sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mais uma do Imbituba: jogador Luan atuou suspenso

Hoje é primeiro de abril, mas a notícia é absolutamente verdadeira.

Mais uma vez, o Imbituba está em maus lençóis. Atuou com jogador suspenso no primeiro turno do campeonato, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Provaremos abaixo. E um deslize da FCF, que não observou o erro do Zimba, não comunicou a penalidade ao TJD, parecendo não haver controle nenhum sobre os cartões dados em campo.

Vamos aos fatos. O jogador em questão é o lateral-esquerdo Luan, e todas as súmulas estão disponíveis no site da FCF.

Ele recebeu cartão amarelo nos jogos contra o Avaí (27/01 - 4a. rodada), Criciúma (30/01 - 5a. rodada) e Metropolitano (06/02 - sétima rodada). Teria que cumprir suspensão no jogo seguinte, contra o Joinville, no dia 11/02, mas entrou em campo. Na partida seguinte, contra o Figueirense (14/02), Luan também atuou. E a mesma coisa aconteceu nas três primeiras rodadas do returno, onde Luan jogou em todas as partidas.

Está configurada a irregularidade. Mais um erro do Imbituba, que já estará no tribunal na próxima terça para responder sobre o caso do zagueiro Vitor Hugo, que atuou contra o Criciúma suspenso pelo TJD.

Mas é bom lembrar que o sistema de controle de cartões da FCF teria falhado pela terceira vez em dois anos. Na Divisão Especial de 2009, o jogador Elivélton, do Porto, além do atleta Junior, do Concórdia, atuaram suspensos pelo terceiro cartão amarelo sem que houvesse qualquer manifestação da Federação. No caso do jogador do Galo do Oeste, o Hercílio Luz tinha feito a contagem e encontrou a irregularidade. E isso forçou uma checagem em todos os cartões daquele campeonato, onde se encontrou o problema do Porto. Naquele ano, o campeonato ficou paralisado por mais de um mês, até que o Porto fosse eliminado e o Hercílio classificado ao quadrangular final. Naquela época, o presidente da Federação colocou a culpa em um raio.

23 comentários:

  1. é uma vergonha essa FCF não á controle algum de quem toma ou não cartão se não cada clube pegar a cópia da súmula das partidas e levar consigo e depois cada um olhar o atleta que tomou cartão. Já a FCF que é uma sangue suga dos clubes cobra taxas absrudas de arbitragem ai sim na hora que tem que punir ela pune mas tira o dela da jogada...como disse algo só irá mudar quando realmente chegar aos ouvidos da FCF a palavra TRABALHO até então isso não existe pode se lembra que federação só começou a trabalhar mesmo no dia da estréia do campeonato e assim prejudicando clube é vergonhoso.

    ResponderExcluir
  2. Acredito ser importante e fundamental a FCF passar a controlar essa questão, que na realidade é de sua competência, mas acima de tudo, a responsabilidade maior é dos clubes. É incompreensível um clube não controlar nem os cartões amarelos dos seus jogadores.

    Temos que reconhecer que algumas coisas melhoraram bastante na FCF, a e isso também precisa ser considerado.

    Erros de arbitragem ainda existem, mas eles estão sendo inibidos e muito controlados pea FCF. Nesse aspecto gostaria de dar os parabéns para a FCF. Para o BFC, e acredito que para outros clubes também, as arbitragens melhoraram muito em relação à anos anteriores.

    Fazem quatro ou cinco jogos que não precisamos falar de arbitragem nos jogos do BFC, e isso é um ótimo sinal. Isso realmente nunca ocorreu em anos anteriores. Acredito que esse ponto é muito mais importante do que o controle dos cartões amarelos, pelo menos dentro do meu ponto de vista. Mas claro que uma coisa não exclui a outra.

    Com relação à Copa SC, a FCF precisa estudar uma maneira de incentivar os clubes a participar. Acho que é um torneio importante, para dar aos clubes calendário maior e chance de preparação pra outras competições.

    Mas a FCF deve estudar meio de pagar as arbitragens, fornecer material (bolas) e até uma ajuda de custo para viagens e estadia. Com maior participação de clubes, essas medidas poderiam aumentar a receita da FCF no percentual que cobra sobre os ingressos vendidos.

    ResponderExcluir
  3. QUEM É O "JUMENTO" QUE CUIDA DOS CARTÕES DO IMBITUBA?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Se você notar, na súmula do jogo imbituba x criciuma, válido pela 5 rodada do 1º turno, vai notar que tem uma rasura no cartão amarelo dado ao Luan. Pois bem. Pode procurar em vários sites de esportes que cobriram o jogo e vários jornais dão o cartão amarelo para o jogador BRUNO SABINO - camisa 8. O Cartão era para o Bruno Sabino! Duvidas? segue link para sites:

    http://futebolsc.uol.com.br/noticia/12600/29/imbituba-e-criciuma-nao-saem-do-0-a-0

    http://www.clicrbs.com.br/esportes/sc/noticias/futebol-campeonato-catarinense-2011,3192703,Criciuma-e-Imbituba-empatam-sem-gols-no-Ninho-da-Aguia.html

    http://www.jornalfloripa.com.br/blog/?p=206428

    Resumindo: erro do arbitro. Esse sim, deve ser punido!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro Eye...

    Para consideração de cartões, o que vale é a "Comunicação de Penalidades" que é uma folha que é entregue com cópia para cada clube.

    Ela está lá no site, sem rasura, e mostra claro o cartão pro Luan, número 6.

    Eu vejo o erro como claro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. O PESSOAL DO IMBITUBA JÁ QUIZ ARRUMAR DESCULPA QUE NÃO FOI NOTIFICADO NO CASO VITOR HUGO, AGORA QUEREM ARRUMAR DESCULPA PARA ESTE OUTRO CASO.

    É SEGUNDONA MERMÃO, DE ONDE NÃO DEVIA TER SAIDO NUNCA.

    ResponderExcluir
  8. Imbituba dançou, deu uma de América de Manaus e vai ter que jogar nos pastos da segundona, infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Mas a informação que eu tenho é que a federação catarinense foi consultada antes da partida e a Federação confirmou o erro do Árbitro e que não teria problemas em escalar o jogador.

    ResponderExcluir
  10. se vê claramente na súmulo que o número está rasurado...

    ResponderExcluir
  11. ASSIM COMO TODOS OS NUMEROS ESTÃO, ACENDIDOS, E NÃO RASSURADOS. MAS NO DOCUMENTO QUE REGISTRA OS CARTÕES ESTÁ CLARO, E A POUCOS MINUTOS VI O LANCE QUE O LUAN LEVOU O CARTÃO, FOI BEM CLARO, NÃO TINHA NENHUM JOGADOR POR PERTO, O LANCE FOI PROXIMO AO BANCO DE RESERVAS DO IMBITUBA. SKY HD É ISSO, PEGA O FLAGRANTE NA HORA, GRAVADINHO DA SILVA.

    ResponderExcluir
  12. No Site da Federação tem um tal de raio X, e lá mostra a quantidade de cartões de cada jogador, mostra quais jogos ele tomou, está tudo lá, ou era para estar, e realmente, não consta o cartão desse jogo contra o Metropolitano. Erro de quem? Da Federação ao não registrar o cartão? Ou do Imbituba ao colocar o atleta para jogar?

    ResponderExcluir
  13. Sobre todas as coisas:

    Acho que encontrasse um erro da FCF, não digitou o que tá na súmula. E o relatório eletrônico daquele jogo não tem dado nenhum sobre os cartões. Se for automático, o erro está ali.

    E o erro também é do Zimba. A "Comunicação de Penalidades" é um documento que é feito em três vias, ficando uma pra FCF e uma pra cada time, pra ficar confirmado o cartão.

    ResponderExcluir
  14. Vou ver o jogo novamente e comprovar se fou o luan mesmo quem recebeu o cartão amarelo. De mais a mais, acredito que já expirou o prazo para a denúncia...

    ResponderExcluir
  15. Os dois erraram, tanto o clube, como a Federação, mas sobrará para quem a punição? Quanto amadorismo, quanta varzea é essa nossa federação. Mas enfim, acho eu que já podemos definir o primeiro rebaixado, a confirmar os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  16. Mas o cartão amarelo dado a camisa 7 - Bruno Sabino - está lá. Muito estranho isso.

    ResponderExcluir
  17. Repórter Sidinei de Souza, da 89FM Imbituba, me disse: no jogo Metropolitano 2x3 Imbituba, quem recebeu cartão amarelo foi o jogador Anderson, nº 8. O Imbituba recorreu e apresentou Video ao tribunal corrigindo o erro do árbitro João Fernando da Silva. Dadá trocou 8 pelo 6...
    Segundo Sidinei, o Anderson não jogou domingo contra o Brusque, pois foi considerado este cartão de Blumenau... Agora cabe a FCF/TJD vir a público e confirmar ou desmentir esta versão

    ResponderExcluir
  18. Não Fabiano Dias. No jogo do Criciúma só consta 2 catões amarelos para o Imbituba, um para o Vinicius e o outro para o Luan. Acontece que se você pegar qualquer site a ficha do jogo vais verificar que esse cartão era para o Bruno Sabino. Se você notar também, no site da federação, onde aparece a súmula, ná página 2, vais ver o nr do jogador Luan rasurado, onde, na minha percepção, ele teria colocado o nr 8 (bruno sabino) e depois alterou para 6 (luan).

    ResponderExcluir
  19. Nada a ver com o jogo do criciuma..
    o jogo em que o Luan não levou cartão foi em Blumenal.
    as imagens são claras, o amarelo foi para Anderson camisa 8,
    e Você Rodrigo, sabe disso.
    Respeito muito seu trabalho , mas não deverias esconder informações.
    Compreendo que voçê está magoado com a federação por causa do epsodio covarde que aconteceu, mas lembre-se:
    Em imbituba existem pessoas e torcedores de bem, tanto quanto no seu querido Brusque. Trabalho na imprensa esportiva, e reportar não é mentir. pelo menos desculpas ao torcedor de Imbituba voçê deveria pedir.

    ResponderExcluir
  20. Caro Futebol e Cia.

    Eu não estava em Blumenau, não vi o jogo e estou me baseando na súmula do jogo, depois de pesquisa enviada pelo amigo Silvio Kohler, do www.stadion.com.br, esse sim, que estava na partida no Sesi, e quem eu confio muito.

    Não é nada no chute. Se esse cartão não existisse, não estaria na súmula.

    ResponderExcluir
  21. Mas isso está muito estranho, isso está. Por que então a Federação não coloca um comunicado de correção, que foi erro de digitação, que foi erro do juiz, etc.; para vir a público e esclarecer tudo. Isso só gera confusão. Volto a repetir, essa Federação não serve nem para controlar campeonato amador, pura várzea. Erra em tudo o que é possível errar.

    ResponderExcluir
  22. O fato é que cada um tem a sua versão, mas o que está registrado no site da Federação comprova, baseado nas sumulas, que houve erro de digitação e não foi computado um cartão para o jogador Luan. Agora se o Imbituba tem algum comunicado anulando este cartão é outra história. O Imbituba deve mostrar esse comunicado, pois se não houver este comunicado está caracterizado uma irregularidade e passível de punição, caso haja tempo hábil para denúncia é claro. A Federação também deveria apresentar em algum lugar no site um informativo mostrando essas erratas, tanto de juiz, de digitação, etc.

    ResponderExcluir
  23. MEU DEUS, ESTÃO TENTANDO ACHAR DESCULPA AINDA.
    O JOGADOR JOGOU COM TRES AMARELOS (É FATO) O QUE VALE É O QUE ESTA NA SUMULA.
    NÃO EXISTE PAPELZINHO, NÃO EXISTE EFEITO SUSPENSIVO, NÃO EXISTE NADA.
    O QUE EXISTE É UMA VARZEA NA ADIMINISTRAÇÃO DO IMBITUBA, COMO TEVE ANO PASSADO NO PORTO E NO CONCORDIA.
    TEM QUE PERDER OS PONTOS E PRONTO. FATO.

    ResponderExcluir