quinta-feira, 29 de abril de 2010

Atlético de Ibirama poderá se licenciar por dois anos

Há alguns dias venho procurando informações do Atlético de Ibirama. A Copa Santa Catarina começa na semana que vem, e uma rápida consulta no BID acumulado do clube no site da CBF comprova que não há jogadores suficientes com contrato em vigor para a participação na competição. Nem treinador o time contratou.

A especulação é grande, partiu lá do Oeste, e a informação parece ser verdadeira. Segundo o bem informado Daniel dos Santos, do blog Esporte Alto Vale, que entrou em contato com uma fonte ligada à diretoria do Atlético Hermann Aichinger, o clube de Ibirama deverá protocolar nesta sexta-feira, dia 30, o pedido de afastamento de dois anos dos campeonatos estaduais. A informação – extra oficial – dá conta das dificuldades financeiras e o desânimo de Ayres Marchetti com o futebol.

Havia uma tentativa de participação na Copa SC através de uma parceria com o XV de Outubro de Indaial, que jogará a segundona, mas a operação fracassou. O XV pediu 60 mil reais por mês, o que daria 120 mil de investimento, e a direção do clube não aceitou.

Quanto aos jogadores que ainda tem ligação contratual com o clube, o cruzamento de informações referencia a tal licença. Ontem, no seu twitter, o diretor do Metropolitano, Sandro Glatz, deixou claro que aguardava acerto com alguns jogadores do Atlético, que devem ser Arlan, Julinho e Rogério, que também estão na mira da Chapecoense. Fabrício também pode pintar no Oeste, mas tem sondagem do Avaí. O meia Lénilson, xodó da torcida, teve o contrato rescindido.

Vamos aguardar os acontecimentos. De segunda-feira não passa, pois é o prazo que o Atlético teria para inscrever jogadores para a partida de estreia na Copinha, contra o Figueirense no Orlando Scarpelli.

Aí vem a pergunta: o que acontece com o caso do rebaixamento? A Chapecoense se manterá na primeira divisão? Analisando friamente o regulamento e o Estatuto, ao meu ver a resposta é não e vou explicar porque, baseado em fatos anteriores.

O Estatuto do Torcedor é claro: não poderá haver acesso através de "convite" e os critérios de subida e descida devem ser estritamente técnicos. Além do mais, a lei diz que os regulamentos devem ser obedecidos. O regulamento do Estadual 2010 é claro em dizer que os dois últimos colocados da classificação geral deverão jogar a Divisão Especial de 2011. Como o estatuto proíbe o convite e obriga critério técnico, a FCF deverá chamar o terceiro colocado da Divisão Especial deste ano em caso de desistência do Atlético.

E em 2008, a FCF errou na contabilização dos times da nova Divisão Especial, que tinha doze times e o regulamento previa o rebaixamento de três e acesso de apenas um. Depois de terminado o campeonato, que foi vencido pelo Brusque, a Federação não se ligou que a segundona do outro ano teria nove clubes, pois o campeão subiria e três cairiam, e com o acesso de apenas um ficariam apenas nove. Rapidamente, a Federação convidou o vice-campeão daquela Divisão de Acesso a fazer parte da Especial.

14 comentários:

  1. Para o estadual do ano que vem, sobe o Hercilio.

    Na Copa SC, uma das chaves deve ficar com um clube a menos. Isso se o Juventus não desistir tbém.

    Sabia que toda aquela pose, papo e mania de grandeza do Marchetti era só fogo de palha.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha demais isso, a torcida simplesmente não sabe se terá clube pra ver, não sabe de nada, não sabe de porcaria nenhuma...

    ResponderExcluir
  3. Sobe o Hercilio? o ex-inativo vai é fazer anivérsário na segunda, mesmo que sejam três acessos.

    ResponderExcluir
  4. Se for levar em consideração o regulamento, so se mudarem o da divisão especial por que nele tambem diz que devem subir dois, então tambem seria uma virada de mesa, e mesmo assim iria cair dois o juventus e o atletico tem varias interpretações

    ResponderExcluir
  5. ja ouvi essa historia antes

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, fiquei sabendo que existe a possibilidade de a Divisão Especial e a Divisão de Acesso se fundirem, formando assim uma "Super Segundona". Isto aconteceria já este ano. Está sabendo de algo a respeito?

    ResponderExcluir
  7. Eu já acho ridículo esta copinha, só para manter os clubes em atividade, cade o apoio da federação?? e agora se o atletico se licenciar ? e ano que vem se tiver de volta a copa sul-minas?

    ResponderExcluir
  8. Cada dia que passa, os Clubes pequenos e interior vão se acabando, pois não tem condições de manter times competitivos com folhas salariais em dia. Futebol é muito caro, e esses grandes empresários e pessoas do bem, que querem o bem do Clube e bem da Cidade, aguentam 1, 2 e até 3 anos na frente do Clube, mais depois eles largam, porque não suportam mais colocar dinheiro e perder o seu tempo atrás dos problemas do Clube. Nereu, Marchetti, Dannilo, Zunino e por ai vai, são HERÓIS e GUERREIROS.

    P.A.R.A.B.É.N.S

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião, deveria ser como na Europa, com a licença do Ibirama a Chapecoense permanece na primeira.

    Querer colocar 3 da segundona na primeira seria a várzea da várzea.

    ResponderExcluir
  10. Varzea da varzea é infringir regulamento, que proibe convites.

    Varzea da varzea é formar um time cheio de bêbados e sair pelo Brasil afora tomando goleadas e envergonhando o futebol do estado.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião você é uma baita secador sr Rodrigo. Se o regulamento diz q tem q descer 2 e não pode mudar, então o regulamento da especial diz que só sobem 2, mas esse sim pode mudar?? Pode subir 3??

    Cara, tenha mais coerência nos teus posts. Pra não ficar tão na cara assim o teu olho gordo.

    Abraço quirido!

    ResponderExcluir
  12. E para o Anônimo alí que deve torcer para um time bem grande, quem envergonha o nosso futebol é o teu time, que nem disputa competições nacionais e nunca ganhou do Atlético Mineiro. GRANDÃO!!!

    ResponderExcluir
  13. sou advogado e estive lendo tanto o regulamento como o estatuto do torcedor...e cheguei a conclusão que deve subir o terceiro da divisão especial do ano passado,inclusive ja deveria disputar a copo santa catarina...se não estou enganado foi o clube mais antigo hoje em atividade em sc.que é o hercilio luz de tubarão.qualquer decisão que nao seje essa.seria incoerencia e vai dar problema pra federação.

    ResponderExcluir
  14. pela lei e pelo estatuto do torcedor quem sobe é o hercilio luz....

    ResponderExcluir