terça-feira, 15 de junho de 2010

Podia ser melhor? Podia. Mas valeu

Depois de respirar um pouco após o jogo do Brasil, dá pra dizer que a vitória sobre a Coreia do Norte não foi satisfatória, mas está longe de ser uma tragédia. O jogo foi truncado, com um primeiro tempo terrível, mas com uma melhora sensível na etapa final. E, baseado na melhora do segundo tempo, prefiro dar mais uma chance ao time, antes de entrar com os dois pés. Estreia é estreia, e a desculpa do primeiro jogo acabou.

O jogo valeu pelo belo gol de Maicon, num chute de três dedos maravilhoso, e no belo passe de Robinho, para mim o melhor em campo, que resultou no gol de Elano. De resto, Luis Fabiano esteve apagado, e não passou pelo retrancão coreano. Retrancão esse que não se repetirá contra a Costa do Marfim, que é um time enjoado, que sobe em velocidade e marca forte no meio-campo. A seleção brasileira será realmente testada a partir do momento que enfrentar um time que o encare de igual pra igual. A Coreia não ia vencer nunca a partida de hoje, já que ficou esperando o adversário e marcou um gol no final quando o Brasil estava relaxado.

Dunga mostrou o que pretende fazer em uma possível ausência de Kaká em campo: deslocar Robinho para a meia e colocar Nilmar na frente, o que é uma boa solução. Mas também mostrou algo que não fará mais na África: desguarnecer o seu sistema de volantes. Ao tirar Felipe Melo, deixou um grande buraco que não foi coberto por Ramires, que se mandou para a frente. Nada que não possa ser consertado.

Demorou 45 minutos, mas o time entrou na Copa. São problemas possíveis de resolver, a tempo do jogo de domingo. Muita gente perdeu o sono, roeu as unhas ou arrancou os cabelos. Confesso que não perdi a tranquilidade.

3 comentários:

  1. O gol do Maicon lembra o gol número 8 desse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=dZM9OFVpqC4, só q, por óbvio, um foi pela esquerda e outro pela direita.

    ResponderExcluir
  2. Lembra também o número 2, que até hoje, assim como o número 1, não consigo acreditar que existiu.

    ResponderExcluir
  3. para um time que vai parar nas quartas ou no maximo nas semis ta bom. o brasil de dunga sempre jogou mal com times pequenos e retranqueros.

    agora, alguem acredita que a FIFA vai deixar o brasil ganhar em 2010, sabendo que em 2014 a copa eh nossa?

    e fifa, oq era o drogba com gesso hj?

    ResponderExcluir