quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os 150 anos da minha cidade

Hoje, 4 de agosto, é um dia importante para toda a gente de Brusque. É o aniversário dos 150 anos da cidade, o chamado Sesquicentenário. É o aniversário da cidade que criou os Jogos Abertos de Santa Catarina, maior competição poliesportiva do Sul do Brasil. Foi aqui, em 1913, que surgiu o Sport Club Brusquense, primeiro clube de futebol de Santa Catarina, que por força da Segunda Guerra Mundial, teve que mudar seu nome para Clube Atlético Carlos Renaux. Também teve em 1918 a origem do Paysandu, o seu rival verde e branco, e hoje tem o Brusque Futebol Clube, único time do Vale do Itajaí que foi campeão estadual nos últimos 44 anos, e que está classificado para a Copa do Brasil.

Hoje é um feriado chuvoso aqui. Mas é um dia muito feliz, pois é o aniversário da minha cidade, onde eu nasci há quase 32 anos, e que tenho orgulho de dizer que sou "BruXquense".

3 comentários:

  1. Parabens para Brusque, do pioneirismo dos colonizadores inspirados por Francisco Carlos de Araújo Brusque, da 1ª fiação(Renaux), do 1º clube de Caça e Tiro, 1º clube de futebol, etc... orgulho de Santa Catarina e dos Catarinenses.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Brusque!
    Estou ancioso pra ver Carlos Renaux X Paysandu no domingo...
    Nossa cidade agora tem que apoiar com toda força o Bruscão no Recopa e no proximo ano...

    ResponderExcluir
  3. O primeiro clube de futebol de Santa Catarina NÃO foi o Brusquense (Carlos Renaux). O Itajaiense, por exemplo, surgiu em 1911 e o Anita Garibaldi de Florianópolis em 1912. Este último até jogou contra a Seleção Paulista em novembro daquele ano. Eram clubes de FUTEBOL com quadro social, diretorias e o Anita teve o primeiro estádio de Santa Catarina.
    O Brusquense recebeu a fama de pioneiro por ter sido o clube mais antigo a participar do Campeonato Estadual. Daí veio o carinhoso apelido de Vovô.
    Rodrigo, sou seu admirador e leitor diário, mas como um jornalista bem informado, não pode perpetuar um equívoco histórico.

    ResponderExcluir