segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avaí Determinado 3x0 Projeto de time do Brusque

Eu sou teimoso.

Teimoso em, mais um ano, acreditar que aquele time que sempre faz excelentes jogos-treinos, vai acabar sendo bom também no Campeonato. Sou teimoso em dar esperança demais, quando só podemos avaliar um time em jogos oficiais.

Caí do cavalo de novo. Saí da Ressacada profundamente preocupado com a apresentação do Brusque, diante de um bom time do Avaí, que mesmo sendo uma equipe B, jogou com muita determinação, motivação e objetividade, com atuações destacadas do volante Johnny, de Rodrigo Thiesen, do goleiro Renan e de Medina, que fez uma boa partida na meia-cancha, sua posição de ofício.

Resumir o Brusque na partida de Floripa? Vamos lá: uma ala esquerda que não apóia, dois volantes que não decidem quem sai pro jogo, meia cancha que não operou e um ataque que não rendeu uma só jogada (Valdo, de novo: brilha no treino, e se amedronta no jogo).

Prepare-se pro bombardeio que o time de Suca vai tomar na imprensa. Mas mereceu. O time desaprendeu por completo tudo que foi tratado na pré-temporada. Têti reclamou demais, acabou expulso, e ainda desmontou o meio-campo do Brusque pro jogo contra o Figueirense. Ah, mas o Viola vai estrear na quinta. Tudo bem, mas quem vai trabalhar no meio pra bola chegar nele?

O jogo foi basicamente assim: começo equilibrado, até que a barreira resolve abrir num chute fraco do zagueiro Gabriel, que enganou o goleiro Fabiano, que foi traído pelos seus companheiros que abriram a barreira. Depois, Daril não acompanhou Medina, e o Brusque tomou o Segundo, que combinou com a expulsão de Têti, que levou dois amarelos por reclamação. E no começo do segundo tempo, Gabriel subiu, na pequena área, sem marcação alguma (Luiz Henrique nem saltou) e fechou a conta.

Até quinta, muita água há por rolar. Mas o que vi na Ressacada foi aterrorizante. Um time que não funciona, que insiste em molas cansadas como Paulinho e Valdo, que tem um Viola por estrear mas perdeu a principal peça do meio-campo. Sei que a primeira rodada não serve para avaliar um time, mas os acontecimentos da noite de domingo na Ressacada foram muito marcantes. E ainda bem que é só a primeira rodada.

35 comentários:

  1. Tô com pena do Viola. Vai se incomodar com esse meio campo.

    ResponderExcluir
  2. Imagina se não fosse o time B do Avaí. Então seria uns 6 x 0. Abre o olho Brusque!

    ResponderExcluir
  3. Calma cornetada. Futebol é exatamente isso. Sabes aquele Rio Branco de Paranaguá que tomou duas xicotadas do Brusque??? É, quem diria, VENCEU o Paraná Clube por 2 x 1, isso mesmo aquele mesmo time que perdeu as duas paratidas amistosas do Brusque, venceu na estréia do Paranaense.

    Eu não me apavoro não, não to aqui dizendo que o Brusque vai ganhar de todo mundo, mais tenho certeza que o Brusque tem time para brigar sim pela ponta do campeonato, esse jogo do Avai pra mim, já é passado, agora é tirar as lições e partir para uma bela vitória diante do Figueirense que as coisas vão se encaixando.

    Sempre falo, quando ganha não está tudo certo e quando perde não esá tudo errado. O elenco é muito forte, tem qualidade, basta sair o peso da estréia que foi muito abaixo do que o time pode render. E dar as caras contra o Figueirense.

    Outra coisa que vi pela PPV e o próprio comentarista falou, é do Arbitro, ele minou o Brusque o jogo todo, aos 15 minutos do primeiro tempo já tinha espalhado 4 amarelos para o Brusque e ainda expulsou o articulador do Brusque aos 33 minutos do primeiro tempo, ai meu amigo, é impossivel, jogar 75% do jogo com 1 jogador a menos naquele campo pesado, é pedir pra acabar o jogo. Por essa expulssão, é que tenho experança no time do Brusque, pois em quanto estava com 11 contra 11, vi o Brusque jogar de mano, com duas chances claras de gol, uma com Lourival, outra com Pereira, enquanto o Avai só tinha chutado aquela falta que passou no meio da barreira.

    Não vou tirar conclussão num jogo que o Brusque jogou a maioria do tempo com 1 jogador a menos. Bola pra frente, quinta tem Viola e a força da torcida.

    Vamo vamo Bruscão....

    Eu sou torcedor em todas as horas e não só quando vence. E outra coisa, perdemos para o AVAI lá em Florianópolis e com 1 jogador a menos e não para qualquer um.

    ResponderExcluir
  4. toda a vez que o bfc cria uma espectaviva vira uma decipção. paulinho e valdo tem q ser banco. meu time seria:

    fabiano, pereira, marcelo, LH, valmir (ou lucas, nada de denio na lateral), daril, sergio, rogerio, wilian, lorival e jonatas (viola no segundo tempo, axo meio arriscado botar o cara pra jogar noventa minutos já)

    queria ver o rogerio, teti e willian no meio. axo q iamos ter muito qualidade e o viola como finalizador.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um sò pensamento desde a Copa SC... o Suca ta muito caseiro.. nao tem projeto para o time... se acostumou com o Brusque... Olha sò daqui a pouco o Itamar do Criciuma vai pedir pra sair seria uma otima contrataçao para o Brusque, muito melhor do que um meio campo - Teti - que so sabe reclamar... Mas eu ainda acredito...

    ResponderExcluir
  6. Se é mixto, titular ou reseva, é Avai. Se fosse o titular podertia ser diferente, como foi em 2009, empatam,os lá com o time titular do Avai em 2 x 2 e no meu entender de futebol, esse time de 2010 é bem mais competitivo do que aquele de 2009. Em 2009 o Avai com o time titular empatiu em casa com o Brusque e a Chapecoense perdeu na sua estréia contra o Ibirama, é viram como esses dois times acabaram o campeonato? Campeão e Vice.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, seu comentário foi perfeito até chegar no "perdeu a principal peça do meio campo" você está se referindo ao Teti? Será que ele é a principal peça do meio campo? Acho que nessa você pisou na bola meu amigo, pois o cara não jogou nada e deixou o time na mão aos 35 minutos do primeiro tempo. Pelos seus comentários sei que você gosta do cara, mas vamos deixar ele mostrar se é importânte para a equipe para depois dizer que ele é peça fundamental no time do Brusque. Não vamos nos enganar com os três gols que ele fez no jogo treino.

    Quanto ao jogo o Brusque perdeu graças a infeliz escalação do seu treinador. Suca mais uma vez decepcionou. Deixou na reserva o melhor jogador do time "William Gaúcho" que segundo ele mesmo falou em uma entrevista semana passada, que com ele em campo o Brusque havia ganho um padrão de jogo muito interessante, e atémesmo o Paulinho voltou a jogar bem, coisa que não acontecia a muito tempo e também ontem. Depois deixou dois laterais de oficio fora do jogo para improvisar Dênio na ala esquerda. Dai não mesmo. Ele sempre diz em suas entrevistas que com ele joga quem está bem. Será?

    ResponderExcluir
  8. rio branco toma 4 do bfc e ganha do paraná em curitiba, ai é pacabá. ontem foi o dia que deu tudo errado pra o bruscão, gol no meio da barriera, expulso um no primeiro tempo. não era o dia.

    ResponderExcluir
  9. Vão me chamar de cornetero, mas não to nem ai, pior é não querer ver, e quando ver, já ser tarde.
    O time pode mudar? Pode, claro que pode, mas não será fácil.
    A nossa zaga não é nem de perto a zaga que tínhamos, o meio campo não cria nada, e o ataque não faz absolutamente nada.
    Vi o jogo pela TV, e quando o avai fez o gol de falta, o comentarista falou que pra fazer gol tem que chutar, e é isso mesmo, o problema e que o brusque não chuta.
    É sempre a mesma coisa, o brusque não chuta em gol, e ai vou culpar o suca, pois o cara esta a frente do time a 2 anos e não corri nada.
    E como o jogo contra o metro la pela copa SC, campo molhado, chuvendo forte e não tinha um maldito jogador que chutava em gol.
    Será que e tão difícil assim?
    E tem mais, esse ano tem que ser o ano ou da afirmação ou da saída de vários jogadores, valdo, william gaúcho, paulinho, pereira, ou vai ou racha.
    Quanto aos garotos da base, sempre defendi eles, mas esse será o segundo ano deles jogando entre o time titular, ou rende ou não rende.
    Bem que podiam colocar o leonardo no ataque, e o único desse time que sabe chutar em gol.
    Se o time do brusque mudar tudo bem, mas se jogar o nível de futebol que jogou contra o avai, não adianta se iludir não.
    Tomara que eu queime a língua, mas o jogo de ontem foi duro de assisitir.

    ResponderExcluir
  10. DENUNCIA:

    William "BALADA" Gaucho tava na zona, la no indianara's da guabiruba quinta-feira passada. que foi pra lá viu, o homem é baladeiro. quero ver render!

    ResponderExcluir
  11. Vocês tem que fotografar essas coisas. Usem esse celular!

    ResponderExcluir
  12. william balada? se ele foi o nao foi nao me interessa, oq me interessa eh q ele renda dentro de campo. e isso ele ta rendendo. pena q soh entrou quando a vaca ja tinha ido pro brejo.
    agora se vc ver um cara desses na balada tem q fotograr e nao ficar no anonimato.

    ResponderExcluir
  13. Então taí o motivo do péssimo desempenho do time. O cara nem jogou, quando entrou o time já tava tomando três e um baile com certeza os que jogaram estavam junto.

    Rodrigo, Em dias de folga cada um vai onde quiser não tem que tá fografando niguém. Aqui ninguém é Pararazzo.

    ResponderExcluir
  14. Eu já vi mais jogadore do Brusque em Balada, nessas pagodeiras que rola em BC, no celebration, na epoca do velho oeste os jogadores de basquete eram praticamente peça de decoração do bar, sempre lá.

    esporte é isso aí, balada e treino, jogo e putada.

    vamo ver aqui no augusto bauer.

    ResponderExcluir
  15. Enquanto o William (que entrou quando o jogo tava 3x0)tava na balada os 11 titulares estavam na missa.

    ResponderExcluir
  16. Imagina o time A do Avai.... 6x0 neste timeco...

    ResponderExcluir
  17. Avai B 3 x 0 Brusque Showbol

    ResponderExcluir
  18. Calma gente. O viola vai ganhar 6.000 por gol feito... Vcs acham que ele não vai estufar as redes?

    ResponderExcluir
  19. Com essa defesa não adianta "estufar" as redes.

    Tomar esse chocolate do time C do Avaí é pra acaba. Sem dúvida vamos brigar com Juventis e Imbituba pelo rebaixamento.

    Essa defesa é muito fraca. Sem comentários.

    ResponderExcluir
  20. Essa é boa: "perdeu a principal peça do meio-campo" Têti" perai Rodrigo! Tá exagerando, o cara jogou 30 minutos não fez nada tomou um amarelo e um vermelho e tu ainda acha o cara a principal peça do meio campo! Que merda tá esse time do Brusque então!!!

    ResponderExcluir
  21. viola vai ganhar 6.000 por gol feito... soh se ele for trabalhar na Volkswagen, hehehehehehh. cada um q aparece.


    a chapecoense tb perdeu. calma ainda temos 4 partidas em casa e 4 fora... precisamos de 15.. eh ganahr em casa e buscar pontos fora contra juventus ou imbituba.

    jogo de ontem foi estreia, tudo deu certo pro avai (aquela bola passar no meio da barreira nunca mais, debaixo da perna do cara, nunca vi disso), gramado totalmente encharcado, juiz q amarelou tudo mundo, e nao deu um penalti pra nois no primeiro tempo, eh claro q temos q melhorar. o time vai crescer ja no proximo jogo.

    ResponderExcluir
  22. 6.000 por gol feito amigo. Isso ta em contrato. Então claro que o cara vai chamar o jogo pra ele.
    Viola vai ser artilheiro do Catarinense.
    15 gols X 6.000 = 90.000,00
    Mais os 100.000,00 que ele ganhou pra jogar todo o campeonato...
    Total investido no Viola = 190.000,00
    Praticamente de graça pra Havan.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. TETI foi expulso por que quiz ser expulso ta ganhando 8 mil por mes no brusque o parana clube ofereceu 15 mil... todos sabem que naquele amistoso contra o rio branco logo no final diretor do parana procurou ele, foi pedir a recisão e o danilo não deu, agora vai só ficar avacalhando em campo!! Podem escrever isso, ja foi visto em celebration, tomando chopp na platz!! Jogador bebendo, esse é jogador balada por isso nunca se firmou em nenhum clube!

    ResponderExcluir
  24. Comentário do Xirú foi muito bom, assim como as intervenções do Giovani Ricardo com o Danilo direto do Augusto Bauer.

    Só não concordo com uma coisa no comentário do Xirú. Não adianta colocar três zagueiros pra tentar arrumar essa defesa que aí sim a vaca vai pro brejo.

    Principalmente no caso do Brusque, que tem 3 zagueiros ruins. Vai ser um batendo cabeça no outro e um Deus nos acuda. Por favor, nem vamos comentar essa possibilidade que o Suca adora inventar. Se tentar inventar contra o Figueirense vai ser um desastre, e acaba com a temporada do Brusque.

    O Suca parece que ainda não aprendeu a lição de casa. Times médios como o Brusque, que tem um plantel muito inferior em qualidade aos chamados grandes e até aos médios como Metropolitano e Ibirama, não pode sair pra jogar fora de casa com apenas 2 volantes.

    Mais grave ainda as subidas do Pereira deixando a defesa, que já é muito fraca, totalmente desguarnecida. Coloca na cabeça desse cara que ele é volante de contenção, ou troca de posição.

    Em todas as competições que participou depois de 2008 o Brusque sempre esteve entre as piores defesas, quando não a pior. Foi assim no Catarinense do ano passado, Copa SC desse ano e agora desde a primeira rodada já está com a pior defesa da competição junto com o Criciuma.

    Para jogar contra os chamados grandes e médios fora de casa, o time tem que ser ESCALADO COM 3 VOLANTES, onde apenas um deve subir pra ajudar o ataque.

    A escalação correta para o jogo de ontem teria sido:

    Fabiano
    Rogério, Marcelo, Cris e Lucas
    Daril, Sérgio, Pereira e William
    Têti e Leonardo

    O Brusque só teve sucesso quando jogou com 3 volantes: Xipote, Baiano e Rodrigo Bagé na Divisão Especial, Copa SC e Recopa 2008.

    Acho que o principal culpado pela derrota foi o Suca, que mais uma vez não soube escalar o time.

    O Brusque precisa urgente de um zagueiro bom e mais um volante bom. Somente assim pode se livrar do rebaixamento. Não é brincadeira, a coisa é mais séria do que muitos estão pensando. A primeira preocupação de quem tem um plantel limitado como o Brusque deve ser não tomar gols.

    Danilo, sou teu amigo e pensa a respeito disso, conversa com o Suca. O Brusque precisa de 2 contratações fortes pra arrumar essa defesa. Vai enquanto é tempo. Vamos passar vergonha e tomar goleadas muito piores do que essa. Pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  25. Para o jogo contra o Figueirense e próximos jogos:

    Fabiano
    Rogério, Marcelo, Cris e Lucas
    Daril, Sérgio, Pereira e William
    Leonardo e Viola

    Com a volta do Teti, o ataque deve ser Têti e Viola, com o Teti voltando pra buscar jogo. Mas quem diz que o Suca algum dia vai acertar a escalação? Depois de 2008 errou praticamente todas. Por volta de 80%.

    Vamos esperar a contratação urgente de mais um zagueiro e volante melhor do que esses que estão aí. Esse é o único jeito de tentar salvar esse time do rebaixamento. Discordo daqueles que falam que ainda é cedo pre pensar em rebaixamento e pensar em disputar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  26. Sobre o Leonardo, acho mais rápido e mais efetivo que o Valdo. Acho também melhor que o Lorival. Aí é questão de gosto.

    Mas na real, nenhum deles joga no meu time.

    ResponderExcluir
  27. Desculpe, no time futuro não coloquei o Valmir. Foi um erro, esqueci. Vantagem é que melhora a qualidade do time.

    ResponderExcluir
  28. Algumas observações a mais sobre o trabalho do Suca.

    Não é conveniente falar que o time não jogou bem pq os jogadores não fizeram o que a comissão técnica mandou. Isso é uma prova da falta de comando.

    Em vez disso, é muito preferível reconhecer que não soube armar o time. Por favor, só não utilize como argumento a história dos jogos treinos. Jogar contra o Rio Branco em casa é uma coisa, contra o Avaí fora é outra totalmente diferente. Mesmo que seja o Avaí B.

    Pensa na história dos 3 volantes, e esquece de uma vez a possibilidade de colocar 3 zagueiros ruins jogando junto. Vai ser um desastre. Boa sorte no trabalho.

    ResponderExcluir
  29. O Brusque não tem zagueiro. O Marcelo já não servia no catarinense 2009 imaginem agora. O outro zagueiro também é podre. Não temos ataque. A esperança é o Viola.

    Esse Têti não me enganou. É malandro. Aqueles três gols no amistoso não serviu pra me convencer.

    Se não quer ficar manda embora. Tenho certeza que esse não vai ajudar em nada aqui.

    Acho que com o William no time o Paulinho vai voltar a jogar bem. Nenhum dos dois pode sair do time.

    ResponderExcluir
  30. Galera, havemos de admitir e cair na real. O Brusque jogou contra o Avaí em Florianópolis e perdeu, seja do time A, B ou C. Não adianta ficar culpando o Teti ou o Suca ou quem quer que seja individualmente, nem ficar dizendo que o jogo foi assim ou assado sem o Teti ou com a má escalação do técnico. Sabe-se lá se o resultado não seria o mesmo com o Teti em campo ou com outro esquema tático. Ninguém é o principal ou não jogador de qualquer posição, o principal é a equipe, titular ou reserva. Quem tem que jogar bem não é um jogador, mas a equipe inteira. O importante, mesmo que uns se destaquem, é cada um atuar consistemente e a equipe ganhar no conjunto. Se perder, quem perde é a equipe, se ganhar também. Quem perdeu foi o Brusque, não o Teti nem o Suca.

    Outra coisa, o Teti não foi expulso porque quis. Ninguém nunca quer ser expulso, sabendo que é algo de cunho negativo, prejudicial tanto para o próprio atleta quanto para a equipe. Tanto que os dois ficam prejudicados inclusive por duas partidas. É um extremo absurdo afirmar que o jogador "quis ser expulso".

    Tem muita coisa que não se deve dizer, porque se o time ganhasse o jogo, certamente não diriam a mesma coisa. Como por exemplo essa do William Gaúcho. Poxa, se for verdade, se viram ele na balada, tornem útil a câmera dos seus celulares e fotografem. Porque agora, enquanto o cara tá jogando bem, todo mundo fala: "Pra mim não importa se o jogador vai na balada ou não, o importante é que ele correspoda em campo". Depois, quando o cara tá mal, pode crer que vai ter sempre alguns colocando a culpa na balada. Daí ficam dizendo, teria que contratar tal jogador no lugar/posição do William Gaúcho. Quem sabe, com vocês fotografando e mostrando pra diretoria, não mandem o William Gaúcho embora e contratem o tal jogador. NÃO QUE O WILLIAM GAÚCHO DEVA SER CULPADO POR TER IDO NA BALADA, NEM TAMPOUCO HÁ DE SE INSINUAR QUE O WILLIAM GAÚCHO JOGUE MAL E DEVA SER DEMITIDO PRA QUE OUTRO JOGADOR DA MESMA POSIÇÃO ENTRE NO LUGAR DELE, pelo contrário, deve permanecer o Brusque e jogar, inclusive de titular, porque o cara joga bem e muito. Titular absoluto no meu time, mas já que tocaram no nome dele, FOI SÓ UM EXEMPLO, MERAMENTE UM EXEMPLO.

    Enfim, não se deve culpar um jogador ou um técnico. Se acertam, méritos pra eles, se erram, ninguém diz a mesma coisa que se tivessem acertado. Além do mais, errar é inerente à humanidade, todo ser humano erra. Quem ainda não errou que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  31. nos jogos contra os ditos grandes o bfc tem q jogar mais fechadinho, assim como o avai fez ontem.

    fabiano, pereira, marcelo, cris, valmir; daril, sergio, rogerio e wilian, lorival e viola.

    banco: JR, LH, lucas, denio, valdo,jonathas, teti.

    quando pegar os mais fracos... tira o pereira e bota teti, voltando o rogerio de lateral.

    ResponderExcluir
  32. fabiano, pereira, marcelo, cris, valmir; daril, sergio, rogerio e wilian, lorival e viola. [2]

    Também gostei dessa escalação.

    Talvez colocar o Pereira na lateral e o Rogério no meio como terceiro volante seja melhor opção do que aquela que eu sugeri com Pereira fazendo terceiro volante e Rogério na lateral.

    Também acho que se não quer jogar, rescinde o contrato e manda embora ou aumenta um pouco o salário em forma de premio por produção.

    Quem pode garantir que os 2 cartões não foram propositais?

    ResponderExcluir
  33. Premio por produção: se convencer e pegar a vaga de titular absoluto no primeiro mes, aumento de 20% no salário, por exemplo.

    O Brusque também paga premio por vitória. Poderia aumentar, pagando R$ 300 ou até R$ 500, dependendo do jogo. Uma forma de motivar os jogadores. O custo seria de R$ 3.500 a R$ 6.000 por vitória. Vale a pena investir nisso.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo 22:23, na minha opinião o Paulinho não serve pra fazer essa função de falso terceiro volante.

    Apesar de marcar e correr, não tem capacidade de antecipação, marcação perde devido ao porte físico, não serve pra cabecear, não serve como jogador defensivo de área. Essa opção só pode ser usada eventualmente, quando o time está dominando o jogo, mas precisa ser mais ofensivo. Normalmente em jogos dentro de casa.

    Não se iludam que o Imbituba já está rebaixado. Ontem dominou totalmente o primeiro tempo do jogo contra o Figueirense (só faltou o Fernandes). O Figuirense A é muito melhor que o Avaí B.

    No final do primeiro tempo, o juiz marcou um penalti vergonhoso a favor do Figueirense. Todos os repórteres, comentaristas e narradores de Florianópolis reconheceram abertamente isso.

    Depois, no segundo tempo, quando o jogo já estava 3x0 pro Figueirense, marcou um penalti inexistente no Felipe Oliveira para o Imbituba "pra compensar". Uma vergonha.

    Hoje o time do Imbituba tá melhor armado e tem um setor defensivo muito melhor que o Brusque. Pessoal do Brusque, vamos agir rápido. Voces estão contaminados por um otimismo exagerado, com toda a repercussão do caso Viola.

    Ponham de uma vez na cabeça que o BFC tem o pior setor defensivo da competição, vai ser a defesa mais vazada do campeonato e vamos passar vergonha contra o Joinville, Chapecoense tomando goleadas de 6 pra cima.

    ResponderExcluir