quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Catarinense 2011: Figueirense

FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE
Fundação: 12 de junho de 1921
Cores: Preto e Branco
Estádio: Orlando Scarpelli (particular) - 19.908 pessoas
Presidente: Nestor Lodetti
Técnico: Márcio Goiano
Ranking "BdR" 2010: 2o. Lugar
Catarinense 2010: 3o. Lugar


Ninguém lembra, ou não quer lembrar da campanha alvinegra no Campeonato Estadual, em um time que começou a disputa sob o comando de Renê Weber. O que interessou em 2010 para o Figueira foi o acesso a Série A, em um ano também marcado pelo fim da parceria com a Figueirense Participações. Existia desconfiança, ou até expectativa sobre como o clube se comportaria na retomada da gestão do futebol, depois de um longo período dessa terceirização. Mas as coisas correram muito bem no Brasileiro, e o alvinegro está de volta a Série A em 2011, e prometendo muito no Campeonato Catarinense, cuja última conquista foi em 2008, em decisão contra o Criciúma.

Ele foi o principal técnico do futebol catarinense em 2010 e tem tudo para continuar o bom trabalho. Márcio Goiano chegou a ser cotado para assumir o cargo no início do ano passado, mas veio para ser auxiliar de Renê Weber, que não durou muito. Goiano assumiu, passou um tempão sob ameaças de demissão por causa da saída da parceria, mas respondeu com resultados e o acesso. Tornou-se uma unanimidade perante a torcida, e ele permaneceu. É um novo nome dentre os treinadores do futebol brasileiro, e tem tudo pra ter um futuro muito bom. Falta um título para sua curta carreira de treinador, que pode ser o Estadual.

Considerando que o Campeonato Catarinense é praticamente um "dois-em-um", onde os turnos são torneios distintos, que te dão a vaga na final, o Figueirense vem com um ingrediente importante nesse início de Estadual: a sua base está montada, e as perdas de jogadores importantes como William e Roberto Firmino foram repostas com atletas de bom nível, como o zagueiro Renato, ex-Corinthians, o paraguaio Wilson Pittoni, ex-Libertad que vem super recomendado, o meia Breitner, que vem do Santos e o atacante Lenny, ex-Palmeiras. Eles se juntarão a jogadores que fizeram um bom 2010, caso do zagueiro Roger Carvalho, o volante Túlio, o meia Fernandes e o atacante Reinaldo (foto), que é um jogador experiente, diferenciado, contratação muito feliz do alvinegro no ano passado e que é minha aposta como candidato a craque do campeonato.

O Figueira, até pelo final de temporada que teve, e pela grande quantidade do elenco que manteve, é candidatíssimo ao título. A torcida está empolgada, a diretoria vem fazendo a sua parte com competência. Agora é saber se o mesmo ritmo do time da Série B se manterá no Estadual. Com muitos times ainda em processo de montagem, o alvinegro é o grande favorito no primeiro turno. Na segunda fase, deverá haver maior equilíbrio, mas o Furacão está bonito na fita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário