sábado, 29 de maio de 2010

Quanto custa para subir?

Na volta de Itajaí hoje, eu ouvia a programação esportiva das rádios locais, informando que o Marcílio Dias pretende entrar na Divisão Especial para conseguir o acesso com uma folha de pagamento do elenco de R$ 4o mil mensais. Fazendo uma conta rapidinha, dá menos de dois mil reais mensais de média para cada jogador do elenco. Difícil é imaginar quais serão os jogadores que topariam jogar uma segunda divisão com salário tão baixo, enquanto campeonatos como as segunda divisões do Rio Grande do Sul ou de São Paulo pagam bem mais.

Existem times considerados baratos, que com uma folha baixa consegue títulos e acessos, mas são casos isolados que acontecem hora ou outra. Mas a realidade do futebol indica que, para conseguir um time que consiga um acesso ou até mesmo uma boa classificação, é necessário investir. E investir certo, com consciência. O Brusque, em 2008, subiu para a primeira divisão com uma folha próxima aos 100 mil reais mensais, e não sofreu sustos para conseguir o acesso. O Marcílio é o grande favorito a conseguir uma vaga para retornar à primeira divisão, mas ao trabalhar com folha pequena, estará se equivalendo aos seus adversários. E convenhamos, caso o Marinheiro não consiga subir neste ano, todo o planejamento feito pela atual diretoria irá por água abaixo.

Mas quando se tem dinheiro, tem que saber gastar. Uma informação sobre o Figueirense que ouvi hoje no "Clube da Bola" me deixou assustado: de que o alvinegro tem cinquenta jogadores no time profissional. Cinquentinha, mais de quatro times inteiros. Faça uma avaliação de quem está nesse elenco que jamais disputou uma partida no time principal, e dá pra fazer a primeira peneirada. Um dinheiro que poderia ser usado na contratação de jogadores de qualidade para conseguir o acesso à Série A, e que acaba desperdiçado. E pelo o que o Figueira vem mostrando em campo, alguns reforços são necessários. Se houver uma boa diminuição de elenco, o dinheiro vai aparecer sem mágica, uma vez que ele já está dentro do clube.

7 comentários:

  1. Felipe Valentini29 de maio de 2010 14:30

    Aí Rodrigo, os jogadores contratados até agora ta no blog http://marciliosempre.blogspot.com/ , a notícia mais boa é a volta de Márcio Kessler, que já atuou 2x na Seleção Sub-20.

    ResponderExcluir
  2. Sobre a situação do Marcílio, duas coisa a se considerar:

    - o Imbituba de 2009 também pode ser usado como exemplo;

    - acredito que mais vale um time limitado e bem motivado do que caras que se acham e ficam no famoso 'fingem que me pagam e finjo que jogo'. Entenda-se por motivação bom bicho por vitória. Nesse caso, mesmo com salário baixo, é possível ir longe.

    Sobre o figueirense, a bagunça está grande e se não começarem a pensar em fugir da série C desde já a coisa ficará feia.

    Abraços,
    Guto

    ResponderExcluir
  3. O Viola agora aparece em programas de desafios no "Hoje em dia" da RIC (não sei se o nome é esse mesmo), showboll nos finais de semana...

    Acho que se daria melhor como segurança da Havan.

    ResponderExcluir
  4. parem de cornetar o viola. deu retorno de midia a todos os patrocinadores do bfc, vendeu camisas, colocou o bfc em rede nacional, fez a rbs transmitir um jogo do bfc pra todo o estado.

    dentro de campo nao rendeu, mas fora dele foi otimo. como mostra o post, futebol se faz com dinheiro, e dinheiro vem de patrocinadores, transmissão de tv, vende de produtos.


    dentro de campo, nao souberam aproveitar o viola, botarem ele pra ser o craque do time, ser o homem que salvaria o bfc, dai foi um tiro no peh. Viola era pra ser opção de banco e olhe lá.

    O bfc tem que explorar melhor o Marketing, ganhar dinheiro, montar estrutura, etc.

    ResponderExcluir
  5. Guto,

    Não acho que o Imbituba de 2009 seja tão exemplo assim. Pelo o que o Joceli me disse, a folha de pagamento lá era bem maior.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao Viola, conheço gente que deu a camisa dele de presente. Outros que tentaram trocar por outra.

    Até pano pra lavar carro virou.

    De tanta a decepção

    ResponderExcluir
  7. BFC tem que montar estrutura..
    tá mais que na hora né ?

    Nem estádio tem ainda !
    Ou é mais cômodo ficar pagando aluguel ?

    ResponderExcluir