom jogador e pode ser um dos 4 volantes que o plantel precisa. Faz muita falta um jogador com as características de Rodrigo Bagé, Pedro Ayub ou Claudemir para ser terceiro volante. Jogar fora de casa no 4-4-2 precisa de 3 volantes.

    Para jogar em casa ou quando for preciso ficar mais ofensivo, dá para tirar um dos volantes e colocar um meia, como foi feito na troca do Baiano pelo Valdo naquele jogo. O Dênio é um jogador flexível, útil para o plantel. Nessa partida jogou na lateral esquerda, e ajudava o Bitencourt na articulação. Tinha o Rafael Xavier, muito bom, hoje tem o Giovani, um dos artilheiros da Copa SC com 5 gols.

    Portanto, não tem lógica dizer que o time é uma bomba. Tem deficiências. Passados quase 2 anos, jogadores como o Pereira já não tem mais o mesmo rendimento. O Pereira é uma boa opção para o plantel, não necessariamente titular hoje. Nesse plantel só precisa fortalecer a marcação, com mais 2 volantes sendo 1 um terceiro volante, 2 laterais e 2 zagueiros bons. Articulação, armação e ataque estão bons, com os garotos Valdo, William, Leonardo e mais o Ximbica disputando vaga no titular.

    ResponderExcluir
  8. Agora que a vaca foi para o brejo querem colocar os meninos da base.
    Tem que deixar os bruxos do Suca, é eles que tem que dar a volta por cima e conseguir reverter a situação, são eles que ganham bem e colocar toda a meninada agora é suicidio.

    ResponderExcluir
  9. Eu também acho, vai ser um jogo com muita pressão da torcida e esse não é o momento de colocar muitos garotos no mesmo time.

    ResponderExcluir
  10. Não sei qual o time que o Suca vai colocar, mas gostaria de ver

    João Ricardo
    João Neto, Marcelo, Nistchi e Lucas
    Xipote, Pereira, Dênio e William
    Kanu e Giovani

    O Valdo vem de contusão, talvez não possa jogar. O Ximbica tem entrado bem sempre na metade do segundo tempo, pra dar movimentação. O mesmo vale pro Leonardo. Pra mim 3 jogadores da base hoje tem condições de ser titular: João Ricardo, Valdo William. Os outros (João Neto, Nitschi, Tom, Leonardo) ainda tem que mostrar serviço. João Neto e Leonardo tiveram bastante chance, mas ainda não mostraram nada.

    Nesse time de cima tem o Nitsche pq 2 zagueiros estão fora, o João Neto pq ficamos só com um volante e alguem tem que ser improvisado (pensando bem, o Pereira improvisado como volante pode ser melhor do que improvisar o João).

    Opinião minha: daqui pra frente, o William poderia ser o jogador de combate no meio de campo fazendo uma função parecida com Bitencourt. O Dênio precisa se adaptar para fazer a função de terceiro volante e armador, se o Suca mantiver o 4-4-2. Falta poder de marcação no meio de campo.

    Não tenho nada contra o goleiro Fabiano, mas o João Ricardo merece uma chance. Goleiro tem que pegar bolas difíceis também, pelo menos as vezes. Se for pra pegar só as fáceis, qqer um pode ser goleiro. Posso estar enganado pq não assisti todos os 4 jogos, mas não vi o Fabiano fazendo nenhuma grande defesa até agora. Todas as bolas difíceis que vieram entraram.

    Boa sorte noo jogo de hoje Bruscão!

    ResponderExcluir
  11. botar a base?? joao neto? leo? tom? valdo?
    cada dia q passa vejo q nao sei nada de futebol.

    da base o unico q tenho ainda esperança eh o willian gaucho, pq jogou pouco e ainda fora de sua posição. no mais so se salva o valdo como opçao de banco.

    ResponderExcluir