sexta-feira, 30 de abril de 2010

Caso Ibirama irá ao TJD: Capella e Marchetti falam

A Rádio Guarujá ouviu na noite desta sexta dois importantes nomes relacionados à questão da licença, e da vaga deixada pelo Atlético de Ibirama na primeira divisão do Campeonato Catarinense.

O presidente de honra do clube, Genésio Ayres Marchetti, com voz de grande decepção, deu três fatores para a licença de um ano do clube: a falta de público nos jogos, a presença do Pay-per-view aberto para a praça, que deixou torcedores em casa ou nos bares da cidade, e a proibição da venda de cerveja no Estádio, Além do mais, Marchetti afirmou que teve um prejuízo considerável na Copa Santa Catarina do ano passado.

Marchetti espera que o time volte em um ano ao futebol, na Divisão Especial, mas deu uma alfinetada na cidade de Ibirama, por causa do apoio dado ao clube: "Claro que houve falta de apoio de algumas empresas. O Atlético não deverá para ninguém. Alguém estava cobrindo o buraco, e esse alguém nao está mais disposto. A cidade de Ibirama está fazendo o mea culpa. Como ela não ajudou na permanência do Atlético, vão ficar sem time. Aqueles que preferiram ver o jogo no Bar ou em casa, com certeza vão se arrepender, porque vão deixar de ter o Atlético", disse Ayres.

A emissora também ouviu o procurador jurídico da Federação, Rodrigo Capella, que deu o ponto de vista da Federação no caso do Atlético: segundo ele, o clube está automaticamente rebaixado para a Divisão Especial de 2011. Mas, caso o Atlético não dispute os Campeonatos Estaduais de juvenis e juniores, marcados para iniciar no dia 15, terá que jogar a Divisão de Acesso, a terceirona, no ano que vem.

Quanto a resposta sobre quem ocupará a vaga na Divisão Principal do ano que vem, Capella jogou a bomba na mão do TJD. Segundo ele, o regulamento do Campeonato Catarinense é omisso, ou seja, não trata da questão. Logo, quem decidirá se o Catarinão terá nove clubes, ou se a Chapecoense ou o terceiro colocado da Especial desse ano estarão dentro, serão os auditores do TJD. O que é garantia de uma novela jurídica.

Atlético de Ibirama confirma licença

O todo-poderoso do Atlético Hermann Aichinger, Ayres Marchetti, declarou hoje a tarde ao Cláudio Holzer, da RBS Blumenau, que o clube estará pedindo a FCF a sua licença do futebol. Ou seja: está fora do Campeonato Catarinense de 2011.

Abre-se, então, uma vaga na primeira divisão do ano que vem. Preparem-se que a guerra jurídica vai começar. A Chapecoense requisitará a vaga, mas há quem defenda o acesso do terceiro colocado da Divisão Especial deste ano, ou até que o próximo campeonato seja disputado por nove equipes.

Vamos aguardar o pronunciamento da Federação a respeito do caso.

A Seleção Popular do Estadual

Vamos trazer a Seleção do Estadual eleita pelos frequentadores aqui do Blog. Tomamos por base a relação final do Top da Bola, e colocamos em votação para saber, na visão dos torcedores, quais são os melhores do Estadual. Foram contabilizados os 72 votos recebidos por comentários e por email, os quais agradeço.

A Seleção popular do Catarinense 2010 teve, no seu time titular, cinco jogadores do Avaí, três do Joinville, dois do Figueirense e um do Imbituba, coincidentemente, a mesma ordem da classificação final do Estadual.

A lista ficou assim:

Goleiro: Zé Carlos (Avaí)
Lateral-direito: Patric (Avaí)
Zagueiros: Emerson (Avaí) e Rafael (Avaí)
Lateral-esquerdo: Eduardo (Joinville)
Volantes: Carlinhos Santos (Joinville) e Rodrigo Thiesen (Avaí)
Meias: Ricardinho (Joinville) e Roberto Firmino (Figueirense)
Atacantes: William (Figueirense) e Felipe Oliveira (Imbituba)

Técnico: Péricles Chamusca (Avaí)

Revelação: Rodrigo Thiesen (Avaí)

Craque do Campeonato: William (Figueirense)

Melhor árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra

quinta-feira, 29 de abril de 2010

No Pleno do TJD, Avaí perde mando de campo

E foram julgados nesta quinta no pleno do TJD, em Balneário Camboriú, os recursos impetrados pela Procuradoria sobre o resultado do primeiro julgamento do clássico Avaí x Figueirense na Ressacada, apitada pelo Luiz Orlando de Souza. Uma pequena mudança, que não interfere em nada neste Campeonato Estadual.

O Avaí foi condenado a perda de mando de campo por uma partida mais mil reais de multa, pelos incidentes do jogo, substituindo à multa de R$ 5 mil reais anteriormente dada. Mas como reza o Estatuto do Torcedor, como não há tempo hábil para uma mudança de local, e como os ingressos para a decisão estão a venda, a pena será paga na próxima partida, que será pela Copa Santa Catarina contra o Juventus, no dia 9 de maio.

O volante Jeovânio teve sua absolvição mantida, mesma coisa acontecendo com o árbitro Luiz Orlando de Souza. E os gandulas tomaram 15 dias de suspensão, outra punição sem grande efeito.

Digamos que foi uma punição "pró-forma". Não muda em nada minha opinião acerca do TJD. A pizza continua. Só requentaram o que restou e estava na geladeira.
Leia a íntegra da decisão Clicando aqui.

Atlético de Ibirama poderá se licenciar por dois anos

Há alguns dias venho procurando informações do Atlético de Ibirama. A Copa Santa Catarina começa na semana que vem, e uma rápida consulta no BID acumulado do clube no site da CBF comprova que não há jogadores suficientes com contrato em vigor para a participação na competição. Nem treinador o time contratou.

A especulação é grande, partiu lá do Oeste, e a informação parece ser verdadeira. Segundo o bem informado Daniel dos Santos, do blog Esporte Alto Vale, que entrou em contato com uma fonte ligada à diretoria do Atlético Hermann Aichinger, o clube de Ibirama deverá protocolar nesta sexta-feira, dia 30, o pedido de afastamento de dois anos dos campeonatos estaduais. A informação – extra oficial – dá conta das dificuldades financeiras e o desânimo de Ayres Marchetti com o futebol.

Havia uma tentativa de participação na Copa SC através de uma parceria com o XV de Outubro de Indaial, que jogará a segundona, mas a operação fracassou. O XV pediu 60 mil reais por mês, o que daria 120 mil de investimento, e a direção do clube não aceitou.

Quanto aos jogadores que ainda tem ligação contratual com o clube, o cruzamento de informações referencia a tal licença. Ontem, no seu twitter, o diretor do Metropolitano, Sandro Glatz, deixou claro que aguardava acerto com alguns jogadores do Atlético, que devem ser Arlan, Julinho e Rogério, que também estão na mira da Chapecoense. Fabrício também pode pintar no Oeste, mas tem sondagem do Avaí. O meia Lénilson, xodó da torcida, teve o contrato rescindido.

Vamos aguardar os acontecimentos. De segunda-feira não passa, pois é o prazo que o Atlético teria para inscrever jogadores para a partida de estreia na Copinha, contra o Figueirense no Orlando Scarpelli.

Aí vem a pergunta: o que acontece com o caso do rebaixamento? A Chapecoense se manterá na primeira divisão? Analisando friamente o regulamento e o Estatuto, ao meu ver a resposta é não e vou explicar porque, baseado em fatos anteriores.

O Estatuto do Torcedor é claro: não poderá haver acesso através de "convite" e os critérios de subida e descida devem ser estritamente técnicos. Além do mais, a lei diz que os regulamentos devem ser obedecidos. O regulamento do Estadual 2010 é claro em dizer que os dois últimos colocados da classificação geral deverão jogar a Divisão Especial de 2011. Como o estatuto proíbe o convite e obriga critério técnico, a FCF deverá chamar o terceiro colocado da Divisão Especial deste ano em caso de desistência do Atlético.

E em 2008, a FCF errou na contabilização dos times da nova Divisão Especial, que tinha doze times e o regulamento previa o rebaixamento de três e acesso de apenas um. Depois de terminado o campeonato, que foi vencido pelo Brusque, a Federação não se ligou que a segundona do outro ano teria nove clubes, pois o campeão subiria e três cairiam, e com o acesso de apenas um ficariam apenas nove. Rapidamente, a Federação convidou o vice-campeão daquela Divisão de Acesso a fazer parte da Especial.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Divulgados os finalistas do Top da Bola

O Instituto Mapa acaba de divulgar a lista dos que disputarão o troféu do Top da Bola na próxima terça em Floripa. Após a votação final, foram escolhidos os premiados, mas para manter o suspense até a festa, foram divulgados os três mais votados, que receberão troféus de ouro, prata e bronze.

A seleção escolhida pelos frequentadores do Blog será divulgada sexta-feira.

A lista final ficou assim:

Goleiro
João Paulo (Metropolitano)
Wilson (Figueirense)
Zé Carlos (Avaí)

Lateral Direito
Lucas (Figueirense)
Patrick (Avaí)
Rafael Tesser (Joinville)

Lateral Esquerdo
Eduardo (Joinville)
João Paulo (Figueirense)
Uendel (Avaí)

Zagueiros (serão escolhidos dois)
Amaral Rosa (Metropolitano)
Emerson (Avaí)
João Felipe (Figueirense)
Kleber Goiano (Atl. Ibirama)
Rafael (Avaí)
Roger Carvalho (Figueirense)

Volantes (serão escolhidos dois)
Batista (Avaí)
Carlinhos Santos (Joinville)
Carlos Alberto (Brusque)
Du (Metropolitano)
Paulinho Dias (Joinville)
Rodrigo Thiesen (Avaí)

Meias Atacantes
Caio (Avaí)
Cleberson (Imbituba)
Maicon (Figueirense)
Ricardinho (Joinville)
Roberto Firmino (Figueirense)
Sávio (Avaí)

Atacantes
Cris (Joinville)
Felipe Oliveira (Imbituba)
Lima (Joinville)
Pantico (Brusque)
Vandinho (Avaí)
William Gomes (Figueirense)

Dirigente Destaque
João Nilson Zunino (Avaí)
Nereu Martinelli (Joinville)
Robertinho Rodrigues (Imbituba)

Treinador
Márcio Goiano (Figueirense)
Péricles Chamusca (Avaí)
Roberval Davino (Metropolitano)

Preparador Físico
Emerson Buck (Avaí)
José Gonçalves (Figueirense)
Reverson Pimentel (Joinville)

Árbitro
Célio Amorim
João Fernando da Silva
Paulo Henrique Bezerra

Assistente de Árbitro
Ângelo Rudinei Bechi
Carlos Berquenrbrock
Claudemir Maffessoni
Cleber Lucio Gil
Luiz Alberto Kallenberger
Rosnei Hoffmann Sherer

Jogador Revelação-Jovem
Luan (Imbituba)
Roberto Firmino (Figueirense)
Rodrigo Thiesen (Avaí)

Craque do Campeonato
Carlinhos Santos (Joinville)
Felipe Oliveira (Imbituba)
William Gomes (Figueirense)

Avaí enfrentará o Santos na Sul-americana

O Avaí não teve sorte no sorteio da Copa Sul-americana hoje, em Luque, no Paraguai. Enfrentará o Santos, em duas partidas, para disputar uma vaga na fase internacional da competição, que neste ano, dará uma vaga na Libertadores ao Campeão. Poderia ser o Prudente ou o Goiás, que seria um adversário do mesmo nível. Mas terá que passar por Robinho, Neymar e companhia, se quiser fazer uma viagem para fora do país em uma competição oficial.

Os confrontos são: Santos x Avaí, Atlético-MG X Grêmio Prudente; Vitória x Palmeiras e Goiás x Grêmio. De acordo com o calendário da CBF, as datas reservadas para a primeira fase da Sul-americana são a partir de 11 de agosto. A boa notícia é que o segundo jogo do confronto contra o Peixe será na Ressacada.

Caso o Leão passe de fase, enfrentará na segunda etapa um time do Equador não definido ou o Universidad San Martín, do Perú.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Use o Twitter até para trocar figurinhas!

O Rodrigo Braga, lá do Jornal de Santa Catarina, deu a pista: a modernidade das redes sociais serve até para coisas tão antigas, como trocar figurinhas. Entrei e aprovei o Collectalbum.com, site em português para facilitar as trocas do album da Copa.

Funciona assim: você entra pelo seu login do twitter e cadastra as figurinhas que você tem no seu álbum e as repetidas que possui para troca. O sistema procura entre os seus seguidores ou seguidos quem tem o mesmo cadastro, e faz a comparação de ambos os álbuns para saber quais figurinhas cada um tem que interessa ao outro. Simples assim.

Vale a pena visitar. E quem segue ou não meu twitter e estiver interessado, é só fazer o cadastro.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A foto da emboscada na Arena

Vários torcedores do Avaí reclamaram de uma emboscada que teria sido organizada por torcedores do Joinville no domingo. Recebo de um torcedor avaiano a foto abaixo, batida do alto da arquibancada dos visitantes da Arena. Nela, dá pra ver torcedores do JEC no alto, chegando na área da torcida azul por dentro do mato, e de acordo com relatos de quem estava lá, munidos de pedras. Um registro do que não deveria acontecer no futebol de Santa Catarina.

A Votação Final do Top da Bola, e você participa

O Instituto Mapa divulgou a relação da votação final do Top da Bola 2010. Funciona assim: na relação estão os que tiveram melhores notas durante o Campeonato. Os votantes devem escolher os melhores em cima da lista final. Assim como no ano passado, vamos eleger a seleção popular, escolhida pelos frequentadores do Blog. A escolhida será divulgada aqui. Pode ser como comentário ou pelo email rodrigo@tvbrusque.com.br .

Eis os indicados:

Goleiro:
João Paulo (Metropolitano)
Ricardo (Chapecoense)
Wilson (Figueirense)
Zé Carlos (Avaí)

Lateral-Direito:
Lucas (Figueirense)
Nequinha (Metropolitano)
Patrick (Avaí)
Rafael Tesser (Joinville)

Zagueiros (escolher dois):

Amaral Rosa (Metropolitano)
Emerson (Avaí)
João Felipe (Figueirense)
Kleber Goiano (Atlético de Ibirama)
Rafael (Avaí)
Rogelio (Brusque)
Roger Carvalho (Figueirense)
Samuel (Joinville)

Lateral-esquerdo:
Eduardo (Joinville)
João Paulo (Figueirense)
Julinho (Atlético de Ibirama)
Uendel (Avaí)

Volantes (escolher dois):
Batista (Avaí)
Carlinhos Santos (Joinville)
Carlos Alberto (Brusque)
Du (Metropolitano)
Henik (Criciúma)
Paulinho Dias (Joinville)
Rodrigo Thiesen (Avaí)
Roni (Criciúma)

Meias (escolher dois):
Caio (Avaí)
Cleberson (Imbituba)
Cristiano (Metropolitano)
Maicon (Figueirense)
Ricardinho (Joinville)
Roberto Firmino (Figueirense)
Sávio (Avaí)
Teti (Brusque)

Atacantes (escolher dois):
Cris (Joinville)
Felipe Oliveira (Imbituba)
Leonardo (Avaí)
Lima (Joinville)
Pantico (Brusque)
Tripodi (Metropolitano)
Vandinho (Avaí)
Willian Gomes (Figueirense)

Técnico:
Márcio Goiano (Figueirense)
Mauro Ovelha (Joinville)
Péricles Chamusca (Avaí)
Roberval Davino (Metropolitano)


Revelação do Campeonato:
Jhony (Avaí)
Luan (Imbituba)
Matheus (Imbituba)
Ricardo (Chapecoense)
Roberto Firmino (Figueirense)
Rodrigo Thiesen (Avaí)

Craque do Campeonato:
Carlinhos Santos (Joinville)
Felipe Oliveira (Imbituba)
Sávio (Avaí)
Willian Gomes (Figueirense)

Melhor árbitro:
Célio Amorim
João Fernando Silva
José Acácio da Rocha
Luiz Orlando de Souza
Paulo Henrique G. Bezerra

Brusque repatria Rafael Xavier

A pouco mais de uma semana da estreia na Copa Santa Catarina, o Brusque traz de volta um jogador que deixou boas lembranças ao torcedor: o atacante Rafael Xavier (de branco, na foto), de 23 anos, destaque do time campeão da Segunda Divisão e da Copa Santa Catarina de 2008. Estava no São José de Porto Alegre.

Ele é baixinho e veloz, tem características parecidas com a do Pantico, que não vem mais. Se estiver com o mesmo futebol de um ano e meio atrás, é bom reforço.

Blog está com novo layout

Desde ontem, o Blog está de novo visual. Este espaço, que já existe há mais de dois anos, está de cara nova, para facilitar a leitura de quem por aqui passa. Mas nosso trabalho dia-a-dia continua o mesmo.

Aproveitem.

domingo, 25 de abril de 2010

Com uma mão e quatro dedos no caneco

O Joinville derrubou todos aqueles que esperavam um equilíbrio na decisão contra o Avaí. Poderia manter dentro de casa o que vinha mostrando no Estadual. Mas não manteve, enfrentando um adversário muito bem postado em campo. Deu no que deu. O torcedor do Leão já está programando a festa para depois do jogo do próximo domingo.

Péricles Chamusca merece ser elogiado pelo esquema apresentado: usou o seu conhecido 3-6-1, que venceu a partida no meio-campo. Não deixou o setor de criação do JEC jogar, deixando Lima e Cris sem aparecer, e teve paciência para criar as chances de ataque. Criou e abriu o placar, com Davi. No outro lado, Carlinhos Santos, um dos principais nomes do JEC, estava sumido. De quebra, tomou o terceiro cartão e não disputa a finalíssima.

Antes do segundo tempo, Mauro Ovelha deve ter colocado na cabeça do time que o 1 a 0 não era o fim do mundo. E dois? Rudinei marcou no começo e aí o caldo entornou de vez para ele. O JEC subiu num desespero, fez com Ricardinho. O 2 a 1 obrigaria o Joinville a vencer por dois gols de diferença em Floripa, mas o pênalti cobrado por Roberto aumentou o prejuízo pra três. Foi pênalti? Tenho dúvida até agora, mas ao mesmo tempo houve uma infração clara a favor do Avaí no primeiro tempo não marcada pelo árbitro.

Aliás, o Joinville não pode colocar no árbitro a culpa do resultado. Mostrou um futebol muito abaixo do Avaí, que foi arrumadinho, com a cabeça no lugar e fez o resultado que praticamente lhe garante o título. Durante a semana, ouviremos muitos discursos do tipo "Eu acredito", ou "É possível". Pode haver a virada? Pode. Em noventa minutos dá pra marcar três gols. Mas a pergunta é: o Joinville tem condições técnicas de virar? Da forma como jogou, não. Mauro Ovelha caminha para o seu quarto vice, e no andar da carruagem, só conseguirá o título se acontecer uma catástrofe. A chance do Joinville era hoje. E o torcedor do Leão terá uma semana para planejar a festa.

Pantico acerta com o Icasa e não vem mais a SC

Matéria do site "Vale Esportes", ontem:

A novela entre Icasa e Pantico, que se arrastou durante uma semana, chegou ao fim neste sábado com final feliz para o torcedor icasiano. O jogador chegou a um acordo com a diretoria alviverde e vai disputar o Campeonato Brasileiro Série B pelo clube. “Cada uma das partes cedeu um pouco e chegamos a um acordo” garantiu o presidente Zacarias Silva.Pantico voltou do empréstimo ao Brusque cobrando uma melhora salarial que não foi atendida pelos dirigentes. Em reunião neste sábado, o jogador confirmou que vai cumprir o contrato que tem com o Verdão até 30 de novembro, frustrando a equipe catarinense que negociava seu retorno.

___________

Caso encerrado. Pantico veio ao Brusque, foi muito importante para a recuperação do time, mas não seria fácil trazê-lo para a Copinha. Da mesma forma, ninguém é insubstituível e o Brusque já vai atrás de outro atacante. Mas tenho certeza que teremos notícias dele na Série B.