sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Catarinense 2010: Brusque

BRUSQUE FUTEBOL CLUBE
Fundação: 12 de outubro de 1987
Cores: Verde, Vermelho, Amarelo e Branco
Estádio: Augusto Bauer - 7000 lugares
Presidente: Danilo Rezini
Técnico: Gilmar Gasparoni (Suca)
Ranking "BdR" 2009: 7o. lugar
Catarinense 2009: 7o. lugar

O Brusque teve um 2009 que podemos dizer, tranquilo. Ficou em sétimo no Estadual, mas em nenhum momento correu risco de descenso. Na Série D, fez uma boa campanha, com 10 pontos conquistados, mas não obteve a classificação. Mesma coisa na Copa Santa Catarina, onde começou a montar uma estrutura para este ano. A diretoria chegou a condicionar sua permanência no clube à renovação dos acordos de patrocínio. A Havan e a Prefeitura praticamente dobraram o valor dos repasses, e Danilo Rezini ficou firme e forte na presidência, tendo seu filho André como braço direito e articulador das contratações. Não é por eu ser amigo pessoal dele, mas o "Bebeto" vem se revelando como uma boa surpresa dentre o ramo de dirigentes. Conseguiu trazer atletas interessantes para o Grupo, mesmo o time começando os trabalhos um pouco mais tarde que alguns adversários.

E o técnico Suca (foto) está bem próximo de chegar a marca de dois anos a frente do clube. É, sem dúvida, um marco, dentro do futebol nacional. Dentro dessa perspectiva, a continuidade do trabalho vem mostrando ser muito importante: o Bruscão hoje tem uma estrutura fixa e ativa há mais de dois anos, possui jogadores da base no elenco e que são titulares do time. Suca conhece de futebol, e teve muito mais acertos do que erros no último ano. Como ninguém é perfeito, a diretoria confiou nele para mais este desafio.

No campo das contratações, todo mundo já sabe que Viola é o mais famoso. Como já falamos a exaustão do nome dele aqui no Blog, quero chamar a atenção para outras peças importantes do elenco. O Bruscão tem dois alas de qualidade: Rogério Souza, que, mesmo dispensado do JEC, conta com a simpatia de muitos torcedores de Joinville, e Valmir, ala esquerda campeão estadual pela Chapecoense em 2007. Marcelo e o experiente Luiz Henrique são os zagueiros. No meio, o ex-lateral direito Pereira assume outro desafio como cabeça de área ao lado de Daril. Ele foi testado nessa posição na Copinha e rendeu muito bem. Mais a frente, vem o jogador que considero mais técnico e mais importante do esquema tático do Bruscão. De nada vai adiantar o Viola no ataque se Têti (foto), de 30 anos, não fizer o meio-campo funcionar e deixar o tetracampeão na cara do gol. Ele, Têti, é para mim o destaque coletivo do Bruscão. O camisa 10 que o clube procura há tempos. Terá uma responsabilidade no time até maior que o Viola, que é comandar a articulação no time. Se jogar o que sabe, é meio caminho andado.

O que esperar do Brusque? Bom, no papel, o Bruscão mostra que está bem longe de ser um time para brigar pelo rebaixamento. Considerando que o regulamento prevê um quadrangular em jogos únicos no fim de cada turno, onde se classificam os 4 melhores, a possibilidade de classificação existe. O elenco ainda está vários passos atrás de Avaí, Chapecoense e Joinville, mas o futebol reserva surpresas. Vários são os times de investimento menor que se encaixam de forma surpreendente e acabam nas cabeças. Vale aqui uma estatística: desde 1974, só os cinco grandes clubes do Estado levaram o Campeonato, exceção ao Brusque, que levou o caneco em 1992 com um grupo que jogava por música, mas que desapareceu no primeiro momento que foram separados para outros clubes. Vários exemplos podemos relatar em SC. O Brusque aposta nisso. Um elenco que pensa em chegar longe. A ajuda de Viola será bem-vinda, com certeza. E por causa do atacante, o Bruscão será alvo das atenções. É bom estar preparado pra isso.

18 comentários:

  1. A tua análise foi boa Rodrigo. Mas eu acredito no William Gaucho. Acho que vai ser ele o cara pra deixar o Viola e Lourival na cara do gol. Tomara que o Teti dê certo. É muito importante ter 2 jogadores de criação no time.

    O Viola nem precisa correr muito. Mesmo que fique parado na frente esperando as bolas, vai segurar 2 zagueiros. Vai ser o jogador de referência na frente. Ninguém vai deixar o Viola mano a mano com um zagueiro.

    Isso sem contar na motivação dos outros jogadores, que sabem que jogar ao lado do Viola é vitrine pra todo o Brasil.

    Burros foram o Giovani e Xipote. Devem estar arrependidos até o último fio de cabelo. Sair do Bruscão com a Havan de patrocinador pra jogar num timeco de Ibirama é pra acaba.

    E o pastor sem vergonha que aliciou os 2 deve estar preocupado... Estou torcendo pro Ibirama ser rebaixado.

    ResponderExcluir
  2. Sua análise está sendo ótima, mas discordo quando você diz que o Teti é o destaque coletivo desse time. Primeiro temos que ver ele em campo junto com o grupo, não podemos análisar pelo o que ele fez a vários anos atrás. Vejam o Ailton, veio para ser o camisa 10 e ficou quase toda a copinha no banco. Tomara que você esteje certo, mas hoje vejo no William Gaúcho o grande destaque dessa equipe, e talvez junto com o Teti ou até mesmo com o Paulinho pode ser o grande destaque do Bruscão. Se repetir o fez na Copinha o Bruscão vai encher os cofres após o campeonato.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo parabéns pelo teu Post, execpicional. Falou tudo. A Cidade de Brusque e o Brusque Futebol Clube estão dando um verdadeiro show, claro que se vai dar certo ou não, é outra coisa, agora estou falando do atual momento que o Clube e a nossa Cidade vem passando nos noticiarios Nacional e Internaciol, um dos maiores tacadas positivas que já vi em Brusque. Outras pessoas que merecem nosso respeito e carinho é o Presidente Danilo Rezine que vem fazendo o possivel e o impossivel para manter o Bruscão vivo e fazendo um belo papel a frente do Bruscão, com Títulos e resultaos positivos. Luciano Hang e Havan são os que dão o suporte a continuidade do Bruscão, parabéns. O Andrezinho Rezine também vem muito bem no campo de dirigente esportivo e contratações, desde que seu pai Danilo pegou a Presidência, ele vem fazendo boas contratações e sempre montando bons times para Brusque, claro com o aval da diretoria e algumas indicações de Suca e comissão técnica. O Brusquense por paixão Suca também merece nosso carinho e reconhecimento, trabalha com paixão ao Clube e Cidade e buscou 3 Títulos em 2008 para nossa Cidade. Aos Patrocinadores que apostam na credibilidade do Brusque Futebol Clube, também merecem o carinho da torcida. PARABÉNS A TODOS. BRUSQUE É ISSO AI.

    ResponderExcluir
  4. O Brusquense por paixão Suca também merece nosso carinho e reconhecimento, trabalha com paixão ao Clube e Cidade e buscou 3 Títulos em 2008 para nossa Cidade. [2]

    Critico o Suca muitas vezes, mas são criticas construtivas. Elogio também quando acerta.

    Recuperar a vaga na Série D é fundamental. O principal objetivo do Brusque no campeonato deve ser CHEGAR NA FRENTE DO JOINVILLE E METROPOLITANO.

    Boa sorte Suca. Acho que deveria continuar no Brusque por muito tempo. Quando vc faz o feijão com arroz e variantes o trabalho é perfeito. Quando inventa de inventar é um desastre.

    ResponderExcluir
  5. 8 de janeiro de 2010 09:40 Falou tudo, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. TIME PERFEITO PARA O BRUSQUE FC:

    01/ FABIANO HEVES
    02/ ROGÉRIO SOUZA
    03/ CONTRATAR XERIFÃO PELA DIREITA
    04/ LUIS HENRIQUE
    06/ VALMIR
    05/ DARIL
    07/ PEREIRA
    08/ PAULINHO (cria jogadas e marca muito)
    10/ TÊTI
    09/ VIOLA
    11/ LOURIVAL

    SERÁ UM ÓTIMO TIME:

    FORTE, PEGADOR, RÁPIDO E TÉCNICO AO MESMO TEMPO.

    ResponderExcluir
  7. Uhh tá maneirooo o Viola é artilheirooo!!!

    ResponderExcluir
  8. dessa fez eles se superaram.
    eu fico louco quando chamam o bfc de tricolor, afinal branco, verde, vermelho e amarelo, são 4 cores. agora chama o brusque de alviverde, eh pra caba. depois a turma da capital nao quer ser vaiada, e chama a gente de time do interior. eita cambada de no cego catador de berbigão.


    http://www.clicrbs.com.br/esportes/sc/noticias/default,2771336,Diretoria-do-Brusque-espera-faturar-com-passagem-de-Viola-pelo-time.html

    ResponderExcluir
  9. Candidato ao rebaixamento

    ResponderExcluir
  10. Será que ninguém em Blumenau tem capacidade para criar um blog, para comentar sobre o Metropolitano? Os caras vem se meter onde não são chamados. Só falar merd...
    Pedem para o Peninha criar um blog para vocês debaterem sobre este podero metropolitano.

    ResponderExcluir
  11. Nos 3 Coletivos que vi até agora o Têti começa o jogo no time reserva, já vi o suca por ele no lugar do Lourival e do W.Gaucho. É um bom jogador com ótima visão de jogo e sempre deixa os atacantes de frente pro gol, acho que agora vai!!

    O meu medo é na zaga, não por falta de confiança nos zagueiros, mas acho que sobra "vontade" ali, Marcelo e Luis Henrique batem muito, se não se cuidarem não demorarão muito para serem expulsos, os dois veem jogando juntos no time titular nos coletivos até agora.

    ResponderExcluir
  12. Alguém pode me dizer quanto tempo antes os da Copa do Mundo os jogadores são chamados para compor a Seleção?
    Se o Bruscão for pra final do Catarinense, corre o risco do Viola desfalcar o time por compor a seleção.

    ResponderExcluir
  13. Ao anômimo das 14:31: Temos vários blogs em Blumenau. Concordo contigo quando dizes que devíamos ficar na 'nossa' e nã vir aqui comentar o Brusque. Você e alguns amigos teus podiam fazer o mesmo, e se limitar a comentar apenas o BFC. O grande problema teu e de alguns outros iguais a você é que, independente do assunto do post, sempre conseguem achae uma forma de criticar a cidade de Blumenau ou o Metropolitano. Aliás, xingar Blumenau é o esporte preferido de alguns brusquenses. Quando vocês pararem com essa palhaçada, talvez paremos de vir aqui "encher o saco" de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Juliano,

    Não vejo razão para falar mal de Blumenau e dos metroxas, até porque tem pessoas maravilhosas, alias, me simpatizo muito com o povo e a cidade de Blumenau, problema que aqui como lá, sempre tem meia dúzia de babacas, lógico, alem da imprensa de Blumenau que não sabe onde fica Brusque, ou seja, só enxerga o Metropolitano.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Você aí de é uma exceção. Por aqui ninguém acha isso que você falou.

    ResponderExcluir
  16. Juliano,
    Blumenau só sabe fazer a Outober. Vocês vivem de cú cheio de choppss por isso não sabem fazer futebol

    ResponderExcluir
  17. rodrigo... faça um apelo para que a diretoria do bruscao botar as metalicas , quarta-feira....



    bruscao na fita...anderson

    ResponderExcluir