sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estadual 2010 com novo regulamento. Copinha valerá Copa do Brasil

Estive na tarde de hoje lá na sede da Federação Catarinense de Futebol, acompanhando a reunião do Conselho técnico do Catarinense de 2010. Reunião rápida, que foi dividida em três tópicos importantes, que vou relacionar abaixo, e na sequencia:

- Proibição de bebidas nos Estádios: a cervejinha na arquibancada, que já era proibida nos jogos do Brasileirão, agora vai ser banida também dos jogos do Estadual. O Coronel Eliésio Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar, deixou claro que vai baixar uma portaria que proibirá o comércio de bebidas alcoólicas dentro e em um raio de 200m dos estádios (a distância foi diminuída) três horas antes e duas depois das partidas. Aqui, voltamos a uma história que já aconteceu: já há uma ação judicial impetrada pelos clubes contra a PM no ano passado, que acabou tendo sucesso na justiça. A FCF diz que os clubes não devem buscar a liberação da cerveja via judicial. Os clubes pequenos perdem uma importante renda com a venda nos estádios.

- Catarinense 2010: Como já expliquei, o calendário para os estaduais tem duas datas a menos (24 ao invés de 26) o que força a mudança do regulamento do Estadual. Eu gostei. Em cada turno, os 4 melhores da classificação após os nove jogos se enfrentam em semi-finais e finais em jogo único, com renda dividida. Em caso de empate, o mandante do jogo leva. Simples, sem prorrogação nem pênaltis. O campeão de cada turno faz a final, e se o mesmo time vencer os dois, haverá decisão contra o melhor time do índice técnico (essa parte não concordo, se o time venceu os dois turnos merece ser campeão de forma direta). A transmissão será da RBS TV (a RIC nem apareceu pra cobrir o encontro), e apenas o campeão vai para a Copa do Brasil de 2011. O estadual começa em 17 de janeiro e terá como base a mesma tabela do Estadual deste ano. A final será no início de maio. Vale também a segunda vaga do Estado na Série D deste ano. Primeira rodada: Avaí x Brusque, Ibirama x Chapecoense, Figueirense x Campeão da Especial, Metropolitano x Vice da Especial e Joinville x Criciúma.

- Copa Santa Catarina 2010: A Copinha vai virar Copão. Vai dar os mesmos prêmios do Estadual e vai começar uma semana após o fim do Catarinense. Termina em 10 de julho, invadindo a Copa do Mundo. Serão duas chaves de cinco times, que jogarão dentro delas, classificando dois de cada para as finais do primeiro turno, repetindo a fórmula no segundo. O campeão da Copa SC estará na Copa do Brasil 2011, decisão referendada por todos os clubes, menos Avaí e Figueirense. O melhor clube que não participa do Brasileirão ganha vaga na Série D de 2011. Detalhe: os times que vierem a ser rebaixados no Estadual jogarão a Copinha, o que significa dizer que um clube de SC poderá jogar a Copa do Brasil e a Divisão Especial de SC em 2011.

Tirando a questão da vaga na Copa do Brasil, onde os times da Capital perderam no voto qualificado, todos gostaram do novo calendário, que dá um calendário de sete meses aos clubes.

15 comentários:

  1. Ótima cobertura Rodrigo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente cobertura!

    Rodrigo, há algum problema se eu publicar esse post no Dale Tigre como post parceiro?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, o que deveria mudar era a questão das vagas para copa do brasil mesmo, ou seja, campeão e vice deveria ir para a CB, e a Copa SC deveria ser de acesso a série D já de 2010, tendo apenas os 8 times, ou seja, os rebaixados já caiam fora da copa SC.

    Uma pergunta, serão 2 vagas para SC na série D de 2011???

    ResponderExcluir
  4. Sim, 2 vagas na D do ano que vem, uma na Copa SC de 2010 e outra no Estadual de 2011.

    ResponderExcluir
  5. Proibir a venda de cervjas nos estádios?
    Então cada festa de igreja, baile, danceteria, deveria ser proibida tb.

    A PM está querendo que volte a ditadura e regredindo em vez de progredir.

    É uma grande fonte de renda dos já combalidos clubes que lutam pra fazer futebol.

    Uma vergonha isso.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se isso poderia acontecer, mas deveriam ter feito um campeonato só mais longo aproveitando o máximo desse tempo, com jogos aos finais de semana e uma mini copa SC durante a semana.

    ResponderExcluir
  7. na verdade, na verdade... teremos 2 campeonatos estaduais. Não consigo ver isso como positivo nunca!

    Outra coisa, não entendo essa ilusão sobre o calendário de 7 meses. Janeiro a Julho, ok! Mas atualemnte não vai de outubro até maio?!?

    Infelizmente acredito que essa 'revolução' toda não vai acabar com as reclamações de falta de calendário e, ainda por cima, refletirá numa queda gritante da qualidade técnica do nosso futebol a partir de 2011. (já escrevi sobre nos comentários do post anterior)

    Especificamente sobre a fórmula do Estadual, também me agrada as semi-finais e finais nos turnos. Acho que campeonato estadual tem que ser assim mesmo. Só que, ainda concordando com o Rodrigo, acho um absurdo ter final caso o mesmo time vença os dois turnos. Não existe nada mais ganancioso e burro do que isso!

    Sobre a cerveja nos estádios, sou da opinião que deveriam fazer o movimento contrário. Afinal, proibem a venda nos estádios e forçam o torcedor a ficar espalhado pelas ruas até o início do jogo. Seria muito mais inteligente e fácil para monitorar/coibir os excessos se incentivassem e dessem atrativos (além de condições de segurança, claro) para o torcedor entrar antes nos estádios. O problema não é a cerveja, é a falta de ações exemplares que repreendam quem se excede.

    Abraços e bom final de semana a todos,
    Guto

    ResponderExcluir
  8. axo q fazer uma competição durante a copa do mundo eh roubada.

    outro ponto eh a demanda de jogadores, todo mundo sabe q no segundo semestre a maioria dos estados nao tem competição, sobra jogadores.

    ResponderExcluir
  9. faz muito tempo que copa do mundo perdeu a graça. quase ninguém se interessa mais.

    prefiro o catarinense.

    ResponderExcluir
  10. pois eh..axo q a ric deveria transmitir a copa sc do ano que vem,nos mesmos horarios q a globo transmite a copa do mundo. axo q a ric vai ganhar froxo no ibope

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, uma dúvida: a Copa SC será entre maio e julho só em 2010 ou a proposta aprovada é que continue assim por mais anos?!

    Abraço,
    Guto

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o Anônimo 10:14

    ResponderExcluir
  13. A policia já chegou a tirar o radinho de pília dos jogos, ai voltou atras, agora tirou a carvejinha que todos gostam de ver um futebol tomando uma gelada, só falta tirar o amendoim! Não da pra entender. E as baladas na madrugada o coro come de alcool!!! Vai entender. Como se essa meia duzia de torcedores imbecil que todos os clubes tem vão parar de fazer baderna porque a policia trancou a venda de cerveja nos estádios, quem quer fazer cagada, chapa o coco de cuba, pinga, droga e depois vai para o jogo. Todos nóis torcedores e todos o clubes estão pagando o preço por meia duzia.
    Isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  14. Que porcaria. Marcílio fora da Copa SC. Foi só o Marcílio cair que mudaram o regulamento, nada de subir já com vaga na série D como o Brusque fez.

    ResponderExcluir