sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ainda sobre a mudança de tabela da Copa SC

O Júnior Moresco, que é auxiliar do Departamento Técnico da Federação, mandou comentário no Blog, falando sobre a mudança na tabela da Copinha.

Segundo ele, a troca de lugar entre Metropolitano e Criciúma na tabela do Grupo A foi feita em comum acordo entre os dois clubes. Acontece que os outros times não foram avisados, e tampouco consultados se aceitam ou não. O Brusque foi pego de surpresa hoje pela manhã e não gostou nada. Mas vai aceitar quietinho, para não bater de frente com a Federação.

É coincidência demais: na tabela original, o Metrô enfrentaria o Brusque em Campo Neutro, e o Criciúma folgaria na primeira rodada. Com a modificação, o Criciúma receberá o Brusque em casa, com o Metropolitano folgando na abertura. Acontece que o primeiro jogo em casa do Metrô, na terceira rodada, será contra o próprio Criciúma, e em campo neutro, já que o time de Blumenau terá que pagar punição.

Quero acreditar que isso foi coincidência e não esperteza, pois o Criciúma trocou de lugar com o Metropolitano na tabela e foi beneficiado, não vai precisar jogar em Blumenau.

Só em Santa Catarina acontece a troca de posições de um clube na tabela. Uma coisa é adiar um jogo ou outro por causa de televisão ou outro motivo. Outra é mudar toda a ordem de jogos de um torneio.

Mas não adianta discutir. Dia 18 o Brusque estreia em Cricíúma e ponto final.

Estádio Municipal de Brusque começa a ser discutido

A Prefeitura de Brusque começa a efetivamente discutir a viabilidade da construção de um Estádio Municipal na cidade.

Segundo apurei, o Prefeito Paulo Eccel, em conversa com assessores e com o presidente do Brusque, Danilo Rezini, levantou a possibilidade de erguer o novo Estádio na área em frente ao Pavilhão da Fenarreco, onde acontecem eventos como o Rodeio Crioulo e as provas da Fenajeep. A obra seria incorporada ao complexo do Parque do Sesquicentenário, que será construído ali, em homenagem aos 150 anos de Brusque.

A ideia é que o Estádio, que terá pista de atletismo e atenderá todos os jogos do Brusque, sirva como arena das provas de Jeep Indoor da Fenajeep, com a utilização de tablados que protejam a grama, assim como é feito nos Estados Unidos e na Europa.

Pelo menos, é o primeiro sinal que eu vejo da Prefeitura sobre a construção de um novo Estádio, em substituição ao quase oitentão Augusto Bauer.

Ainda tenho a ideia de que quem deveria ter o seu Estádio é o Brusque e não o poder público. Mas é uma nova possibilidade a ser discutida.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FCF muda tabela da Copa Santa Catarina

A Federação Catarinense de Futebol, totalmente na surdina, sem explicação oficial e sem avisar ninguém, mudou a tabela do Grupo A da Copa Santa Catarina.

Aconteceu a troca de posições entre Metropolitano e Criciúma na tabela. Agora, o time de Blumenau folgará na primeira rodada e só estreará na segunda, contra o Avaí na Ressacada. O Brusque estreará contra o Tigre, no dia 18 de outubro, no Heriberto Hulse.

Curiosidade: no Estadual desse ano, também houve mudança de tabela depois do arbitral. O Metropolitano trocou de lugar com o Brusque, que acabou estreando contra o Avaí.

O Estatuto do Torcedor permite essas alterações de tabela a menos de 60 dias do início? Mas como da FCF pode-se esperar tudo... ai de quem reclamar.

Joguinhos Abertos de SC também são cancelados

Após o cancelamento da edição da Olesc, marcada para Tubarão, a Fesporte divulgou nota oficial hoje, cancelando também a edição dos Joguinhos Abertos, marcados para Brusque no mês que vem.

A nota oficial segue abaixo:

RESOLUÇÃO Nº. 13/2009

O Presidente da Fundação Catarinense de Esporte, no uso de suas atribuições estabelecidas
pelo artigo 15 do Estatuto, conforme Decreto nº. 3.591, de 21 de dezembro de 1998,


RESOLVE:

Cancelar – com base na recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, em função do cenário epidemiológico ocasionado pelo vírus A (H1N1) :

a etapa estadual da 9ª. Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC), dos 22os. Joguinhos Abertos de Santa Catarina, bem como Festival Escolar de Dança Mário de Andrade, previstos no calendário oficial de 2009;

- Suspender, até 30 de setembro do corrente ano, o Campeonato Catarinense Escolar de
Futebol “Moleque Bom de Bola” e 49os. Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC);


Aprovar a realização, em 2010, da etapa estadual da 10ª. Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC), no Município de Tubarão, atendendo o Ofício 111/2009 GS/SCET, encaminhado pelo Prefeito Municipal, Senhor Manoel Antônio Bertoncini.

Florianópolis, 3 de setembro de 2009.
Carioni Mees Pavanello
Presidente


Que ano. Agora só falta cancelar o Jasc também. Aí seria um ano perdido.

Atualização das 17:15: Vamos analisar com calma a resolução, e vejam o tamanho do problema. Além da confirmação do cancelamento da Olesc e dos Joguinhos, cria um problema gigante para os Jogos Abertos deste ano. A mesma nota oficial suspende as etapas microrregionais dos Jasc até 30 de setembro. A primeira classificatória estava programada para começar amanhã. Com isso, a Fesporte vai ter que tirar coelho da cartola para organizar os Microrregionais e Regionais em Outubro, para não complicar a realização dos Jasc em Chapecó, previstos para 12 de novembro. Não é fácil: as prefeituras terão uma despesa elevadíssima em um mês para organizar estruturas para três competições em praticamente um mês.

Começo a acreditar na possibilidade dos Jogos Abertos serem adiados. Cancelados ainda não penso. Mas que eles venham a acontecer em dezembro, começo a ver uma chance.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Divulgado novo ranking das Divisões de Base do Brasil: SC tem 4 entre os 50 melhores

O site Olheiros.net, especializado na cobertura das Divisões de Base do futebol Brasileiro, divulgou no último dia 31 a atualização do seu ranking dos melhores do país. Entre os 50 melhores, estão quatro de Santa Catarina: Figueirense, Avaí, Criciúma e Brusque.

Acompanhe o ranking completo:


Só pra comparar: O Botafogo-RJ é o 66o. colocado, enquanto o Palmeiras é o 71o. do ranking. A relação completa você confere clicando aqui. Entre os 100 melhores, também aparece a Chapecoense, na posição 88.

Márcio Araújo viu o tamanho da Bucha

O homem do Gel deve ter ficado assustado com o que viu ontem, numa Arena Barueri vazia. Era o jogo da sua estreia, mas de uma importância estratégica na briga por uma vaga na Série A. A derrota para a Portuguesa pode deixar o alvinegro a sete pontos d G4 no final da rodada. E pior: sem jogar futebol algum.

O nome do jogo: João Felipe, com duas falhas infantis de marcação que resultaram em gols da Lusa. Um deles foi uma piada: deixou o corredor livre para o atacante Zé Carlos fazer o que quiser para marcar o gol. Prova de um time mal postado em campo, que não tem padrão algum definido. Se não fosse o Wilson pegar um pênalti, virava goleada.


A sorte de Márcio Araújo é que o próximo jogo será apenas no dia 12, e nesse espaço de mais de uma semana, o treinador poderá fazer uma mini-inter-temporada onde deverá primeiro estancar o vazamento, arrumando os posicionamentos e muitos, muitos treinos de fundamento. Depois, aí sim, implantar a sua proposta tática. E torcer para que o time reaja rápido, pois poderá ser tarde demais.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Brusque anuncia primeiros reforços para a Copa SC

O Brusque chamou a imprensa às pressas hoje a tarde para uma entrevista coletiva no Augusto Bauer. Na pauta, uma exposição das contas do clube, a situação dos processos judiciais e o anúncio dos primeiros reforços para a Copa Santa Catarina que está chegando.

Primeiro, a nova cara: confirmada a contratação do meio-campo Maicon Sapucaia (foto acima), de 28 anos, que ajudou o Pelotas a subir para a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho. Ele disputou o Gauchão 2009 pelo Novo Hamburgo. Tem como destaque sua passagem pelo Guarani de Campinas (SP), time que ajudou subir da Série C para o Brasileiro da Série B 2009. Já vi ele jogar e gostei muito.

Dois jogadores estão repatriados: um é Giovane Alves (foto), de 26 anos, criado nas divisões de base do Bruscão, onde ficou até 2006, onde depois foi para o Atlético-HA e na seqûencia para o Sun Hei de Hong Kong, onde estava até hoje. O outro que deve assinar é Dênio, dublê de meia e lateral-esquerdo que participou da campanha dos três títulos conquistados no final do ano passado, e que está no São José-Poa. Outro jogador que interessa é o atacante Rafael Xavier, mas sua vinda é mais complicada. Ele está jogando a Copa Dallegrave pelo Zequinha, e poderá ser segurado pelo time gaúcho.

O clube ainda tem três opções de nomes para a lateral-esquerda, mais um nome para a meia e um para o ataque, que não foram revelados.

Patric, ex-Criciúma, no Cruzeiro

Último dia de janela internacional de transferências, e um catarinense está repatriado: o lateral-direito Patric, de 20 anos, criciumense e cria das divisões de base do Tigre e que estava no Benfica-POR, foi contratado pelo Cruzeiro. Ele já foi da seleção sub-20, mas estava sumido.

Aliás, o caso dele é igual ao do Jean Coral. Jogadores que não estavam prontos pra estourar, foram vendidos rapidinho, de lá pra Portugal, onde sumiram do mapa.
Daquela geração, quem se deu melhor foi o Jael. Pulou em alguns clubes, mas está fazendo uns golzinhos no Bahia na Série B.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Poucas do Brusque para a Copinha

Não tem muita coisa nova do Brusque pra Copa SC que começa em outubro. Mas vou passar o que apurei.

A diretoria confirma que está acertando com cinco novos atletas, sendo um lateral esquerdo (meu chute: Lucas, que jogou ano passado), dois meias (um pode ser Dênio) e dois atacantes.

Tiveram contrato renovado Pereira, André Luiz, Marcelo e o goleiro Alessandro. Já possuem contrato Thiago, Xipote, Paulinho, William Gaúcho e Valdo, além daqueles que estão emprestados, caso do Marcelo Fattori que está marcando uns golzinhos em Joaçaba.

Hoje o Xirú teve a informação de que o lateral Adans poderia voltar. Primeiro que não sei onde ele anda. O último registro que tenho é de abril, quando jogou o gauchão pelo Esportivo. E depois, ano passado um diretor me disse que ele não voltava nunca mais. Ele pagou a multa rescisória no passado com um cheque sem fundo, e saiu queimado com a diretoria.

domingo, 30 de agosto de 2009

Returno da Segundona tem quatro líderes

Está bem interessante a luta pelas vagas no quadrangular final da Divisão Especial, a Segundona do Catarinense. O herói do domingo foi o Lourival, o "Rambo", que fez o gol da vitória do Juventus sobre o Hercílio Luz em Tubarão e embolou tudo na briga pelo returno.

Imbituba, Camboriú e Joaçaba venceram Porto, Videira e NEC em casa. Agora, são quatro times liderando o returno com 10 pontos (Juv, Imb, Camb e Hercílio) e o JAC logo atrás, com nove.

O Juventus já está classificado como campeão do primeiro turno, mas se vencer o segundo vai pro quadrangular com dois pontos de bonificação.

Na briga das duas (ou três) vagas da Classificação Geral aparece o Porto, que está fora da briga pelo returno mas estaria classificado hoje pelo índice.

Destaque negativo, de novo, para o Navegantes. Chegou 16 minutos atrasado ao jogo da manhã contra o Próspera em Criciúma. Vamos fazer uma vaquinha pra dar um relógio pro Egon da Rosa?

Em tempo: pela Divisão de Acesso, Guarani de Palhoça 5 x 1 Portuguesa de Navegantes. O time dengo-dengo só toma paulada. Aliás, Navegantes vai se tornando a terra dos sacos de pancada.

Fim da invencibilidade, mas a vida continua

Acabou a novela da invencibilidade de 11 partidas do Avaí, com a derrota de 2 a 0 para o Coritiba. Resumindo: toda a maravilhosa sequencia serviu para tirar o Leão do desespero e colocar em posição privilegiada na tabela. Não muda nada no planejamento: há gordura suficiente para não ter sustos com rebaixamento e a chance de Copa Sul-americana permanece altíssima.

Deu pra ver que o Coritiba estudou muito bem o Avaí. Nei Franco soube trabalhar o time, e teve um pouco de azar com as chances desperdiçadas, que podiam aumentar o placar.. Tirei do jogo uma coisa: os outros times já sabem como Silas coloca seu time, isso será um desafio a mais. Nei Franco, hoje, deu nó tático.

E, no outro lado, todos sabemos que é muito difícil manter um padrão alto de qualidade em tantos jogos seguidos, a não ser que você tenha pelo menos 20 jogadores em condições de titularidade, e sem lesões. O Avaí jogou mal. Zaga completamente desconcentrada em campo, Muriqui não apareceu pro jogo... Hoje o time não fez por merecer um bom resultado. Mas a Série A tem disso, e o bonde segue.

Pela frente, dois jogos pra lá de complicados: primeiro, o Internacional na Ressacada, e depois o São Paulo no Morumbi. Se o Avaí quiser ir pra Libertadores, vai ter que pontuar em cima dos dois times.