segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reunião para "definir" rumo do Estádio

Faz 36 dias que o Brusque conquistou a Copa Santa Catarina em Joinville. Na segunda-feira seguinte, começamos a questionar os responsáveis do esporte da cidade sobre os rumos do Estádio Augusto Bauer. O tempo passa, a Copa do Brasil e a temporada 2011 estão chegando, e nenhum movimento aconteceu. A imprensa fez a sua parte, fomentou o debate, mas nada apareceu.

Aí, a assessoria de imprensa da Prefeitura me liga marcando uma grande reunião para amanhã, às 17:30 no Salão Nobre, para "discutir e definir diretrizes para o futuro do futebol de Brusque como, por exemplo, a construção de um Estádio Municipal e ou a restauração dos que já existem em nossa cidade", nas palavras da assessoria.

Reunião pra discutir o que já foi cansativamente discutido nesse mês? Já falamos demais do assunto, quero é ver algo de concreto. Não adianta chamar para uma reunião até a torcida organizada, quando é um assunto que deve ser discutido entre o prefeito, a diretoria do Brusque, o interessado, e do Carlos Renaux, dono do Estádio. É hora de agir, e não fazer política.

Outra coisa: não se assustem com as ameaças que o presidente da FCF deu naquela entrevista coletiva sobre o meu caso de Joinville. De acordo com o Código, a Federação não tem poder de vetar estádio. Se o Brusque conseguir os laudos dos Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e CREA, nem o bispo interdita. Se forem feitos aqueles ajustes de sempre, o Brusque vai jogar no Augusto Bauer o Catarinense e a primeira fase da Copa do Brasil. O problema é que estamos cheios de "arrumaçõezinhas" e de ouvir as (justas) críticas sobre as condições do estádio. Pena que se perde tempo demais com reuniões para ouvir ideias, formar comissões, com mais reuniões, que demoram uma era pra ter uma definição.

19 comentários:

  1. constroi um novo, com estacionamento, restaurante, lojas, escritorios, etc...

    queria ver um estadio la onde ocorre a fenajeep, com grama sintetica e removivel, algo bem diferente e inovador.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, adoro a cidade de Brusque e seu povo, mas o estádio é um lixo, e não combina em nada com a calorosa e simpática cidade!

    Tem que se acabar a época da "maquiada" para se jogar no Augusto Bauer!

    Você quer algumas fotos do último jogo que fui no Estádio? Eu te mando...

    ResponderExcluir
  3. Então seja nossa voz.... e fale isso na reunião!

    ResponderExcluir
  4. Olha, realmente o ideal seria uma reunião menor, para que saia algo de concreto. Nós do Carlos Renaux iremos lá para ouvir o que irão dizer.

    ResponderExcluir
  5. A população de Brusque e a torcida do BFC esperam uma solução imediata para esse caso. Temos um futebol de primeira, e um estádio de quarta categoria. É uma vergonha para Brusque.

    Não estou falando mal do AB, afinal, já foi um dos melhores, se não o melhor estádio do estado a 60 anos atrás. A continua quase a mesma coisa. Apenas uma arquibancada um pouco maior foi construída no lugar da antiga.

    Sou a favor de um novo estádio. Mas se fizer um bom projeto e uma mega reforma no AB, pode-se ter alguma coisa parecida com a Vila Belmiro. O espaço é quase igual.

    Esperamos também que essas rivalidades idiotas entre as direções dos clubes não venha prejudicar o futebol da cidade.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Loos......vc falou acima que é do Renaux. Nunca tive oportunidade de falar com alguem que frequente a diretoria do clube Renaux. Vc que poderia ajudar com uma duvida ? Pq não ocorre a fusão Renaux x Brusque sendo o estadio passado no papel e td ? É algo politico,(rixa entre diretores de quem vai "mandar" após uma eventural fusão) ou se trata de questão da historia mesmo de querer reviver o Renaux ? Desculpe a sinceridade mas acredito de que se for pela ultima alternativa o clube não teria mas espaço tendo em vista ausencia de anos no futebol e o coração de 98% da cidade de hj já tem outro clube.

    Um grande Abraço !

    ResponderExcluir
  7. Cleber, pessoal confunde muito as coisas.

    O estádio Augusto Bauer é propriedade particular. Pertence ao Carlos Renaux. Assim como o estádio do Paysandu...

    Carlos Renaux é um clube, assim como Santos Dumont, Guarani, Bandeirante, etc.

    Carlos Renaux pretende reativar suas categorias de base, seu restaurante, etc. Isto é, usar seu patrimônio como bem entender.

    O Brusque teve muitos anos pra conseguir ter seu patrimônio próprio, mas não o fizeram (vai entender o porquê).

    A "fusão" terminou em 1997, se vc lembra bem, mas o Brusque entrou com aquele processo absurdo na justiça (e perdeu, claro). Isso foi até 2003. Depois o Renaux tentou voltar na B-1, com dificuldades. Dai apareceu aquele português, que passou a conversa em todo mundo e fez um contrato longo... sumiu e deixou dividas. Dai veio o contrato com o Brusque, que encerra ano que vem, onde só beneficia o Brusque... nele o Renaux não pode nem usar o próprio campo pra escolinhas.

    Ano que vem, contrato novo. Se o Brusque quiser jogar lá, ótimo, mas é acabar o jogo, tomar banho e ir pra casa. Não vai haver mais nenhuma relação entre o BFC e o Augusto Bauer.

    É só você ver tudo o que aconteceu nestes anos de "fusão" pra entender.

    A página do Renaux na Wikipedia tem um resumo bem interessante, mesmo que ainda incompleto.

    Quanto a reunião, minha opinião pessoal é que se quiserem construir uma arquibancada nova e incorporar ao patrimônio do Renaux, ótimo. Dá até pra discutir parcerias nos anúncios veiculados no estádio.

    Agora, trocar isso por um contrato de 10... 15 anos, como tavam falando, é deboche né ?

    ResponderExcluir
  8. eh por essas e outras que sou a favor de um estadio novo, seja municipal ou do proprio BFC. Agora fazer uma mega reforma no Augusto Bauer, as custas do bfc, de seus patrocinadores e de sua torcida, que pertence ao carlos rexaux, sendo que a diretoria do renaux ta louca pra da um peh na bunda do bfc, eh o fim.

    as diretorias do Renaux e Paisandu, sempre tentam pegar carona no sucesso do BFC, mas quando o BFC ta mal, eles são os primeiros a dizer que Brusque precisa de mais um time.
    sem falar de 2003, quando o bfc nao jogou a segunda divisão e caiu pra terceira em 2004 - b1-, pq as diretorias do renaux e paisandu nao queriam deixar o BFC jogar em seus estadio.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Eduardo !

    É que o jeito que as informações chegam parece que o Renaux sempre esta tentando puxar o Brusque para traz e isso deixa o torcedor do BFC furioso.......mas agora esta tudo entendido.

    Mt obrigado pela explicação.

    Vlw !

    ResponderExcluir
  10. Eduardo...

    Bom, primeiro gostaria de deixar bem claro meu carinho pelo CAC Renaux, pois minha família inteia tradicionalmente torceu e vibrou com as glórias do time no passado, inclusive eu, afinal, o primeiro jogo profissional que assisti ao vivo foi com uma camisa do Renaux, em 83 ou 84, não melembro muito bem pois era muito peqeno, mas tenho fotos para recordar...
    Quanto a essa pendencia que existe hoje, acho que Prefeitura, Brusque FC e CAC Renaux deveriam realmente como hoje conversar e agilizar situações que viabilizem uma parceria entre as tres partes!!
    Afinal, o Renaux tem todo direito de usar seu patrimônio como bem entender, poxa é a sua casa, porém acho que deve haver alguma flexibilidade, não esse papo de acabou o jogo e tchau!!! para o Brusque FC, pois quem vem mantendo o estádio nesses ultimos anos, vinte e tantos eu acho, é o Brusque!
    Exceto no periodo da B1, o Brusque sempr pagou todas as contas, fez várias melhorias e cuidou da maneira que era possivel do imóvel, além de com o aluguel pagar s dívidas deixadas pelo portugues.
    Então acho que como um estádio municpal não deve sair tão cedo pela falta de apoio do governo estadual que já fez estádio pr Chapecó, Joinville, mas nunca tem dinheiro pra Brusque, poderia realmente ser construida uma terceira arquibancada no Augusto Bauer, melhoria e repaginação da entrada para os visitantes, troca dos alambrados e casamatas e troca da cobertura da arquibancada coberta, bemcomo reformulação das cabines de imprensa.
    Já seria um começo e a gente ouviria menos do pessoal de fora, sei que tudo depende de recurso e entendimento entre as partes, quem sabe hoje não é o dia...

    ResponderExcluir
  11. Luiz,

    1. Mesmo com algum acordo, a flexibilidade é o Brusque contiuar jogando no AB, depois de tudo que aconteceu. Agora, o Brusque ter sua secretaria ali, jogadores morando,etc, nem pensar.

    2. Duvido que saia algo na reunião de hoje. Afinal de contas, chamar imprensa, vereadores, torcida ? Muito difícil... reunião dessas tem que ser com o menor número de pessoas possível. Mas é um primeiro passo...

    ResponderExcluir
  12. Diego,

    Já você éo típico torcedor que quer ver a coisa pegar fogo... que não conhece o passado, o que aconteceu neste anos de "fusão" (1987-1997) e o fim da "fusão" (1997 em diante).

    Renaux ter motivos pra pé na bunda do Brusque ? Tem vários e com muita razão. Mas não é isso que o Renaux quer. Tanto é que vai se reunir tranquilamente. O problema é que um acordo tem que ser bom pras duas partes, e não como é hoje, que só beneficia o BFC.

    Em relação ao parágrafo "pegar carona" no sucesso, nem vou perder meu tempo em responder...

    Em relação a 2004, não alugaram mesmo. Eu mesmo não alugaria...
    É só vc relembrar todo o stress do processo 1997-2003. Como alugar depois de tudo aquilo ??? Só doido...

    Mas depois as águas baixaram...

    Melhor se informar antes de escrever.

    ResponderExcluir
  13. eu estou bem informado. não quero ver nada pegar fogo, soh nao quero que o BFC fique refem do Carlos Renaux, o BFC tem condições de ter sua "casa própria" e nao depender mais de aluguel e de nenhum outro clube.

    Voce mesmo confirma que o Renaux tem motivos pra da um pe na bunda do BFC. E pior confirma que em 2003nao alugaram o estadio pro bfc e a cidade de Brusque ficou sem futebol profissional.

    Quanto ao sucesso do renaux, após 2003, mesmo com o patrimonio nao conseguiu nada. pelo contrário se viu afundado em dívida e a unica saida foi alugar o estadio pro bfc.

    e fica a pergunta, se nao fosse o BFC, o que seria do renaux após o desastre do portugues, e o que seria do Augusto Bauer hj, será que estariamos falando em reformar o Augusto Bauer?

    E o acordo de hj, beneficia e muito o carlos renaux, pq eh uma das melhores fonte de renda do clube e esta pagando as dívidas do portugues.

    ResponderExcluir
  14. Eduardo,

    Só uma questão, essa reforma que vem sendo feita no Augusto Bauer abrange o que especificamente no estádio? Ouvi dizer de que além do muro, vestiários, pintura e entrada de visitantes estavam no programa, isso é real? O valor acho que gira em torno de 120 mil, da pra fazer algo pela iluminação também ou é insuficiente?

    Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  15. Eduardo Loos, uma das coisas que não entendo é: qual o nome do seu clube?

    Vc continua chamando de Renaux, mas até onde sei o nome foi modificado para Sport Club Brusquense, nome anterior, a pedido da família e das Indústrias Renaux.

    Dizem que o motivo foi receio de que o clube fosse a falencia e levasse com isso o nome Renaux.

    Afinal, qual é o nome do clube? Sport Club Brusquense ou C.A. Carlos Renaux?

    Ou pior ainda, existe uma parte da diretoria que chama de SCB e outra de CACR? Dificil, parece que os desentendimentos dentro do clube começam pelo nome.

    No estádio existe um escudo do CACR numa placa, e um escudo do SCB com as palavras bi-campeão estadual.

    Você poderia esclarecer isso para nós?

    ResponderExcluir
  16. Luiz:

    Exatamente estes itens que vc falou. Banheiro também e uma parte das cabines de imprensa.

    Eram reformas mais do que urgentes... pra ontem !

    ResponderExcluir
  17. Alexandre:

    Sempre chamei.

    Mudaram o nome pra S.C.Brusquense na época do contrato com o Português golpista-desaparecido...

    Não tem nada a ver com família ou indústria Renaux (brusquense adora uma fofoquinha, esporte n.1 da cidade ! heheheheh ganha até do futebol !)

    Parte da diretoria estava naquela época em que isso foi feito, por isso alguns chamam assim, mas não tem desentendimento algum.

    Como é o nome em vigor legalmente ainda, continua no escudo, placas...

    Mas haverá uma assembléia para a volta do nome C.A.Carlos Renaux, provavelmente já no próximo mês.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo comenta ai sobre o que rolou ontem na reunião !

    Abraço !

    ResponderExcluir
  19. pq nao colocou meu comentario rodrihgo...tinha dito que os torcedores do brusque tinham que se unir juntamente com os empresarios de brusque para viabilizar um novo estadio...e nao ficar dependendo de dinheiro publico nem dos politicos que fazem somente oque lhe convem...se os torcedores se unirem conseguem contruir um novo estadio

    ResponderExcluir