terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Avaí tem o ingresso mais caro do Brasil

Acho que não precisa fazer pesquisa. Ontem o Avaí definiu o valor dos ingressos para o ano de 2010: a entrada mais barata custará sessenta reais, para as arquibancadas (atrás do gol, na descoberta, sem cadeira) e cem reais para as cadeiras (aí, um preço normal). Não achei nenhum outro estádio no Brasil que tenha o ingresso mais barato para adulto num valor tão alto. Acho que é o mais caro do país, tirando jogos da seleção, onde o valor chega aos cem reais.

Uma coisa é cobrar esse valor para um Avaí x Flamengo ou um Avaí x Corinthians, jogos que são atração para um bom público. Agora, sessentão para um Avaí x Imbituba, Juventus ou Brusque, afastam o torcedor do Estádio. O Atlético Paranaense, que tem um estádio de primeiro mundo, com cadeiras em todos os lugares, cobrará cinquenta neste ano.

Discuto muito a tese do "valor para se associar". Como bem disse o Luiz Alano hoje na CBN, o associar ou não é uma escolha de cada torcedor, de saber se o compromisso de ir a todos os jogos do clube encaixa no seu orçamento. Mas, de certa forma, o preço alto alija aquele torcedor esporádico, ou aquele que deseja assistir um jogo de futebol, ou até mesmo aquele torcedor simples, do povão, assalariado, de ir ao Estádio.

Será que, com um preço menor, não haveria uma quantidade maior de torcedores? Fica aqui aberto o debate.

10 comentários:

  1. nao axo errado a atitude do avai. se vc for avaliar o valor q o socio paga por jogo eh um valor bem baixo.

    quem sofre com isso eh o torcedor vizitante pra ver apenas um jogo do seu time tem q pagar uma fortuna.

    agora soh nao vem o torcedor avaiano depois reclamar quando eles forem visitantes e um clube fizer o mesmo.

    axo q quando o avai vir pra brusque a diretoria do bfc deveria fazer o mesmo e cobrar 60 deles.

    ResponderExcluir
  2. O futebol há muito não é mais esporte. Hoje o público de um evento esportivo pode ser trazido em uma simples soma aritmética, e é desconsiderado quase que por completo pelos nossos amáveis dirigentes!

    ResponderExcluir
  3. assim fica dificil, além de um horário horrível pro jogo, ainda o ingresso custando isso tudo, pqp

    ResponderExcluir
  4. Pelo que sei, no Brusque Futebol Clube, a geral vai custar apenas R$ 20,00. Ponto para a diretoria. Menos do que isso nem esses Circos ambulantes que andam por ai cobram.

    ResponderExcluir
  5. Em Ibirama é 10 a geral. 60 reais é um absurdo, um exemplo clássico do futebol moderno, elitização das torcidas, como um torcedor visitante vai pagar isso? COMO? VAI SE ASSOCIAR POR UM JOGO? Querem colocar 40 reais no maracanã e já ta um berreiro desgraçado, tem que haver alguma coisa a se fazer contra isso, é claramente um abuso.

    ResponderExcluir
  6. O problema é afirmar que o para um Avaí x São Paulo o ingresso é justo, mas um Avaí x Brusque, não. O torcedor tem que ir ao estádio ver o seu time e não o adversário. Essa cultura TEM que acabar.

    ResponderExcluir
  7. BFC deveria cobrar caro também... assim quem sabe eles pagam mais algumas dívidas mais rápido...

    ResponderExcluir
  8. Sou avaiano e acho o ingresso um absurdo. Veremos o estádio vazio o ano inteiro, salvo quando enfrentar o nosso arqui-rival, Ronaldo e cia, Adriano e cia, e os clubes gauchos.

    É uma associação forçada demais. Já fui a jogos da NBA, do campeão do ano anterior Miami Heat, e paguei cerca 11 doláres. Isso que o ginásio é de primeiro mundo, com lojas, bares, segurança, ar condicionado, shows de intervalo, música.. etc.

    Ahn, e pra constar eu sou sócio do setor A.

    Acompanho sempre o seu blog Rodrigo, parabéns! Está na hora de você alçar vôos maiores!

    Abraços,

    Daniel.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,

    é a inevitável elitização do futebol. Já escrevi sobre isso no meu blog e tomei a liberdade de transcrever sua postagem por lá também.

    E só pra comentar o que o "anônimo das 09:13" disse, é hipocrisia dizer que o torcedor vai ver apenas o seu time. Não dá pra comparar a motivação de ir a um jogo da Série A e outro do catarinão contra, por exemplo, o Imbituba ou o Juventus.

    Grande abraço,

    Marcelo Herondino Cardodo
    www.mundoavaiano.com.br

    ResponderExcluir
  10. É um absurdo o valor do ingresso…

    Se não querem que o torcedor vá assistir os jogos porque não fecham os portões de uma vez!

    Não sou avaiano e estava querendo assitir o avaí e imbituba. Agora com esse valor, me nego a ir no estádio.

    ResponderExcluir