sábado, 23 de maio de 2009

Sorte Grande

Clubes interessados em investir seriamente em Divisões de Base sabem: todo o investimento feito na descoberta de dezenas de jogadores se justificarão se apenas um deles der certo, rendendo um dinheiro suficiente pra ajudar o clube.

Mas o Joinville tirou a sorte grande, ao descobtrir o meia Ramires lá no interior do Rio de Janeiro, colocá-lo no time profissional, vendê-lo para o Cruzeiro e agora, com a sua ida para o Benfica, embolsar 1,5 milhão de euros. É a folha de pagamento de um ano inteiro.

E com outras benesses: o Cruzeiro, um dos melhores formadores do país segundo o ranking nacional do Olheiros.net, enviará jogadores para o JEC. E o clube da Manchester poderá ganhar mais ainda. Como é clube formador, terá direito a uma porcentagem a cada negociação envolvendo Ramires.

Prefeitura anuncia patrocínio ao Brusque na segunda

O Prefeito Paulo Eccel deixou escapar, e fomos atrás da informação. Na quinta-feira, no ato da assinatura do convênio entre o Governo Municipal e a AD Brusque, Paulo falou que "na segunda-feira haverá outra importante notícia para o Esporte".

Fontes dentro da Prefeitura confirmaram a informação: será anunciado na segunda-feira o patrocínio do Governo ao Brusque FC, visando a Série D do Campeonato Brasileiro. Não tenho informação de detalhes nem valores.

Desde a administração de Hylário Zen, e isso foi há quase 10 anos, o Brusque não recebia apoio da administração do município.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Claudemir some do Marília e aparece no Brusque

O Brusque anunciou hoje a tarde a contratação do excelente meio-campo Claudemir (foto), de 31 anos, que foi o motorzinho do meio-campo do JEC no último Estadual. Ele também teve boas passagens pelo Marcílio Dias e Atlético de Ibirama. Excelente contratação.

Acontece que o Marília, clube onde ele estava, dá o jogador como desaparecido. Segundo matéria do Marco Búrigo, da Rádio Difusora de Içara, o paradeiro do jogador é desconhecido pela diretoria e comissão técnica do MAC, que já trabalhava com a possibilidade de não contar com o jogador para a estreia, contra o Criciúma, domingo no Heriberto Hulse.

Segundo a direção do Marília, o jogador não pediu permissão para viajar ou algo parecido. A cúpula do MAC acreditava que Claudemir estaria em Porto Alegre cuidando de problemas particulares.

Ao jornal "Diário de Marília", o técnico Leandro Campos (ex-JEC) afirmou que conversou com o jogador na segunda-feira à tarde, quando ficou sabendo que estava com problemas de saúde com a esposa. "O Claudemir me falou que a esposa estava com um problema cardíaco, mas não disse que iria viajar. Só dei falta dele quando já estávamos no campo para o treinamento."

Mas ele resolveu parar uns 600 km antes. Já está treinando no Brusque. Pensa no rolo que isso vai dar...

Maurício Fofão = Bruno Cazarine?

Deu no FutebolSC.com :

O atacante Maurício é o novo reforço da Chapecoense para a Série D do Campeonato Brasileiro. Ele chega com a missão de suprir a saída do artilheiro Bruno Cazarine, que marcou 17 gols no estadual e não renovou contrato com o Verdão – seu destino pode ser o futebol austríaco ou o Atlético-PR.

O Pessoal de Chapecó não pode esperar dele um novo Bruno Cazarine. Nos últimos clubes que passou, Maurício teve problemas sérios com a balança. Chegou a fazer contrato de risco com o Santa Cruz-RS, onde só receberia caso entrasse no peso ideal.

E compará-lo com o Bruno Cazarine é covardia. O Artilheiro do Estadual está anos-luz a frente do Fofão.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os novos uniformes do Criciúma


A apresentação oficial é no sábado, mas você vê acima os novos uniformes do Criciúma para a Série C do Brasileiro. A camisa tradicional permanece intocada, mas o uniforme 2 ganhou mais cor, com o detalhe listrado.

O clube fará no sábado, véspera da estreia contra o Marília, uma paella comemorativa ao aniversário de 62 anos.

Memória da TV esportiva em SC: Comentaristas da RCE

Sem dúvida, o melhor programa esportivo que já vi. Era fã de carteirinha, assistia todos os dias. Sem dúvida, o quadro "Comentaristas da RCE", dentro do Jornal MeioDia marcou toda uma Geração. Por lá passaram Roberto Alves, Miguel Livramento, Eládio Cardoso, Milioli Neto e Clésio Búrigo, que hoje mora no céu.

Dentre alguns vídeos do programa que estão no Youtube, eu destaco o que está abaixo: Nele, Roberto Alves ameaça deixar o programa, não aguentando os pitis do Miguelzinho. Simplesmente fantástico!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Ô Showbolzinho caro...

O Blog do Cesar Valente, competente jornalista da capital que tem uma brilhante coluna no Diarinho e que já tive o prazer de conhecer pessoalmente, traz uma informação interessante sobre o Brasileiro de Showbol.

O Governo do Estado, através da Fesporte, no ato no. 03/2009, publicado no dia 27 de abril no Diário Oficial do Estado, efetuou o repasse, sem licitação, de R$ 1.750.000,00 à Showbol Empreendimentos Esportivos, que é a empresa organizadora do torneio.

Quase dois milhões de reais do bolso do contribuinte pra um campeonato de futebol de veteranos?

Falando em Fesporte, hoje teve matéria no Correio do Povo de Jaraguá do Sul falando que Cacá Pavanello, presidente da Fundação, já lançou sua candidatura ao cargo de Deputado em 2010.

Mas também, onde eu tava com a cabeça pra pensar que o Showbol viria de graça...

Atualização das 20:37: Internauta manda recado ao Blog confirmando: o ingresso pro Showbol em São José vai custar Vinte Reais. Como tem dinheiro público era de se esperar no mínimo um ingresso com valor simbólico.

Zagueiro Alex é novo reforço

Diretoria do Brusque comunica que está contratado o zagueiro Alex, 31 anos, ex-Atlético de Ibirama, Joinville e Marcílio Dias. Estava no Ypiranga-RS no último Gauchão, marcando um gol. Ele chega à cidade nesta quinta-feira.

Outro que poderá pintar nos próximo dias é o atacante Lourival "Rambo", que fez um bom começo de Estadual no Marcílio Dias, e jogou no próprio Brusque em 2008. Ele está em Itajaí com a família, esperando o acerto da rescisão com o Marinheiro, e passa por difícil situação: já teve sua energia elétrica cortada três vezes por falta de pagamento.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Haviaras no Juventus

Lembram do Marcelo Haviaras, que foi gerente de futebol do Figueirense? Ele, que foi coordenador de futebol do alvinegro na campanha que culminou com o rebaixamento à Série B, já tem emprego novo.

Ele foi apresentado hoje no Juventus de Jaraguá do Sul, time da Segundona que, contando com a gestão do craque Falcão, da Malwee, tentará retornar à Divisão Principal em 2010.

Nota do Blog: na pressa de passar a informação, confundi o Marcelo com o Baré, que é o Marcos Baricala. A nota foi corrigida: o Marcelo foi Coordenador de Futebol no ano passado no Figueira. Perdão pelo erro.

Juniores começam no final de semana

Começam no final de semana os campeonatos catarinenses juvenil e juniores da Divisão Principal. Os dez times jogam em turno único, saindo seis classificados para um hexagonal em ida e volta, onde quatro se classificam pro quadrangular final, com dois times fazendo final em ida e volta. (ufa!)

Atual vice-campeão estadual, o time junior do Brusque teve duas notícias na última semana: a primeira, que perdeu quatro jogadores considerados titulares para o Metropolitano (logo pra quem...). Tem diretor revoltado.

A segunda, e boa notícia, é que os jogos do Estadual em Brusque serão no Estádio Consul Carlos Renaux, do Clube Esportivo Paysandu. É uma excelente nova, considerando que os dois clubes não tinham um bom relacionamento no passado.

Entrevistei na TVB hoje o técnico dos juniores, Osnildo Kistner, que deu outra novidade: o time começou a contar com pratas-da-casa criados nas diversas escolinhas da cidade, e estão sendo usados no novo plantel, que conta com uma gestão supervisionada pelo Agente Fifa Maurício Nassif.

O Eco-estádio do Corinthians-PR


Esse é o Eco-estádio Janguito Malucelli, onde o Corinthians Paranaense (novo nome do J. Malucelli), adversário do Brusque, mandará seus jogos na Série D do Brasileiro. Todo construído com madeira de demolição e com muito verde, tem verde até nas arquibancadas...

Tudo muito bonito, não fosse um problema: Não pensaram em como abrigar o torcedor em caso de chuva. Seriam assentos verdes boiando no meio do lamaçal.

domingo, 17 de maio de 2009

Chuva de Verão?

Estive em Jaraguá do Sul no final de semana, e só assisti ao jogo do Figueirense contra o ABC, pela Série B. Tirando o erro amador da numeração das camisas (não se pode colocar apenas a culpa no clube. Os jogadores não sabem se estão com o número que assinaram a súmula?), a atuação do alvinegro em Natal foi digna de Série A, sem exageros. Mas ainda não é indício de um fácil acesso, muito pelo contrário. Mas o acúmulo de "gordura" na reta inicial do campeonato é importante, pode ser o diferencial lá na frente.

Vamos ao jogo no Maracanã. O comentarista Lédio Carmona, do Sportv, disse na semana passada que "Se o Flamengo não ganhar do Avaí vai ser o fim do mundo". Pois bem, para alguns o apocalipse aconteceu.

Avaianos e Alvinegros vão discutir qual torcida levou mais gente ao maior do mundo, mas o Avaí teve sua estreia com um ponto importante contra o Mengo. Vi só os melhores momentos, com um show de gols perdidos. Mas depois do empate em casa contra o Atlético-MG, o Leão foi ao Maraca pra tentar passar o recado, que o técnico Silas definiu com sabedoria: "A gente está crescendo e o Avaí não é uma chuva de verão. (...) Não, a gente quer muito mais, eu quero muito mais e não vou permitir que os meus atletas não desejem. A Série A é o lugar deles. Agora, eles precisam merecer continuar na Série A".

Técnico motivador é isso.