sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Calendário do Futebol de SC em 2010 é sugerido

Acontece hoje a tarde a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Estadual de 2010, e aproveitando o encontro, será discutido o calendário do futebol de Santa Catarina para o próximo ano. Conversei com dirigentes que estiveram na reunião dos clubes em Joinville, e trago aqui as sugestões que serão colocadas em pauta hoje. Há mudanças importantes:

- Início do Estadual: como já havia falado aqui, duas datas destinadas ao Estadual serão retiradas pela CBF, que tem calendário apertado por causa da Copa do Mundo. Para encontrar estas duas datas extras, será sugerida a antecipação do início do Catarinense em uma semana. Eu acho difícil que isso aconteça, pois atrapalharia as pré-temporadas. Deve haver mudança de regulamento, mesmo que isso esbarre no Estatuto do torcedor, que ordena a repetição do mesmo por no mínimo dois anos. Por enquanto, ele começa em 17 de janeiro e termina em 2 de maio, como manda o calendário oficial.

- Copa Santa Catarina: como todos sabem, não haverão jogos do Brasileirão no período da Copa do Mundo. Então surgiu a proposta que a Copinha uma semana após o final do Estadual, e se estenda até o fim da Copa da África. Detalhe importante: a Copa Santa Catarina valerá uma vaga para a Copa do Brasil de 2011, junto com o Campeão Catarinense de 2010. Essa era a grande reclamação dos clubes do interior, e parece que foi atendida.

Estarei na reunião hoje a tarde, novidades eu vou postando no Twitter e depois aprofundo no Blog.

5 comentários:

  1. fazer a copa sc durante a copa do mundo eh roubada. a impresa e o publico esta todo voltado a copa do mundo.

    e no mais, como fica o segundo semestre sem competição??? ainda mais agora, q as pessoas ja estão se acosumando a ter jogos tb no segundo semestre, principalmente em brusque.

    esses caras são mto burros, depois reclamam que falta dinheiro, calendario, patrocinio, publico etc.

    por fim, copa do mundo eh copa do mundo, tem q parar tudo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. copa do mundo é uma coisa que cada vez fica mais chata.

    acho que é uma boa a copa sc nessa data.

    ResponderExcluir
  3. bom, quanto a realização da Copa SC logo após o Estadual e, também, quanto à classificação do campeão para a Copa do Brasil, acho que são decisões precipitadas e que não beneficiam em nada os times do interior.

    Vejam só, hoje a Copa SC é utilizada como uma competição preparatória para o Estadual seguinte. Antecipando para o meio do ano, será como um alongamento do Estadual.

    Ou seja: o time terá que ser montado a partir do zero para o Estadual (perdendo assim aquela 'vantagem' que tinha em relação às outras equipes); com a saída dos seus destaques para times que disputam o brasileiro, as equipes terão que contratar mais jogadores e iniciar uma nova preparação; após a Copa SC, os times serão desmontados e todos ficarão reclamando de falta de calendário.

    Além disso tudo, a vaga para a Copa do Brasil chamará a atenção dos times grandes. Isso valorizará a competição, sem dúvida, mas também tirará a chance das demais equipes. Afinal, se, por exemplo, repetir 2009 e o figueirense ficar de fora da final do estadual, ele virá com tudo para a Copa SC. O mesmo serve para todos as demasi equipes.

    Quer dizer, uma coisa que a princípio era para valorizar os times do interior, pode prejudicá-los ainda mais.

    Vamos ver o que acontece.

    Abraço,
    Guto

    ResponderExcluir
  4. Pior para os times do interior é terminar o estadual e ficar 6 meses sem calendário e ter que montar outro time para a copa sc.

    não precisa de copa sc para preparar para o estadual.

    ResponderExcluir
  5. olá anônimo, poderia estar defendendo o meu lado (como torcedor do Avaí), mas, sinceramente, olhando um pouquinho lá na frente, vejo que antecipar a Copa SC é pior (para os times que nao participam do Brasileiro) do que deixar no final do ano.

    Acredito que a falta de calendário continuará e, como escrevi antes, a ausência de uma competição que anteceda o Estadual acarretará que as equipes ditas menores deixarão para se preparar mais em cima da hora. Pra mim, isso é péssimo para essas equipes e para a competição como um todo.

    Abraço,
    Guto

    ResponderExcluir