sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Copa do Brasil: Chapecoense em Brasíla, Avaí em Erechim

E finalmente saiu a tabela da Copa do Brasil. E ela está bem interessante para os times de Santa Catarina. O Criciúma, que tinha chances de entrar pelo ranking, acabou sendo derrubado pelo América de Natal. Se o Palmeiras tivesse entrado na Libertadores, o Tigre estaria dentro.

Vamos ao que interessa, os confrontos:

A Chapecoense enfrenta o Brasiliense, dia 24/02 em Chapecó e dia 10 de março, se necessário, em Brasília. Se passar, o Verdão pega Atlético-MG ou Juventus do Acre. Eventualmente, se for a terceira fase, pegaria, provavelmente, Paraná ou Sport.

O Avaí enfrenta o Ypiranga de Erechim, no dia 24/02 no Estádio Colosso da Lagoa, no RS. Se necessário, jogo de volta dia 10 de março em Floripa. Se passar, o Leão pega Coritiba ou Luverdense-MT. E se chegar à terceira fase, deverá enfrentar o Grêmio ou o Treze, da Paraíba.

Chaves difíceis, mas não impossíveis.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pegas nas ruas de Itajaí, em 1940

Uma foto encontrada por aí na internet que é bem legal: na foto, aparece a palavra "Itajaí" e a data de 1940, o que me faz interpretar que a tal corrida da foto tenha acontecido lá. E sabe quando só olhando a arquitetura dos prédios a gente acha que é de lá mesmo?
(Clique na foto para ampliar)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Artilheiro da Terceirona no Brusque

O segundo reforço do Brusque para o Estadual 2010 foi anunciado há pouco, pela diretoria: é o atacante Jônatas, de 21 anos, campeão e artilheiro (com 10 gols marcados) da última Divisão de Acesso pelo XV de Outubro, de Indaial.

Jônatas havia sido anunciado pelo Juventus de Jaraguá do Sul no último dia 6, mas o contrato ainda não havia sido assinado. Ele chega a Brusque na noite de hoje.

O que eu acho: o Brusque está apostando no garoto. Vem de uma terceira divisão, onde claramente o nível é mais baixo. Assisti um jogo dele e gostei. Tem força, chuta bem, mas no Catarinense a exigência é maior. Se der certo, será um tiro certeiro da diretoria.

Suca renova com o Brusque. Tarde demais?

Foi confirmada na noite de ontem a renovação de contrato do técnico Suca e da comissão técnica com o Brusque para a temporada de 2010. Após vários dias de negociação, o martelo foi batido, e o treinador terá a oportunidade de completar dois anos à frente do clube.

Não sei os meandros da negociação, mas o acerto acontece num momento terrível. Mercado de jogadores fechando, a grande maioria já têm acerto para 2010. Vai ser complicado contratar sete ou oito jogadores, no mínimo, de boa qualidade para que o time entre em boa condição no ano que vem. O planejamento era para que os treinamentos começassem na última segunda-feira.

Confesso que estou bastante preocupado com toda a situação. Que eu queime a língua depois.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Metropolitano lança uniforme 2010

Ao lado, está o uniforme do Metropolitano para o Estadual de 2010, lançado pela Fanatic nesta terça. O segundo modelo é todo branco.

A Fanatic, que é a atual fornecedora do Avaí, também vestirá o Brusque e o Atlético de Ibirama no Campeonato Catarinense.

Andrade no Inter de Lages

A foto acima é de 1991. O último jogador agachado é Andrade, técnico do Flamengo, que jogou em Santa Catarina, representando o desparecido Internacional de Lages. À época, ele tinha 34 anos de idade. Encerrou sua saga como jogador aos 40, no Barreira-RJ.

De acordo com o Adriano Osellame, o time da foto é: Em pé: Volni, Ferreira, Léo, Roberto Sá, Saulo e Catarina. Agachados: Zé Mello, Zeus, Jones, Robertinho e Andrade.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Brusque contrata primeiro jogador. Quatro renovam e dois saem

Dia de movimentação no Brusque. O primeiro reforço foi contratado para o Estadual, quatro jogadores renovaram contrato, e dois importantes atletas deixaram o clube.

Primeiro, o reforço: é o volante Daril (foto), 25 anos, que estava no São José-RS. Filho de pais com origem uruguaia, começou sua vida de atleta na base do Santa Cruz-RS. Também jogou no Cerro Portenho-PAR, Brasil-Pe, Moto Clube, Brasil-Fa e no Juventude. Pelo Zequinha, fez mais de 100 partidas.

Renovaram contrato com o Bruscão o goleiro Fabiano Heves, o lateral Pereira, o zagueiro Marcelo e o meia Dênio. E dois jogadores deixaram o clube: o volante Xipote e o atacante Giovane, ambos indo para o Atlético de Ibirama. O Brusque perde um volante que tem história no clube e um atacante que poderia render muito mais no Estadual. Fontes ligadas a diretoria dão conta que os dois foram para o Atlético pelo mesmo salário que receberiam aqui. Mas o que pesou foi um fator "do além" que Biro-Biro e Gélson Silva têm em comum. Precisa dizer o que é?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Avaí, o melhor catarina na história da Série A

O jogo de sábado, contra o Náutico, foi uma pelada. Mas o resultado, 1 a 0 com gol de Eltinho, serviu para marcar definitivamente a campanha do time para o futebol de Santa Catarina: com 57 pontos em 38 partidas, o Leão conquista a melhor campanha de um time do Estado no Brasileirão, batendo a sétima colocação do Figueirense em 2006, que ficou com os mesmos 57 pontos. Digamos, uma vitória nos critérios de desempate: olha a coincidência: os dois tiveram 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. O Avaí ganha por UM GOL: saldo 9 contra 8 do Figueira.

Terminado o campeonato, e olhando a tabela, tem muito torcedor avaiano pensando: "Ah, dava pra chegar na Libertadores". Dava mesmo. Apenas CINCO pontos distanciaram o Avaí do G4. Aí dá pra pensar "Ah, aquele jogo... Ah, aqueles 2 a 0 contra o Palmeiras que acabaram em empate..." O time poderia chegar, mas não deu. Mesmo assim, terá 2009 como um ano a ser lembrado, e um time que vai pra história entre os melhores da sua existência.


Bola pra frente, é pensar em 2010, onde o clube pagará o salgado preço do sucesso. Perderá jogadores, como já perdeu Leo Gago, perdeu o treinador para o Grêmio, e terá que ter competência para montar outra equipe no ano que vem. Se Jorginho vier, é um bom caminho, de um perfil parecido com Silas.

O JEC Chegou lá, aleluia...

Lendo Blogs e depoimentos do pessoal do Joinville, o clima é de um Campeão Brasileiro. Uma festa sem tamanho pelo título da Copa Santa Catarina, que representa o início de uma nova época que poderá começar em 2010. Poderá, pois o time está na Série D e precisa confirmar. Série D? sim, festa pela Série D. Quem quer ser grande precisa primeiro comer carne de pescoço.

O Metropolitano foi presa fácil. Confronto decidido em Blumenau. Era improvável esperar uma reviravolta, devido à inoperância do ataque verde, mais uma vez. Com certeza, esse não será o time do Estadual. Conversei com um diretor do Metrô que me confidenciou que tem muita gente já acertada. Logo, a Copinha não vai ser espelho no catarinense.


Agora, o Joinville terá um 2010 completo, com jogos de janeiro até o final do ano. Terá a chance de voltar a ser campeão estadual após um bom tempo, de defender seu título na Copa e ainda galgar degraus no elevador do futebol brasileiro. Acabou o desespero do torcedor.