domingo, 10 de abril de 2011

Para vencer, tem que querer vencer

A frase "time que está ganhando não se mexe" é tão antiga quanto o início dos escritos sobre o futebol.

Por mais que seja uma frase manjada, ela cai mais uma vez como uma luva na derrota do Brusque pro Metropolitano.

Até agora estou querendo achar uma razão plausível para a alteração que Nestor Simionato fez. Um time que, se não estava bom, ia se acertando com dois meias, vira um retrancaço com três volantes, um meia perdido e um ataque desabastecido contra um time ameaçado pelo rebaixamento.

A resposta é: não há razão. O primeiro tempo mostrou que o sistema de marcação até funcionou, sendo que o Metrô só usava jogadas pelas laterais. Mas chega uma hora que o técnico precisa tomar a decisão de vencer a partida, coisa que era bem possível. Voltar ao esquema que melhor funcionou no ano, com dois meias encostando nos atacantes era a pedida. É inconcebível ver um time que, nas suas três alterações, trocou seis por meia dúzia, sem mexer em nada na postura do time.

E o jogo foi rolando. Primeiro tempo bem morno. Vendo que o Brusque não queria atacar, o Metrô foi gostando do jogo, criando, e o Brusque dando passos pra trás, permitindo que o limitado adversário chegasse. Pra resumir, pediram pra perder o jogo, e tomaram o golpe aos 37 minutos, no gol de Jairo.

Há o lance do gol anulado de Leandrinho no primeiro minuto, que pela imagem da TV Brusque não me pareceu impedimento. Já me disseram que Aloisio teria atrapalhado o goleiro, mas isso vou deixar pra ver amanhã. Mesmo assim: um time que está no G4 do Estadual precisa mostrar muito mais volume de jogo do que essa lenga-lenga que apareceu no Sesi. Méritos pra Lio Evaristo, que sabe que não tem um elenco de qualidade nas mãos, e consegue motivá-los ao máximo. E contou com uma ajudinha de Simionato.

A classificação é possível na matemática, mas acho praticamente impossível que ocorra. Se ganhar da Chapecoense, mesmo em casa, já é complicado, pior é esperar que o Metropolitano vá ganhar do Joinville (o JEC não vai se encher de volantes como o Brusque) ou o já rebaixado Concórdia pense em fazer o crime na Ressacada. O barco passou no Sesi hoje, e o Brusque não pegou. Hora de esperar um milagre, e já começar a ver as mudanças a serem feitas para a Copa SC e a Série D.

14 comentários:

  1. O Brusque hoje jogou bem, mais falto alguem para chutar para o gol.
    Criou boas jogadas, algumas chances de gols perdidas com o Leandrinho e depois com o Kito.
    Mais creio que o Nestor Simionato não deveria jogar com três volantes.
    Metropolitano quase rebaixado com um time podemos dizer ruim, o Brusque deveria ter jogado com todas as forças para conceguir a classificação.Não acho que o Brusque consiga a classificação agora, porque temos que torcer pela derrota do JEC e do Avai, o que venho achando meio Impossivel!!!!

    ResponderExcluir
  2. rodrigo o leandrinho tava em impediento. na imagem congelada da pra ver que o pe do zagueiro do metro ta sobre a linha da pequena area e o leandrinho um pouco atras. coisa de 30 cm e mto rapida. vi isso pela imagem da ric. mas esse nao é o x da questão. mesmo se o gol fosse mal anulado o bfc teria pelo 85min pra mostrar um futebol desejavel pra quem sonhava em ir pro g4. o time com tres volantes não deu certo e o treinador manteve os 90 min o time assim. o metro em toda a jogada de escanteio, falta de linha de fundo, etc, se utilizava de jogar a bola no segundo pau e cabecear pra dentro da area, e foi assim depois de mta insistencia, sem que os zagueiros do bfc conseguissem ganhar uma que eles chegaram ao gol. é hora de pensar na serie d e na copa sc. se alguem ainda tinha duvida, o nestor mostrou ontem que não é um tecnico certo pro brusque. escalou, mexeu e armou mal o time e o pior foi a desculpa que o gol anulado mexeu com o psicologico do time e depois o time nao acertou mais nada. detalhe o "gol" foi com menos de 5 min. reforços tem que vir em todas as posições, não é necessario montar um time novo, a base do time é boa, com um pouco mais de qualidade, e um bom tecnico, conseguiremos a vaga na serie d de 2012 tranquilamente, e com boas chances de ficarmos entre os 4 da serie c desse ano.

    ResponderExcluir
  3. Tudo normal no campeonato. Os quatro grandes no G-4, e o "resto" fora do G-4.

    ResponderExcluir
  4. Olha só a torcida "flor" se manifestando. O time das bailarinas, que se acha "grande" e precisa constantemente afirmar isso porque ninguém fora da "cidade flor" acha isso.

    Parece até aquela propaganda antiga do Denorex, o que parece mas não é...

    Se algum time de SC pode querer ser chamado de grande é o Criciuma, o único que conseguiu um título relevante de nivel nacional. O resto todo só ganhou pebolim. Além de visão distorcida da realidade, o raciocínio lógico da torcida flor também não funciona.

    Também, cidade flor, cidade das orquídeas, capital nacional do balé, cidade da dança...tudo isso é mesmo muito suspeito. Tá explicado porque gostam de tudo que é grande.

    ResponderExcluir
  5. caro alexandre digo que quando o brusque tiver oito titulos estaduais seguido como o unico octa de santa catarina eu com certeza passarei a gostar mais ainda do brusque,torço por voces na D e somos imensamente grato por nos devolver a vaga no G4.ps:soube que o pantico deverá voltar para o brusque.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mario.... o dia que o Jec conseguir subir de serie ( D para C etc ) sem o tapetão, usando apenas o peso da camisa que TINHA no passado ai tbm vou começar a respeitar NOVAMENTE vc´s. Até la considero time pequeno de CIDADE GRANDE ! Quem vive de passado é museu....não fico aqui contando historia do que meu time fez a 20 30 anos atraz. E se formos levar em consideração os ultimos anos....acho que vc´s devem mais respeito ao Brusque do que nós a vc´s! Mas de qualquer forma o FREGUES tem sempre razão ! Até mas amigo paraguaio !

    ResponderExcluir
  8. Quando faltam argumentos, o jeito é falar da cidade, é a única opção.

    ResponderExcluir
  9. Sujeito aí de cima, você entrou gratuitamente nesse blog para menosprezar nosso time sem ter motivo nenhum. Ninguém de Brusque entrou num blog da cidade flor pra falar mal do timeco e da cidade de voces. Ninguém de Brusque perde tempo em falar do timeco de voces porque temos mais o que fazer.

    Aprenda a ser gente para depois se manifestar em público. Qual a razão para entar num blog de Brusque para falar mal do nosso time sem ter motivo? Só pode ser recalque de alguma coisa. Não deve ser por causa das duas decisões que ganhamos dentro da casa de voces nos últimos 3 anos.

    Eduardo, faço minhas as tuas palavras:

    E se formos levar em consideração os ultimos anos....acho que vc´s devem mais respeito ao Brusque do que nós a vc´s! Mas de qualquer forma o FREGUES tem sempre razão ! Até mas amigo paraguaio !

    ResponderExcluir
  10. Culpa do tecnico pode ser ... mais que vieram a Blumenau com certeza de vitoria sairam com derrota. Com um gol de cabeça de um jogador desconhecido ate entao 1º jogo dele deu sorte e levou O Metropolitano a classicaçao da D e a se manter na 1 do catarinense tbm. E tbm parabens a torcida do brusque q vieram em bom numero assistir a vitoria do Metropolitano.
    METROPOLITANO X BRUSQUE podem dizer que nao e classico de sc mais para quem e das duas cidades é CLASSICO SIM

    ResponderExcluir
  11. Esse Alexandre aí é uma piada. Pergunte à 100 jornalistas de Santa Catarina, quais são os 4 times grande de Santa Catarina?? Acredito que você deva ter algum " problema" com a bela cidade de Joinville, pois vive ironizando e ofendendo nossa cidade. Por favor, estamos falando de futebol e não de cidade, muito menos de qualidade de vida. Gosto de Brusque, já fui várias vezes ao simpático Augusto Bauer, e a torcida e a cidade de Brusque não merecem um recalcado como esse Alexandre...Você falando, parece que o Brusque é o Real Madrid de Santa Catarina. Me poupe meu caro..Abraços.

    ResponderExcluir
  12. O Alan falou tudo. Tem gente que confunde as coisas.

    ResponderExcluir
  13. Dança, balé, flores, orquideas... voces precisam arrumar outra coisa pra fazer porque futebol não combina com nada disso.

    Esse timeco precisa ficar lembrando o tempo todo que é grande, porque aqui ninguém acha isso. Basta lembrar um antigo ditado:

    aquele que diz sou não é
    porque quem é mesmo não diz

    Quem é não precisa dizer. Portanto, podemos considerar que o timeco é um time Denorex, aquele que parece mas não é...

    Quem seria o recalcado? Pra mim, é alguém que entra num blog de Brusque pra ofender gratuitamente.

    Emerson disse...
    Tudo normal no campeonato. Os quatro grandes no G-4, e o "resto" fora do G-4.

    11 de abril de 2011 09:22

    Até a próxima decisão amigos paraguaios, como bem falou o Eduardo. As duas últimas nós levamos na casa de voces.

    hehehehehe

    ResponderExcluir
  14. Aliás, não consigo entender por que os torcedores do time Denorex entram em um post falando de UM JOGO DO BRUSQUE para ofender, e depois quando recebem o troco ficam brabinhos...

    Será que alguém de Brusque algum dia entrou num blog da cidade flor para falar mal do timeco? Não acredito. Nós de Brusque temos mais o que fazer.

    ResponderExcluir