sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Juventus vai de Nazareno Silva

Tem torcedor do Brusque que vai ficar feliz com essa notícia: o Juventus anunciou hoje que Nazareno Silva será o técnico da equipe no próximo Campeonato Estadual. Ele estava no Paysandu, onde acabou demitido sem ao menos disputar um jogo oficial. Perdeu um amistoso para o Remo e acabou indo embora.

Nazareno tem mercado nos times do interior do Nordeste, onde a situação técnica é bem diferente daqui. E por isso, ele é adepto da filosofia de montar times "baratos", com jogadores desconhecidos e que, no critério dele, têm qualidade. O torcedor de Jaraguá pode esperar vários jogadores do futebol nordestino no elenco.

Aqui no Brusque, em 2008, a experiência foi a pior possível. Vendeu para a diretoria um projeto de time barato, e trouxe uma equipe de baixa qualidade, entre eles um atacante de nome Éber, que tropeçava na bola. Daquele time, que eu me recordo, só se aproveitou o volante Xipote. Acabou demitido, e Amaro Júnior não conseguiu recuperar aquele amontoado de jogadores. O Brusque acabou rebaixado na última colocação daquele Estadual. Fora de campo, chegou a entrar em vias de fato com o seu preparador físico na véspera de uma partida. Ou seja: foi um treinador que o torcedor brusquense quer esquecer.

O Julimar Pivatto, do Correio do Povo, me disse que Pingo, o técnico que subiu o Juve neste ano, não ficou no clube por questão de valores. Logo, o clube apelou para a solução mais barata. Que o moleque travesso tenha uma boa sorte.

Márcio Goiano: seria um "Andradizamento" do futebol?

Achei legal a opção do Figueirense em contratar o Márcio Goiano para o cargo de técnico. É um jogador identificado com o clube, fez história lá dentro, e é uma aposta. Márcio já cumpriu os estágios obrigatórios, como auxiliar técnico e treinador de categorias de base. Para um planejamento que começa praticamente do zero, e visando um Estadual, pode ser uma boa.

Agora, há um pensamento que povoou esta mente hoje: haveria nesta escolha uma livre inspiração em Andrade, identificado com o Flamengo e campeão brasileiro?

Treinadores chamados "medalhões" não são mais procurados como outrora. Tem muito treinador de nome por aí desempregado. Em seu lugar,os clubes estão trazendo ex-jogadores, efetivando interinos ou mesmo apostando em desconhecidos.

Mas, ao trazer um ex-jogador reconhecido ao clube, o Figueira faz como o Flamengo fez: ganhou a confiança da torcida, que não questiona o que o novo treinador fez como jogador, e coloca um período de calmaria no clube, que passa por uma draga danada depois do fracasso na Série B. Pode não dar certo? Pode. Mas ao menos a torcida vai deixar ele trabalhar com maior tranquilidade. Se viesse alguém manjado, na segunda rodada já estariam pegando no pé dele se as coisas não remassem a favor.

Boa sorte ao Márcio Goiano. E ele vai precisar, assumindo um clube que está fervendo nos bastidores.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Brusque contrata goleiro Marimon

O Brusque anunciou hoje a contratação do goleiro Marimon(foto), de 32 anos, com passagens pelo Brasil-Pel, Luverdense-MT, Democrata-MG e até pelo Lages, aqui no futebol local. Com isso, o clube fecha sua lista de goleiros.

Outro que é esperado para hoje é o lateral-esquerdo Valmir, titular do time da Chapecoense, campeã catarinense em 2007. O clube está agora atrás de um ou dois zagueiros. O Brusque tentou Rogélio, que estava no Avaí, mas ele deixou a Ressacada e foi para o Sertãozinho-SP, onde receberá o triplo do salário.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Marcílio Dias: Caloca escreve ao Blog

Recebi um email do novo Diretor de Futebol do Marcílio Dias, Euzébio Pereira Neto, o Caloca, que traz algumas informações interessantes sobre a reestruturação do Marinheiro, que jogará a Série D e a Divisão Especial de SC no segundo semestre. Reproduzo abaixo. Comentários nos parênteses:

Muito boa tarde! Saudações Marcilistas!

Estou escrevendo esse, para informar algumas coisas do Marcilio Dias. Fui convidado pelo atual presidente Abelardo Lunardelli, que é meu amigo, dentista e meu sócio.
Esse ano foi complicado, caímos 2 vezes..., e temos um ano novo pela frente, que é a 2a.divisão.
Não há nada de oficial na contratação do Zeca Albuquerque (para treinador, foi anunciada pelo Diarinho), simplesmente ele esteve em Itajai, e é meu amigo de longa data. (trabalharam juntos no Brusque em 1992). Almoçamos juntos, mais o Marlon Bendini, e o papo, claro que tambem foi futebol.

Estamos virando o ano, as expectativas são bem positivas, o tempo esta a nosso favor.Vamos tentar fazer o melhor possível. Isso é muito importante, porque aqui em Itajai, e região, ficará uma carência no primeiro semestre em termos de disputas profissionais. Estaremos retornando em 11 de janeiro, para iniciar um trabalho para 2010.
Quanto a "filial do Brusque" (citei isso no Jornal, pois Caloca, Zeca e Jair Boettner passaram pelo Brusque), prefiro tentar fazer a filial dos que querem, e do melhor possível, não importa se é de Brusque, ou da Guabiruba, ou do Rio ou SP.

Temos, e estamos procurando fazer o melhor.Temos, aqui o Antonio Augusto, que é treinador da base, funcionário do Clube, e vamos começar com ele. No decorrer, e dentro do possível, tudo pode acontecer, isso que é realmente importante.
Me coloco a disposição do amigo, para quaisquer esclarecimentos e ou duvidas.
Ah, o Jair Boettner (Gerente de Futebol), que por acaso é de Brusque, diga-se de passagem excelente profissional, deu exemplos claros disso ai em Brusque, no Tiradentes, etc.., está nos planos, e devemos acertar com ele, pois precisamos ter junto as pessoas de confiança e que conhecemos, pois nessa área de futebol, é super importante.

Forte abraço,

EUZEBIO PEREIRA NETO (CALOCA)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Metrô contrata Kanu e mais quatro

O Metropolitano apresentou mais cinco reforços pro campeonato Estadual. Três eu conheço, outros dois não.

Foram contratados o atacante Kanu e o zagueiro Nietche (que está sendo chamado lá de Rafael Fernando), vindos do Brusque, o meia Cristiano, o zagueiro Kal, ex-Camboriú e o volante Du, ex-Linense-SP.

Do Cristiano, não há muito o que falar. Sua qualidade foi comprovada no Estadual deste ano, e estava emprestado para a Chapecoense, e vai entrar muito bem no esquema de Roberval Davino.

Agora, dos dois jogadores que o Metrô contratou vindos do Brusque, gostaria de saber quem os indicou: Kanu veio do Próspera, amargou o banco de reservas na Chapecoense e não fez nada no Brusque, onde veio como esperança de gols e acabou no banco, perdendo vaga para os atletas da base do clube. Já Nietche, que trocou o nome artístico para Rafael Fernando em Blumenau, é um caso mais grave: foi dispensado pelo Brusque há cerca de um mês com sérios problemas disciplinares, que não vale citar aqui.

Acho que pelo nível de exigência que tem Roberval Davino, treinador experiente com amplo conhecimento do mercado do futebol, acho que o Kanu não é solução para um time que precisa reformular todo o seu sistema ofensivo.

Imbituba fora? Eu só acredito vendo!

É assunto em tudo que é jornal hoje: O Imbituba vai entregar seu pedido de desistência do Campeonato Estadual de 2010 hoje, em reunião dos clubes em Floripa. O motivo seria a falta de dinheiro, aquela lamuriada toda que eu já ouvi várias vezes em todos os pontos do Estado.

Até pode ser que isso aconteça, o que eu acho ridículo, um time que subiu como campeão da Segunda Divisão abandonar o barco desse jeito. O presidente Robertinho Rodrigues não faria um segundo fiasco seguido, depois da piada que foi o Atlético Tubarão neste ano, onde ele também estava no meio?

Quer saber? Pra mim, ele está jogando pra torcida. Já aconteceu aqui no Brusque: o presidente chora as pitangas, diz que vai largar, que não tem apoio, que vai desistir, para criar um clima de comoção e arrumar novos apoios. Aí, na hora H, vai vir com o discurso do tipo "atendendo os apelos da comunidade, nós vamos para o Campeonato, em respeito ao torcedor..."

Considerando que o projeto do CFZ Imbituba era de clube empresa, cheio de modernidades no site, uma desistência na hora da maior vitrine seria de um total amadorismo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Campo Crítico" na Record News em 2010

Notícia interessante para os amantes do futebol em SC: o Polidoro Júnior, da Rádio Guarujá, colocou no seu Blog que o programa "Campo Crítico", debate esportivo diário da sua emissora, que é transmitido de Segunda a Sexta das 13 as 14 horas, terá transmissão ao vivo também pela Record News, assim como a TVCOM faz com o "Debate Diário", da CBN Floripa há alguns anos.

A diferença é que o Debate da Guarujá passará em TV aberta para todo o Estado, enquanto o da CBN passa na TV a Cabo de algumas cidades.

Vai ser uma boa. Só fica a sugestão para que o pessoal da Guarujá, já que estará falando para todo o Estado em televisão aberta, resolva sair do eixo Avaí-Figueirense e falar do futebol catarinense como um todo, ainda mais em época de Campeonato Estadual.

"Loco" Lourival está de volta ao Brusque

Duas novidades do Brusque nesta segunda: a primeira, é a contratação do volante Sérgio, de 26 anos e 1,80m de altura, que passou pelo Ibirama, São Luiz-RS, Marcílio Dias e Camboriuense, até onde eu lembro. É bom jogador.

A outra é um retorno: do atacante Lourival (foto), o "Loco", de 30 anos e 1,75, que ajudou o Juventus na campanha do acesso neste ano. Ainda em 2009, jogou o Estadual pelo Marcílio Dias, onde fez um bom início de torneio, mas depois seu futebol caiu junto com o time rebaixado para a segundona.

Lourival jogou no Brusque em 2008, quando chegou no meio do campeonato para tentar salvar aquele time montado pelo Nazareno Silva do rebaixamento. O apelido "Loco" vem lá do Marcílio. Mas ele tem uns parafusos a menos mesmo: de vez em quando ele dá um pontapé sem bola no adversário e acaba expulso. Vê se te acalma, né o Lourival...