sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O "Tubarão Luz FC" começa a ganhar forma

Foto: Eduardo Ventura
Uma reunião na noite desta quinta em Tubarão começou a delinear o que pode ser a criação de um time unificado (não vou chamar de fusão) de futebol na cidade azul. O documento divulgado após o encontro dá conta da criação do projeto "Tubarão Luz Futebol Clube", nome provisório do novo clube. O debate acerca dessa novidade do futebol tubaronense promete ser longo, mas caminha na direção de uma união de forças desta cidade de quase 100 mil habitantes.

O documento divulgado contém estes principais pontos:

- O novo clube terá atuação em juvenis, juniores e profissionais;
- Os antecessores ficariam responsáveis pelas divisões de base, projetos sociais, culturais e de lazer;
- Cada clube será dono do seu patrimônio, não envolvendo nada para o novo clube;
- Cada clube se responsabilizará pelas suas dívidas. Um fundo será criado para o novo clube para auxílio na quitação das mesmas e para projetos de formação de atletas;
- Esse é importante: deverá haver um acordo quanto ao CNPJ do novo clube. Se usar de um dos dois clubes, a vaga na segunda divisão está garantida. Se for criada uma terceira razão social, esta terá que começar na terceira.
- As cores do novo clube simbolizarão os dois antecessores e a cidade de Tubarão: Vermelho, Branco e Azul.
- O nome do clube deverá englobar os antecessores e a cidade-mãe. Sugeriu-se o nome de Tubarão Luz Futebol Clube;
- Todos os envolvidos cedem suas instalações por tempo determinado, mediante manutenção e pagamento de despesas para uso.
- As contas do clube deverão ser publicadas no site a cada três meses.
- Formar uma empresa destinada exclusivamente para a gestão do futebol (sugestão de chamar-se Tubarão Luz Participações) para conseguir investimentos.

A ideia está no ar e é polêmica. Parte dos conselheiros do Hercílio Luz se manifestaram de forma contrária. Na contramão está o poder público e presidentes de entidades empresariais, que julgam interessante um único clube de futebol em Tubarão para centralizar o apoio. De qualquer forma, o debate está quente, e a Cidade Azul tem a chance de definir o que quer no cenário do futebol.

5 comentários:

  1. A real é que os tubaronenses não querem time de futebol em sua cidade. Se quisessem, estariam apoiando o Hercílio Luz, clube tradicional com mais de 90 anos de história. Mas pra dar gente no estádio é um parto, não é? Estão mais preocupados em ver Flamengo, Corinthians, Grêmio etc. na televisão e quando jogam contra os times de Florianópolis ou o Criciúma.

    Esse "Tubarão Luz" é mais uma aberração do futebol catarinense. Tomara que não dure. Deixem o futebol catarinense pra quem tem TORCIDA que apóia seus clubes. Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville e, talvez, Marcílio Dias. O resto pode fechar que ninguém, nem nas suas cidades, vai sentir falta. As médias de público ridículas dos demais times não me deixam mentir.

    ResponderExcluir
  2. Tubarão já tem um único clube de futebol a muito tempo, desde que o Ferroviário acabou.
    O Hercílio Luz Futebol Clube é o representante da cidade desde então. O problema é que ficam criando arremedos de clube sem história e identidade, que desviam o foco e recursos do único clube de futebol de Tubarão. Essa idéia de agora é lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra Rodrigao, acho que deveriam por o Azul na camisa do Hercílio e investir tudo isso nele...
    É muito tempo perdido do futebol tubaronense, perdeu muito espaço, e se um dia voltar a ter algum, que seja já com história.
    Pra mimn besteira... Aparece e comente lá na comu do catarinense tambem Rodrigo... prestigia ai! abri um tópico desse lá!
    Abcs!

    ResponderExcluir
  4. Olha... seja Hercilio Luz ou Tubarão Luz, a cidade não pode ter 2 times de jeito nenhum. Nao tem grana para suportar 2 times em alto nivel... O problema é em Tubarão só tem cabeça dura e orgulhoso... normal do povinho de lá... Nao aceitam criticas e acham q são superiores... Não veem que sozinhos não vão a lugar nenhum...

    ResponderExcluir
  5. sou contra a unificação, acho que as fichas devem ser apostadas no Hercilio, é o clube que tem estadio proprio e tem muito mais torcida que os outros inventados na cidade e que trocam de nome toda a temporada.

    ResponderExcluir