sábado, 18 de abril de 2009

Escala acertada

Os números do Top da Bola mostram claramente as boas atuações de Wagner Tardelli e José Nazareno Marcelino no Campeonato Catarinense. Por isso, foi acertada a decisão da FCF em escalá-los para os jogos finais deste quadrangular. Tardelli comandará Criciúma x JEC, enquanto Nazareno fará Avaí x Chapecoense.

E será uma boa se cada um apitasse um jogo das finais do Estadual. E nada de arrumar o José Acácio da Rocha, como ano passado.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Camboriuense pede ajuda para trazer Danrlei

Em seu site oficial, a Camboriuense lançou uma campanha para arrumar pessoas dispostas a bancar a vinda de Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, para Camboriú. O texto é o seguinte:

Já é certo que a Camboriuense não medirá esforços para chegar à elite do futebol catarinense. Por isso, busca nomes experientes e qualificados para fazerem parte do Grupo que terá como objetivo o acesso à primeira divisão. E um nome que aparece forte nas pretensões do tricolor é o do multicampeão Danrlei, ídolo do Grêmio-RS nos anos 90.
Danrlei foi cinco vezes campeão gaúcho, tri da Copa do Brasil, campeão de um Brasileirão, uma Libertadores e uma Recopa. Porém, os altos valores pedidos pelo jogador complicam sua vinda para Camboriú.
No entanto, a diretoria, mostrando que tem muito interesse em contar com o jogador, busca possíveis investidores para patrocinar a vinda do ídolo gremista. Interessados podem entrar em contato com os diretores do tricolor, para que esse sonho se torne uma realidade, e a meta da Cambura seja muito bem protegida na segundona.


A Camboriuense poderá não subir, mas tá fazendo um agito. Danrlei, que acabou suspenso do Campeonato Gaúcho devido a uma pancadaria numa partida em Pelotas, poderá aproveitar bem a noite de Balneário. O time também anunciou um reforço experiente: o zagueiro Téio, de 34 anos, que jogou o último estadual pelo Atlético de Ibirama.

Reta final do Top da Bola

Recebi hoje email da organização do Top da Bola, da qual somos votantes.

Semana que vem, receberemos o formulário final do prêmio, onde teremos que indicar os melhores do campeonato, por posição, escolhidos através de uma lista dos nomes mais bem votados em todo o Estadual.

Este ano quero a ajuda do pessoal do Blog. Um dos votos será feito pelo pessoal que frequenta esse espaço.

Assim que sair a lista, vou colocar aqui nesse espaço e vou receber os votos da nossa audiência. Os mais citados vão pro formulário que será encaminhado ao MAPA para a votação.

Semana que vem, mais informações. A festa será no dia 5 de maio, em Florianópolis.

Agora é esperar

Com a derrota por três sets a zero para o São Caetano, o time de vôlei de Brusque repete a mesma colocação do ano passado, terminando a Superliga na quarta colocação.

O Ex-Brasil Telecom tem até hoje para ter uma resposta sobre o novo patrocinador do time. Renan Dalzotto já avisou que precisa de alguém que coloque 50 mil reais mensais ao ano para que o time se mantenha em Brusque, que ele se encarrega do resto.

Aguardemos o desenrolar dos fatos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Homenagem?

Coluna do Roberto Alves, hoje no DC:

O Grupo RBS homenageia, segunda-feira, a Federação Catarinense de Futebol pelos seus 85 anos de criação. Um almoço de confraternização será realizado, tendo como figura central o presidente Delfim Pádua Peixoto Filho.

O engraçado é que todo mundo critica, faz campanha pra ele sair, e aí vem a RBS pra fazer almoço de homenagem.

Na Segunda, assisti na TVCOM via Internet uma entrevista com o Francisco Noveletto, catarinense, natural da simpática Pouso Redondo, que é presidente da Federação Gaúcha de Futebol. A diferença de organização das duas federações é absurda, fruto dos benefícios que uma mudança de gestão faz. Noveletto assumiu a FGF em 2004 após uma permanência de 13 anos de Emídio Perondi, e fez um excelente Campeonato Gaúcho. Basta ver quanto os times do interior recebem só de direitos de TV. A FGF vendeu os direitos de transmissão do Campeonato Gaúcho para a Rede Globo por R$ 60 milhões por um prazo de 4 anos, no ano passado, e Noveletto comemorou: " “Acredito que alguns clubes do interior terão dinheiro para pagar suas folhas no futebol por quatro anos, se continuarem disputando sempre a competição. Foi um grande negócio para o futebol gaúcho”.

Aqui, todo mundo sabe o que aconteceu.

Mas como há quem ache que a administração do Delfim está boa, vai ter um almoço de homenagem...

Só lamentações e lamentações...

Ouvir uma entrevista coletiva do técnico do Criciúma, Leandro Machado, é coisa que irrita até quem não é torcedor fanático do Tigre.

O Tricolor ficou no 2 x 2 contra o Náutico e terá que transformar o jogo em uma "batalha dos aflitos 2" lá no Recife se quiser a vaga para a próxima fase.

Vamos ser sinceros: o time que tem mostrado esse futebolzinho que mostrou na reta final do catarinense tem chances de passar de fase fora de casa contra um time de Série A?

O Criciúma até teve poder de recuperação. Perdia o jogo, conseguiu a virada com gols de Zulu e Kempes, mas um pênalti para o Timbu no final da partida valeu um importante resultado para os visitantes. Os jogadores, principalmente o meia Mateus, sairam vaiados. Leandro Machado nem tanto. O torcedor cansou.

Mas o que cansa é ouvir desculpas como "hoje não deu certo", "vamos trabalhar pra melhorar" ou até "estamos conscientes que podemos fazer melhor" por parte do técnico Leandro Machado. Se já era pra ele ter ido faz um tempo, agora ele terá uma semana pra sua despedida. Depois do jogo em Recife, a não ser que aconteça um improvável milagre, o Tigre entra em vida nova para a Série C.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Terceirona News

Maio está chegando, e a Federação vai divulgar a lista dos novos times que se aventurarão no futebol profissional de Santa Catarina.

Terça-feira vai ser o dia da terceirona aqui no Blog, exceto em edições extraordinárias.

A primeira vem do médio-vale: informa o natural de Massaranduba, mas indaialense por adoção Silvio Kohler que o XV de Outubro está confirmadíssimo na Divisão de Acesso. O coordenador de futebol do rubro-anil de Indaial é Jocélio Kresch, ex-treinador dos juniores do Atlético de Ibirama.

E alguns blogonautas perguntaram sobre o fim do NEC-Caçador, que aparentemente encerrou a parceria. O NEC, de Egon da Rosa, ainda não tem local pra jogar a Segundona desse ano. O Presidente do Caçador, Denílson Araújo, mandou mensagem ao blogueiro, respondendo à pergunta sobre o destino do CAC:

"O Caçador Atletico Clube esse ano deverá mesmo é priorizar as categorias de base onde possuimos cerca de 250 atletas treinando diariamente e deveremos participar a nivel profissional da divisão de acesso 2009, usando ai muitos atletas da nossa base.
um forte abraço e sucesso amigo.
sds
Denilson Araújo
"

Respondida a pergunta, em breve mais times da Terceirona Catarinense. Será que teremos de novo o time de Guarujá do Sul?

Gonzaga Milioli na Camboriuense

Dois meses pro início da Segundona, e a Camboriuense já tem treinador, anunciando um nome de muita experiência para o comando.

Ele já tinha sido anunciado no Próspera, mas Luiz Gonzaga Milioli, prestes a completar 59 anos de idade, é o novo técnico da "Cambura", clube que pela sexta vez tenta o acesso à Divisão Principal.

E o site oficial já avisa: Se depender da Camboriuense, o encontro com o Marcílio Dias, da vizinha Itajaí, só acontecerá em 2011, na Divisão Principal.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mudanças nos times da Série D

Atenção torcedores de Brusque, JEC e Chapecoense: as definições dos times dos Estados vizinhos estão chegando, e os times catarinenses vão conhecendo os seus possíveis adversários na Série D.

No Rio Grande do Sul, uma mudança: o Pelotas (campeão da Copa Lupi Martins) e o Ypiranga de Erechim, melhor campanha do interior no Gauchão, confirmaram sua participação. O problema está na terceira vaga: pela ordem, Veranópolis e Santa Cruz já fecharam o seu departamento de futebol nesta temporada. O time seguinte, a Ulbra, está mergulhada em séria crise financeira e não deverá disputar. O próximo da fila é o São José, de Porto Alegre.

No Paraná, onde o Londrina (campeão da Copa PR e rebaixado para a segundona) já tem vaga, o J. Malucelli, que deverá mudar o nome para Corinthians Paranaense, está bem próximo de garantir a última vaga do Estado na Série D.

Falta saber quem será o segundo catarinense, que ganhará no embalo uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.

Pomerode entra na briga por Vôlei de Brusque

O Presidente da AD Brusque, Rubens Fachini, esteve há pouco aqui na TV. Veio pedir um empenho especial do empresariado da cidade de Brusque, bem como da Prefeitura Municipal para a permanência do time do Brasil Telecom na cidade, que não terá mais este nome, para a próxima temporada.

o "Seu" Rubens me confidenciou que amanhã o coordenador da equipe, Renan Dalzotto, estará em Pomerode, onde a Prefeitura Municipal quer porque quer que o quarto lugar da Superliga vá pra lá (só não sem em que ginásio iriam jogar, o Ralf Knaesel é minúsculo), bancado por empresários locais e pelo poder publico.

Renan deixou claro o que Brusque precisa para que o time permaneça na cidade. Ele disse ao "Seu" Rubens que precisa arrumar um investimento de 50 mil reais mensais vindos da AD Brusque, que ele se responsabilizaria do patrocinador que dará a outra parte (possivelmente a Cimed).

Agora, a AD Brusque está em campanha para conseguir esses 600 mil reais. O tempo está passando.

domingo, 12 de abril de 2009

Ficou pra última rodada. Tigre está fora

O Quadrangular final vai para a última rodada em ritmo de drama: os dois postulantes à final contra o Avaí, Chapecoense e Joinville, enfrentarão times teoricamente sem motivação no último jogo. O Criciúma está eliminado, e o Avaí forçou os cartões de todos os pendurados. Pôde se dar ao luxo de fazer isso.

O JEC voltou a ser o JEC de antes. Sem muito brilho. Aquele jogo contra a Chapecoense, na estreia do Sergio Ramirez, foi um surto de brilhantismo que não se repetiu na Arena. Mas o Avaí não estava nem aí, repleto de reservas e com uma motivação próxima do zero. Evando deu o panorama ao final do jogo, dizendo que "o time que jogou hoje não tem nada a ver com o Avaí de verdade".

Não vi o jogo de Chapecó, mas Bruno Cazarine é e continua sendo o cara, virando o jogo contra o Criciúma e credenciando o verdão a brigar pela vaga na final. Tudo depende da Chapecoense, que se vencer o Avaí estará na final.

Olhe o cenário da última rodada: O Avaí não perde em casa há mais de um ano, certo? O time irá a campo repleto de reservas, para cumprir tabela no final do quadrangular. Enfrentará uma Chapecoense motivada, que deve ir de Avião pra capital tentar fazer história.

Em Criciúma, o Tigre está fora, destruído por um treinador que desfigurou um time que terminou o turno acertadinho. Vai enfrentar o Joinville no Majestoso, com uma pressão da torcida, que vai vaiar o time nos 90 minutos. Antes, o time tem um jogo contra o Náutico pela Copa do Brasil. Se não for eliminado na partida de ida, fatalmente colocará reservas em campo. Mas, ao mesmo tempo, terá que dar uma satisfação à sua torcida, que está irada. O JEC, time de investimento altíssimo, poderá salvar o seu ano ou juntar mais um vexame à coleção dos últimos anos.