sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Blog no Top da Bola: Bruno Cazarine

O entrevistado de hoje é o atacante da Chapecoense e artilheiro do campeonato, Bruno Cazarine:

video

O que eu já ouvi de gente dizendo coisas como "só faz gol na Chapecoense", "vai pra time grande e some" e "teve muita sorte", não está no gibi. Mas acho que, se ele fez 17 gols no Campeonato, não foi apenas fruto de pura sorte. Acho ele um bom atacante que fará sucesso onde for.

Correção: Estadual de Futsal na Record News

Corrigindo a informação dada na nota anterior, o pessoal da RIC entrou em contato comunicando que o jogo Blumenau x Siderópolis, neste sábado as 9:30 da manhã, pela abertura da Divisão Especial de Futsal, terá transmissão pela Record News, e não pela RIC-Record, como o site da Federação Catarinense informou.

RIC transmitirá abertura do Estadual de Futsal

Começa nesse final de semana o Campeonato Catarinense de Futsal da Divisão Especial. Um campeonato longo, que termina lá pelo mês de novembro.

Na Primeira fase, participam oito clubes (Blumenau, Siderópolis, Concórdia, Xaxim, São Bento, Herval D´Oeste, Pinhalzinho e São Miguel D´Oeste), que jogarão em turno e returno, classificando-se seis para a Segunda Fase, quando se juntarão os quatro times que disputam a Liga Nacional (Malwee, Joinville, Unisul e Colegial).

Pensei que a TV só iria transmitir o Campeonato a partir da entrada dos quatro grandes, mas estava errado.

O Site da Federação Catarinense de Futsal informa que o jogo Blumenau x Siderópolis terá transmissão ao vivo da Record News, neste sábado, as 9h30min, direto do Ginásio Galegão.

Imagino que a Rede esteja faturando muito pra transmitir esse campeonato desde o começo em Rede Estadual...

Correção das 18:50: A transmissão será pela Record News, no sábado as 9:30 da manhã. O post já foi corrigido.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Blog no Top da Bola: Luiz Orlando não quer se aposentar

Hoje, o entrevistado é o árbitro Luiz Orlando de Souza, que apitou a final do Catarinense como uma "homenagem" aos seus serviços prestados, já que se falava que ele começaria a gozar de sua aposentadoria. Mas "atendendo aos apelos da FCF e das agremiações" ele está pensando em continuar, como disse na entrevista para este escriba:

video

Pra aqueles que estavam dando as mãos pro céu que ele havia se aposentado, acho bom esperar mais um pouco...

Lenílson no Barueri

O Jorge Jr. informa que o Meio-campo Lenílson, destaque do Atlético de Ibirama no Catarinense, acertou com o Grêmio Barueri. Vai disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.

Ele é um jogador que foi cercado de mistério enquanto estava no Hermann Aichinger. Uns falavam que ele ganhava muito pouco, outros que era bancado por um empresário só pra aparecer no time, e houve quem dissesse que o Atlético arcava com 25 mil reais de salário.

Fofocas a parte, é um bom jogador que vai ter uma chance na Primeira Divisão. Só que é bom ter em mente que a Série A é bem diferente do que jogar em Ibirama.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Blog no Top da Bola: Delfim e Zunino falam sobre a TV

Começando as entrevistas feitas no Top da Bola, começo com a questão do televisionamento do Estadual de 2010. O Presidente da FCF, como era esperado, não arredou pé do seu ponto de vista, mas deu a entender que sabe da intenção dos clubes:

video

Já o presidente da Associação de Clubes e do Avaí, João Nilson Zunino, dá uma resposta não muito firme, cheia de "vamos ver", "temos que discutir", essas coisas:

video

O Presidente Zunino tem a postura de querer trazer mais dinheiro para os clubes, e por isso deu tal resposta. Pelo jeito, ele vai ver se é possível organizar um leilão das TVs para o próximo ano.

Duas rapidinhas do caso: A FCF mandou ontem um fax para todos os clubes da primeira divisão com cópia de um email enviado por um torcedor avaiano à Federação, criticando a parcialidade da transmissão da RIC, alegando que ela era pró-Chapecoense. Bom, considerando que eles escalaram um comentarista de cada lado (Sérgio Badá / Flávio Roberto), não achei a coisa tão grave assim.

Agora, lembram do Márcio Martins, que no jogo de ida da final narrou um Gol do William do Avaí dizendo ser do Lima do Figueirense? Foi substituído por um Maurício Torres gripado na finalíssima. Algo a ver com o deslize no Índio Condá?

Saiu a tabela da Série D!

Divulgada há pouco a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 5 de julho.

O Brusque está na Chave 10, juntamente com o São José de Porto Alegre, Pelotas e o J. Malucelli do Paraná. O Bruscão estreia no dia 5 de julho, as 16 horas, contra o São José, no Augusto Bauer.

A Chapecoense foi para a chave 9, com o Ypiranga de Erechim, Londrina e o Naviraiense-MS. A estreia do Verdão é no mesmo dia 5, contra o Ypiranga, no Estádio Colosso da Lagoa.

Classificam-se os dois primeiros de cada chave, e vão para o mata-mata. Quando sobrarem 10 times, na terceira fase, vão se classificar os 5 vencedores dos confrontos e mais três entraram pela melhor campanha, sobrando os oito últimos que brigarão pelas quatro vagas na Série C de 2010.

Morisco no Vasco

A informação passada pelo pessoal de Chapecó no final de semana acabou não se confirmando, e agora é oficial: o zagueiro Rafael Morisco, ganhador do Top da Bola como um dos melhores zagueiros do Campeonato, vai para o Vasco, onde jogará a Série B.

A ida de Morisco para São Januário é a segunda negociação envolvendo o clube e o seu empresário, Sandro Glatz. Antes, ele já havia intermediado a negociação com o volante Paulinho, revelado nas divisões de base do Metropolitano, que teve passagem pelo Grêmio antes de ir para o time cruzmaltino.

Será que o Morisco vai dar certo no Vasco? Boa sorte pra ele.

O Blog no Top da Bola

Acabo de chegar de Florianópolis, onde fui acompanhar a entrega dos prêmios do Top da Bola 2009, no El Divino Lounge. Fiz várias entrevistas por lá, que vou colocar a partir de hoje aqui no Blog.

As principais novidades de hoje:

- Entrevistas com o Presidente da FCF e com João Nilson Zunino, presidente da Associação de Clubes, falando sobre a questão da televisão;

- O Presidente do Criciúma falando de uma possível excursão ao exterior após o final da Série C;

- Luiz Orlando de Souza falando que poderá voltar atrás do final de sua carreira, atendendo apelo da FCF;

E também tem entrevistas com Silas, Mauro Ovelha e Bruno Cazarine. A partir de hoje, aqui no Blog.

Quanto a seleção em si, ela é boa, mas tenho que discordar quanto a não presença de Ricardo Oliveira entre os volantes escolhidos, mas fez-se a vontade do eleitorado, e os respeitamos.

A seleção do campeonato ficou assim: Eduardo Martini (Avaí); Badé (Chapecoense), Emerson (Avaí), Rafael Morisco (Chapecoense) e Thoni (Chapecoense); Marcos Vinicius (Avaí), Cadu (Chapecoense), Marquinhos (Avaí) e Lenilson (Atlético-Ib); Marcelo Silva (Joinville) e Bruno Cazarine (Chapecoense).

terça-feira, 5 de maio de 2009

Imbituba contrata Filho de Zico e zagueiro da Seleção do Líbano

Essa segundona promete...

O Imbituba, que trouxe metade do time do Atlético Tubarão, anunciou duas contratações de peso: Thiago Coimbra, filho de Zico, e Marcílio, ex-zagueiro da Seleção Libanesa.

O técnico vai ser Joceli dos Santos, ex-Avaí, Brusque, Tubarão e mais uma penca de times...

Em breve, a série "Conheça a Segundona", aqui no Blog!

Marcílio a 20 dias da estreia

Metido numa horrenda crise financeira e a apenas 20 dias da estreia na Série C do Brasileiro, o Marcílio Dias divulgou a primeira lista de jogadores, sem nenhuma grande novidade.

O técnico permanece sendo Ronaldo Alfredo, que atuou como interino na agonia dos jogos finais no Catarinense, que culminaram com o rebaixamento.

De novos jogadores, o mais conhecido é o atacante Fantick, que não teve muita chance no Joinville. Além dele, retorna ao clube o meia Rodrigo Couto, que estava no Metropolitano, e os zagueiros Everton e Tiago Soler, vindos do Atlético de Ibirama.

Ficaram da péssima campanha do Catarinense, o goleiro Márcio Kessler; o goleiro Lucas; os alas Rafael Tesser, Vasconcelos e Matheus; o zaqueiro Vitor; os volantes Celico e Aldo; e o meia Lira.

Pelo menos já tem 11 jogadores pra colocar em campo. O Marinheiro é candidatíssimo ao rebaixamento para a Série D. Tem uma chave muito forte, com Criciúma, Marília, Brasil-Pe e Caxias.

Memória da TV em SC: PM invade Terceiro Tempo na RCE

O Youtube é fantástico. Eu vi esse vídeo quando moleque, e muito ouvi meu pai falar dele, e está aqui, ainda que bem curto.

O Vídeo, contado pelo Roberto Alves, é do programa "Terceiro Tempo", da RCE/TV Cultura, em 12 de maio de 1986. Esse vídeo fez história, quando um Policial Militar, de nome Silvio Roberto Vieira, invadiu o estúdio do programa, ao vivo. Ele chegou a dar um tiro, e foi entrevistado até que o comandante da PM na época chegasse. Com certeza, um dos momentos históricos da Televisão em Santa Catarina. O vídeo abaixo é mais recente, com Roberto Alves descrevendo que aconteceu:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

As Cenas da Vergonha

Abaixo, as cenas que a RBS mostrou do torcedor da Chapecoense sendo covardemente agredido por Policiais Militares no lado de fora da Ressacada:



Eu ouvia a transmissão da Super Condá de Chapecó, quando o Edson Florão entrevistou o chefe de policiamento no Estádio, dizendo que "O PPT não pode agredir ninguém". Pois bem, o PPT (Pelotão de Policiamento Tático) são os policiais de preto, que detonam com o torcedor.

Sabem o que vai acontecer com esses policiais? O mesmo que vai acontecer com os outros policiais covardes lá de Chapecó: N-A-D-A.

E já começou o desembarque em Chapecó

O Campeonato terminou ontem para a Chapecoense, e já começa o êxodo dos principais destaques do time verde. Ainda na Ressacada, o Avaí confirmou que o zagueiro Rafael Morisco (foto) se apresenta na Ressacada terça-feira.

Outras duas informações foram divulgadas: a primeira, que o lateral-esquerdo Badé fora contratado pelo Náutico, apresentando-se na quarta-feira no Recife. A segunda foi o contato que Paulo Rink, ex-atacante da Chapecoense e atual diretor do Atlético Paranaense fez com setores da imprensa do Oeste, pedindo informações e mostrando grande interesse na contratação do atacante Bruno Cazarine.

domingo, 3 de maio de 2009

11 anos, 10 meses e 11 dias depois, com seis gols a fila acabou

Comoção na Ressacada, por um motivo nobre: quase doze anos depois, o Avaí voltou a dar a volta olímpica. Foram seis gols sobre a Chapecoense, três no tempo normal mais três na prorrogação. Título mais do que justo, em uma final digna do Estadual.

O gol marcado por Rômulo, no começo do jogo, colocou mais drama no espetáculo. O Leão teve cabeça e conseguiu a virada mesmo com um jogador a menos, quando Marcus Winicius foi expulso. Será que o Leão teria cabeça para conseguir a virada? Teve. E muito mais que isso. A Chapecoense perdeu o título quando William Amaral foi expulso, o que abriu de vez a defesa, permitindo que Marquinhos aparecesse pro jogo.

Aliás, Marquinhos enterrou a tese de jogador que não joga a final. Ele jogou, e brilhou.

Confesso não me lembrar de ver uma prorrogação com três gols. O Avaí conseguiu. E poderia ter feito quatro, não fosse um pênalti perdido por Eduardo Martini. Título conseguido, e a festa vai longe na Ilha de Santa Catarina.

Vi a torcida da Chapecoense aplaudindo o seu time. E merece aplausos. São bravos jogadores, que colocaram o clube na Copa do Brasil e na Série D, e ganharam respeito. Vários desses jogadores irão brilhar no futebol brasileiro e a participação com o Verdão vai permitir isso. Tenho certeza que a ressaca da derrota existe, mas amanhã todos estarão parabenizados.

A festa vai longe hoje, mas o desafio para o Avaí recomeça no próximo final de semana, com a estréia na Série A. Que a diretoria avaiana mantenha o foco, e saiba que muito há se melhorar para um campeonato de nível maior.

Parabéns ao Avaí, o legítimo campeão de Santa Catarina.

RIC ataca pesado na abertura da Final

Já estou pronto pra assistir a final do catarinense, mas a bomba já começou a estourar antes mesmo do início do campeonato.

A RIC exibiu um vídeo de 10 minutos, na abertura da transmissão da decisão, atacando pesado contra o presidente da FCF e Carlos Crispim, ex-mandatário da Associação de Clubes. Além do retrospecto de todo o caso, um ingrediente novo que vai ser a pauta das discussões sobre os direitos de televisão, que apurei ontem: preparem-se, pois o cenário mudou: a Associação de Clubes vai entrar em litígio com a Federação na questão do televisionamento. Isso mesmo, você não leu errado.

No vídeo exibido, só uma coisa nova, que é importante: a nova edição da revista "Futebol em destaque", editada pela Associação de Clubes e distribuída de forma gratuita. Em suas páginas, o novo presidente, João Nilson Zunino, elogiou as transmissões da Record. A revista, que só falou da RBS na edição de Crispim, publicou até entrevista do vice-presidente da RIC, Marcelo Petrelli, falando das transmissões. Relembrando, Zunino fez com que todos os clubes devolvessem à RBS o dinheiro adiantado do Catarinense deste ano, para zerar o jogo em outubro.

Aí que vem a guerra: Delfim Peixoto já declarou que o acordo com a RBS começa na Segunda-feira, após o fim do contrato com a Record. Os clubes já declararam que não será assim, pois será feita um novo leilão em outubro. Isso vai dar confusão. E há um outro importantíssimo ingrediente: João Nilson Zunino é amigo pessoal de Marcelo Petrelli. Não estou dizendo que vai haver favorecimento para A ou B, mas tenho a impressão que haverá uma disputa limpa. Aí vou querer ver a cara do Presidente da FCF se a coisa não andar como ele quer.

Terça, tem festa do Top da Bola, todo mundo vai estar lá e eu vou pra gravar entrevistas com todos.

Pra finalizar, se alguém gravou essa matéria inicial e puder colocar no Youtube, a casa agradece.