sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O calendário 2012 e interessantes mudanças

A CBF divulgou o calendário 2012 do futebol brasileiro e, com ele, algumas interessantes mudanças aparecem, com efeitos aqui no futebol de SC.

O Campeonato Estadual vai começar no dia 21 de janeiro e terá as mesmas 23 datas de antes. É bom lembrar que, seguindo o estatuto do torcedor, o regulamento de um campeonato deverá ser mantido por pelo menos dois anos. Pois bem, como já tivemos a repetição da fórmula em dois estaduais, há a oportunidade de mexer em algumas aberrações do regulamento catarinense, como a decisão em um jogo só com vantagem do empate e a possibilidade de um time ser campeão se conquistar os dois turnos, o que é justo. Dá pra você fazer um exercício: como montar uma fórmula ideal de 10 times em 23 datas?

As séries C e D começarão duas semanas depois do Estadual, e isso é ótima notícia, pois os times destas séries ficavam meses parados, desmontando e remontando plantéis aguardando o segundo semestre. Desta forma, os mesmos times que terminarão os Estaduais vão para o Brasileirão, que vai até outubro. Tempo suficiente para férias e pré-temporada para o ano seguinte. Só tem que ver onde enfiar a Copa SC nesse calendário, talvez no final do ano, como foi em 2008.

Um comentário:

  1. com 23 datas morre a ideia de 12 times novamente. Com 10, turno e returno, sem final em cada um deles, consomem 18 datas, sobrando 5. Dessas 5, poderiam ser feito semifinal e final, com o campeão do turno, returno e dois por indice técnico, usando 4 datas, deixando uma de lambuja.

    ResponderExcluir