segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Chapecoense com uma mão no turno? Não é assim simples

Existe um ingrediente em torneios de pontos corridos chamado formulismo. Analisando os cruzamentos, você vê quem tem mais ou menos chance de marcar mais pontos. E vendo as tabelas, não dá pra dar tanta certeza assim que a Chapecoense vai levar o troféu do primeiro turno. É favorito, é verdade, mas a tabela do time de Gilberto Pereira é ingratíssima. O Avaí terá pelo menos duas pedreiras na frente, enquanto o Ibirama terá três dos quatro piores times do campeonato pela frente, além de decisões em casa. Olha só:

Chapecoense (15 pontos): pega JEC, Ibirama e Criciúma fora, Metropolitano em casa. De longe, a pior tabela. Apenas mais um jogo dentro de Chapecó, e partidas fora contra dois times que querem recuperação e um Atlético com chances reais de levar o turno. Terá a obrigação de marcar mais seis pontos, ou seja, ganhar do Metrô e vencer um jogo fora, pelo menos.

Avaí (12 pontos): pega Marcílio e Joinville fora, Figueirense e Metropolitano em casa. O time tem condições de vencer em Itajaí, mas terá que pegar o JEC, que corre o risco de estar bem melhor do que o estágio atual. Tem ainda o clássico, que dispensa apresentações, e o Metrô em casa na última rodada, que hoje vem surpreendendo. Tudo indica que a sorte do time azul será decidida no clássico, até por que o Ibirama está por perto, com tabela melhor.

Atlético de Ibirama (10 pontos): pega Camboriú e Marcílio Dias fora, Metropolitano e Chapecoense em casa. Dos três, a melhor tabela. Em casa sempre será favorito, e terá a chance de descontar três pontos da Chapecoense se vencer o confronto direto, aí dependendo de mais um tropeço do time do Oeste. Se vencer o Metrô na quarta, o Atlético entra com tudo na briga pelo turno, pois terá, além disso, dois dos piores times do campeonato pela frente, fora de casa. E jogando direitinho como está, tem grandes chances.

E outro detalhe: todos os três pegam o Metropolitano dentro dos seus estádios, que está com 9 pontos e jogando bem. Dependeria de vários resultados, mas se vencer os três confrontos diretos fora de casa, seria algo surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário