segunda-feira, 22 de março de 2010

Bandeira é faixa de organizada?

A cena aconteceu ontem, em Brusque, e traz mais uma preocupação quanto às restrições que existem ao torcedor que vai ao estádio. Já não pode beber uma cervejinha, e agora não pode levar uma bandeira que já é tratado como criminoso.

A situação foi a seguinte: como todos sabem, torcidas organizadas que não possuem o famoso cadastro na FCF não podem expor as suas faixas no Estádio. Apesar de ser controverso, ninguém discute a determinação. Mas o que aconteceu ontem no Augusto Bauer foi muito pior: do lado do Brusque, um torcedor levou uma bandeira colorida com o escudo do Brusque estampado no meio. A Polícia arrancou a bandeira, dizendo que seria de organizada. E existe torcida organizada de um torcedor só? É probido levar e mostrar uma simples bandeira com o brasão do clube?

Da mesma forma, uma faixa da torcida da Chapecoense com a inscrição "somos mais do que 11", que mostra a paixão de torcedores que viajaram mais de 500 km para acompanhar o seu time que luta contra o rebaixamento, foi retirada sem dó pela PM. O que uma frase tão legal caracteriza uma torcida organizada, hein?

Já tivemos exemplos piores. Aqui em Brusque, há uns dois anos, queriam proibir a entrada dos rádios de pilha no Estádio, e quando o Metropolitano jogava em Timbó, a mesma polícia proibiu entrada de torcedores que usavam camisas de sócios do clube de Blumenau, só porque tinham o escudo estampado de forma estilizada.

Há se diferenciar o que é a manifestação individual, de um grupo de torcedores e de torcida organizada. Há uma grande diferença entre estes três grupos, e a Polícia não quer nem saber.

E faço aqui uma referência ao major Varela, responsável pelo policiamento no Augusto Bauer ontem, que se negou a dar entrevista ao repórter Giovane Ricardo, da Rádio Cidade, sob o pretexto que "estava trabalhando". Com insistência, ele disse que retirou as bandeiras sob determinação da FCF. Acho que ele também não sabe que a tal determinação envolve as organizadas, e não o torcedor comum.

6 comentários:

  1. nem digo nada.

    os caras que sobem no parapeito e ficam se xingando o jogo todo, a pm nao faz nada. os bebados que vao soh pra arrumar confusão ninguem faz nada.

    deixa o cara ir com a faixa, qual o problema.

    por fim, digo que o trabalho da pm na sociedade eh mto bom, mas quando o assunto eh futebol eles pecam.

    axo que a pm deveria apenas fazer a segurança externa dos jogos e dentro dos eatadios cada clube que promova a segurança dos torcedores.

    ResponderExcluir
  2. qnd cheguei no estádio, o Daniel Boing falou pra mim que a policia tinha tirado a bandeira dele, olhei lá, eles estavam tirando a da torcida da chape tmb, fui la perguntar pro PM porque, ele respondeu que era determinação da FCF, eu ainda disse que a bandeira só tinha um escudo do clube, que não tinha nada a ver com organizada, mas ele disse que a ordem tinha sido passada pra ele e ele teria que acatar, Palhaçada do velho barbudo

    ResponderExcluir
  3. Segundo fontes internas a corporação resolveu em um acordo coletivo retaliar as ultimas noticias passadas pela imprensa que...."PM vai de mão gosto para o estadio" e mostrar realmente o que em tese teriao que fazer caso fossem aplicar a risca o que lhes é passado......segundo eles já sabiam do bafáfá que iria acontecer. Parece que o proximo jogo ta tudo liberado......é mas uma de "MOSTRAR QUEM MANDA" do que se fazer cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  4. E em Joinville, no jogo JEC x Atlétibo/IB, a PM proibiu a entrada do radinho de pilha. É PRA ACABAR MESMO!!! É assim que querer ver os estádios cheios????? Jogos nas 2ª, domingo a noite, 4ª as 21:50, sem cerveja, sem bandeira, sem rádio...

    ResponderExcluir
  5. 'o papel do torcedor é torcer, não brigar' torcer como nessa merda de campeonato se tudo é proibido? vivem pedindo festa e não violência, porém as festas são proibidas

    segurança em estádio quem tem que fazer é serviço particular, lugar de pm é fora, nas ruas, essa instituição que se diz protetora da sociedade exerce justamente o contrário

    hipocrisia é mato

    ResponderExcluir
  6. Bandeira não significa torcida organizada, nem outras coisas que tu citou.

    Mas... que a polícia precisa ficar de olho nas organizadas, isso sim. Como tem gente que vai pro campo pra descontar suas frustrações do dia-a-dia.

    Esses deveriam ser impedidos pra sempre de entrar em estádios, que devem ser lugares para as famílias se divertirem, não locais para retardados alcoolizados.

    ResponderExcluir