terça-feira, 30 de março de 2010

Apito de fora pra arrumar a casa?

Devido à incompetência da maioria esmagadora dos árbitros e assistentes catarinenses, o papo que atualmente que rola nos bastidores do nosso futebol é a possibilidade de arbitragem de fora do Estado aparecer por aqui para os jogos decisivos do Campeonato. Não é uma medida inédita, mas representa uma grande derrota política para a Federação e a classe dos árbitros, que tem um Sindicato que o representa.

Pode aparecer por aqui um Carlos Simon, ou até um Héber Roberto Lopes ou Leonardo Gaciba, que aliás, era sondado no início do ano a fazer parte dos quadros da Federação, no lugar de Wagner Tardelli, que veio do Rio de Janeiro e foi muito bem por aqui.

Agora, se a FCF ceder as pressões e trazer árbitro de fora para a fase final, estará assinando o atestado de incompetência e confissão de culpa por tudo o que está acontecendo com a arbitragem do Estado. Afinal, é a Federação que dá os cursos, que faz as avaliações físicas e escritas, cobra boas atuações e que indica os "melhores" para apitar os jogos. Ao trazer um "estrangeiro", ela está admitindo que Santa Catarina não tem nenhum juiz em condições de apitar um jogo decisivo.

Sem contar que será uma decisão desmoralizante e desanimadora para os árbitros do Estado, que sabem que precisam comer carne de pescoço o ano todo lutando para apitar um jogo importante, e na hora H, um figurão com escudo da Fifa chega para ocupar o lugar. Aí entra o papel do Sindicato dos árbitros, que provavelmente abrirá o berreiro. Pode apostar.

Mas é necessário, para que o campeonato não termine mal. Temos em Santa Catarina um quadro que possui árbitros acima da idade, outros que não suportam pressão e novos nomes que visivelmente entram mal preparados em jogos da primeira divisão. Há um problema muito difícil de ser solucionado, e a prova cabal está acontecendo nessa semana, quando alguns árbitros que vêm atuando no Estadual foram reprovados nos testes que instrutores da CBF estão fazendo em Itajaí.

Pepino pra Federação descascar.

9 comentários:

  1. Dezesseis jogos no meio de semana pela Copa do Brasil. Nenhum árbitro de SC. Um escândalo para nossa arbitragem.

    P.S. Ô Rodrigo, colocar a foto do Simon já é sacanagem. Se ele é uma sugestão, então que fiquemos com os nossos.
    Ele é igual os jogadores do Avaí: quem joga (apita) e o nome.

    ResponderExcluir
  2. Ah se for pra trazer este Simon...

    É melhor colocar o Dalmo Bozzano com 70 anos...

    Simon é piada...

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com o comentario.......no ano passado o Tardelli apitou mt bem e n cedeu as pressões....tanto eh que o Bruscão ganhou de 1x0 aqui no AB.

    Mas acho que para a arbitragem pegar preparo fisico podiam colocar a maira e a outra G.... que esqueci o nome para ser gandula aqui....."correr" um pouco atraz da bola... o pessoal ia gostar ! O Giacomelli que n ia gosta mt !

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, os próprios árbitros e federação estão cavando sua cova. Não podem nem reclamar que comeram a carne de pescoço e quando chegou o filé tiraram da boca deles.
    As arbitragens estão ridículas, tendenciosas, mal intencionadas. Se tivessem apitado com isenção ninguém estaria pedindo árbitro de fora.
    As arbitragens nos jogos do AVAÍ mesmo estão terríveis. Só para dar uns exemplos: no primeiro clássico teve 3 pênaltis a nosso favor e o Celio Amorim só deu um, em Ibirama o Bezerra não deu um pênalti pra nós e validou um gol em impedimento deles, em Imbituba o Edmundo inverteu uma falta no lance do gol que estava em impedimento, na final do primeiro turno o Zé Acácio não viu um pênalti no Medina que foi escandaloso, e pra não me alongar ainda mais, no último clássico o Luiz Orlando Scarpelli fez o que fez.
    A arbitragem catarinense é uma vergonha e temos sim que trazer árbitros de fora para dar segurança e uma tentativa de isenção nos jogos decisivos, isto se uns e outros não derem umas charutadas no ouvido dos que vem...
    Saudações Azurras,
    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Traz o MARGARIDA denovo !!

    Pelo menos a diversão é garantida...

    ResponderExcluir
  6. Agora, se a FCF ceder as pressões e trazer árbitro de fora para a fase final, estará assinando o atestado de incompetência e confissão de culpa por tudo o que está acontecendo com a arbitragem do Estado. Afinal, é a Federação que dá os cursos, que faz as avaliações físicas e escritas, cobra boas atuações e que indica os "melhores" para apitar os jogos. Ao trazer um "estrangeiro", ela está admitindo que Santa Catarina não tem nenhum juiz em condições de apitar um jogo decisivo. [2]

    ResponderExcluir
  7. Não te entendo Rodrigo!
    Se os Arbitros daqui roubam e só fazem cagadas, vcs da Imprensa metem o pau e malham pra caralho corretamente, agora a FCF está pensando em mexer em algo, mudar a Abitragem nessas duas últimas rodadas, ai vcs próprios metem o pau "também". Vcs já notaram que para Inprensa nunca está bom? Poh me desculpem, agora se ta errado, eles estão tentando arrumar um erro deles, pior é permanecer no erro. Ai vem vcs com a latinha e falam que estão cavando a própria cova e tal... Se ta ruim, mexe para melhorar e sai da mesmisse.
    Vcs são foda!
    Nunca estão contente.
    A chamada do Post, poderia ser assim:
    FCF se mexe e tenta melhorar a Arbitragem nas últimas rodadas.

    ResponderExcluir
  8. melhor assinar o atestado de incompetencia e culpa, do q ficar errando a vida toda.

    ainda alem de ser incompetente e culpado, é burro.

    tragam 2 arbitros bons de fora, pras finais e copa sc.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, só pra sacanear.

    A culpa é da imprensa!

    ResponderExcluir