sexta-feira, 7 de maio de 2010

Caso Ibirama: Torcida do Marcílio Dias promete ir à justiça

Matéria extraída do jornal "Diarinho" , de Itajaí, hoje, dentro da sua linguagem particular:

Após o pedido de licença do Atlético de Ibirama de atividades profissionais, e com o clube afastado por um ano das competições profis na Santa & Bela, a polêmica sobre quem vai herdar a vaga na Primeirona do Catarinão em 2011 continua. Já se preparando pra uma possível vitória da Chapecoense no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), as torcidas organizadas da região começam a se mexer. Na cidade peixeira, a torcida organizada Fúria Marcilista tá só esperando sair um decisão favorável ao pessoal do Oeste pra acionar o Ministério Público contra a federação Catarinense de Futebol.

“Vamos coordenar uma ação civil pública com as demais torcidas do estado contra a federação, na figura do presidente Delfim [Pádua Peixoto Filho], por ele estar ferindo o estatuto do torcedor e cometendo um ato imoral e arbitrário. A assessoria jurídica da Fúria já tá compondo ação”, garante Francisco de Oliveira Junior, Cido, presidente da Fúria Marcilista.
Os marcilistas entendem que o tapetão iria infringir o estatuto do torcedor. “O parágrafo primeiro do artigo 10 do estatuto do torcedor proíbe isso”, afirma Roberto César Venâncio, assessor jurídico da Fúria. Segundo o parágrafo primeiro do artigo 10 do estatuto, a participação dos clubes nas competição só pode ser definida pela posição da equipe na competição no ano anterior. O segundo parágrafo do mesmo artigo ainda proíbe o uso de outro critério, como o convite.

(...)

Clubes também se movimentam
Nos bastidores, os clubes que disputam a Segundona desse ano começam a se articular pro campeonato ter três vagas na Primeirona do ano que vem. “Conversei com alguns presidentes de clubes da segunda divisão pra ganharmos essa vaga, que entendermos ser nossa por direito”, afirma. Os clubes devem entrar juntos na disputa. Em caso a derrota dos clubes, a briga não vai acabar no tribunal catarina. “Com certeza iremos concorrer”, lasca.

19 comentários:

  1. Quando esse pessoal vai entender que o regulamento diz que caem 2 e sobem 2? Ibirama licenciado cai. E se subir 3 a torcida da Chapecoense entrará com ação na justiça.

    ResponderExcluir
  2. A única decisão que não infringe o regulamento é campeonato com 9 clubes em 2011. Sobem 2, descem 2, como está escrito.

    Quem pediu licença perdeu a vaga para 2011. Dessa forma, já tem um clube rebaixado para o próximo campeonato: Ibirama. Com isso, cai apenas um clube entre os 9 que disputarem.

    Melhor para todos os clubes, pois os quadrangulares dos turnos podem ter jogos de ida e volta. Com 9 clubes disputando 8 vagas nos quadrangulares, fica mais fácil entrar. Além disso, os clubes ficam mais tranquilos pq só terá um clube rebaixado.

    Essa causa já está ganha na justiça comum.

    ResponderExcluir
  3. apoiado, pelo bem do futebol
    Jec, Brusque, Marcilio cairam e jogaram a segunda, quem é a chapecoense pra ser diferente?

    ResponderExcluir
  4. como o companheiro de time Daniel citou no blog goldachape:

    Tomara que entrem mesmo. O quanto antes:

    Código Brasileiro de justiça Desportiva
    Art. 231. Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria relativa a disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro.

    Pena: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

    Vai Marcilio Dias, entra na justiça comum, por favor.

    ResponderExcluir
  5. JEC não disputou a segunda, fizeram um torneio para ele ficar.

    Já o Brusque disputou mas no mesmo ano pra eles voltarem...

    Futebol Catarinense é está vergonha mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Jec jogo??hahuauhauua
    que piada as SELETIVAS que ele jogou né...

    ResponderExcluir
  7. Jec e Brusque jogaram no mesmo ano, tambem sou contra, mas tava no regulamento desde antes de começar o campeonato, todos assinaram.

    Agora querer mudar as regras depois do fim é vergonha

    ResponderExcluir
  8. O Clube Náutico Marcílio Dias sequer cogitou entrar na justiça por causa disso. Quem tá pensando em acionar o Ministério Público é a torcida organizada Fúria Marcilista.

    ResponderExcluir
  9. o seu comedor de siri de fala estranha, parem de perder tempo em falar e escrever bobagens. A Chape não foi rebaixada, o regulamentoe está claro, só não entende que não quer entender. O Ibirama pediu licença antes do termino do campeonato, punição: perda de todos os pontos conquistados, com isso o Ibirama passa a ser o 10. colocado o Juventus o 9. colocado e a Chape a 8. colocada. Onde está a duvida? onde está a virada de mesa? onde está o desconprimento do estatuto do torcedor? tropa de ignorante, vão se cata, me admiro muito vc Rodrigo, postar uma reportagem de um jornaleco de meia tijela que ninguém sabe que existe e ninguém lê.

    ResponderExcluir
  10. Brusque subiu no campo, agora se a segundona estava no regulamento que os rebaixado poderiam jogar a segundona do mesmo ano, não é culpa do Clube que caiu e sim do regulamento, poderia ser qualquer time rebaixado naquele ano e também jogaria a segundona no mesmo ano, estava no regulamento. Desde 209 esse regulamento foi extinto e os Clubes que cairam no em um ano, só pode voltar disputando a segundona do próximo ano.

    Caiu no campo, tem que subir no
    campo!

    Se a Chapecoense subir via TAPETÃO (TJD) vai ser a maior VERGONHA do Futebol Catarinense, e o time do oeste vai ficar marcado pela virada de mesa.

    É simples simples, como o Ibirama pediu "LICENÇA DISFARÇADA", 2011 já tem 1 rebaixado, o Campeonato Catarinense terá 9 Clubes, então cai 1 em 2011, normal.

    Não tem nem o que discutir!

    Isso tudo é uma marmelada entre FCF + Ibirama + Chapecoense.

    Ta tudo combinado, Ibirama pede licença, Chapecoense entra, para em 2012 o Ibirama ser recompesado.

    Tem Título a vísta para o time dos Índios no ano de eleção para Prefeito.

    Só um sego não vê.

    O certo, pelo regulamento, como não tiveram competência dentro das 4 linhas, Juventos e Chapecoense cairam (como já cairam vários clubes grandes do brasil e de SC) e tem que jogar a segundona de 2011, como o Ibirama pediu licença, já é o primeiro rebaixado de 2011.

    Ponto final!

    ResponderExcluir
  11. ano de eleição para prefeito????,shuashuashua, sego? (com s)shuashuashua juventos?? shuashuashua.
    Amigo, a próxima eleição para prefeito é somente em 2012.
    Se tivesse esquema entre Chape e Ibirama, eles iam nos emprestar o Arlan e o Fabricio, que não vieram para cá por falta de verba da Chape.

    ResponderExcluir
  12. Não tenho da contra a chapecoense, muito pelo contrário, mas dizer que a Chap? não foi rebaixada é demais. Dizer que o Ibirama sai ante do sim do campeonato? E eu achei que ja tinha visto torcedor fanatico.
    O pessoal da furia ta certo, tem que entrar com ação mesmo, foi rebaixado? sobe jogando.
    Eles que coloquem somente nove no ano que vem, ou que subam 3 da segundona.
    Lembrando sempre que sou a favor de ter 12 times na primeira, a partir de 2012.

    ResponderExcluir
  13. Wendel, qual foi a data que o Ibirama pediu licença? não foi antes do jogo final? não é fanatismo não, são fatos que pessoas como vc ignoram por má vontade ou burrice mesmo.

    ResponderExcluir
  14. O pedido de licença do Atlético de Ibirama foi feito no dia 30 de abril. Sua participação na competição já tinha acabado faz tempo. A competição já estava em sua fase final, não tem porque tirar os pontos do Ibirama.

    ResponderExcluir
  15. depois de uma campanha medíocre com uma folha salarial de 400k, é uma falta de vergonha na cara querer jogar a Principal no ano que vem

    ResponderExcluir
  16. Pois é Adriano, a participação dele tinha acabado, o campeonato não, o regulamento fala em desistência durante o campeonato, independente da fase. Richard, concordo contigo, foi uma vergonha mesmo com essa folha a Chape ser rabaixada, mas não é vergonha nós disputarmos a primeira divisão com o amparo da lei, vcs deveriam ter malhando o Ibirama que fez toda essa confusão, a Chape apenas esta usando seu direito de ocupar a vaga que tem desistiu. Se vc passase ficasse classificado no vestibular em 51 e só 50 garatiam a vaga, vc acha justo o que, vc ser chamado ou fazer um novo vestibular para preencher esta vaga? seria vergonha para vc assumir esta vaga?

    ResponderExcluir
  17. Direito aonde meu filho, aonde é que tu leu isso? Tu estas interpretando o regulamento da forma que achas melhor, então não fala besteira e não chama ninguem de burro, pois ate agora todos tinham mantido o minimo de respeito. O problema que vocês tão ficando como o pessoal da capital, acham que podem tudo. A chapecoense ficar é ilegal e imoral. O brusque e juventus ja cairam e voltaram jogando. O Marcilio caiu e vai jogar a segundosa, mas vocês querem ficar e ponto final, é muita besteira. A verdade é que o futebol de SC é uma vergonha. Gosto da chapecoense, mas se estão com esse pensamento, que se juntem ao barbudo e ma sorte pra todos.

    ResponderExcluir
  18. Tá bom. Nós comemos siri, voces comem dobradinha.Me recuso a aceitar que esses gauchos são de SC.

    Eta gauchada sem vergona.Vão disputar a terceira divisão do gaucho.

    Lá voces podem pelear a vontade.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo 7 de maio 14:31, só um cego não enxerga que tu escrevesse cego com s.

    ResponderExcluir