segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Figueira se classifica. Agora os outros que corram atrás

Sabia-se que o jogo em Camboriú seria complicado. Mas o Figueirense foi ao Robertão e venceu com autoridade, para confirmar o favoritismo e garantir o título do primeiro turno do Estadual. O time até teria como garantir o título antecipado, se não houvesse essa coisa medonha do regulamento que é não dar o título a quem ganha as duas fases. Mas tudo bem. Toca.

Engraçado que, depois da derrota em Chapecó, o Figueira era dado como time eliminado. Mas os resultados dos adversários, somados à vitória no clássico e as duas molezas das últimas rodadas levaram o time à vaga antecipada. É necessário dizer: hoje, o time de Branco é o melhor do Estadual. Se vai ser o campeão lá na frente, quando os confrontos acontecem em jogos eliminatórios, é outra história. Começa agora outra briga, em que se leva em consideração o índice técnico.

A Chapecoense empatou em Criciúma e, dá pra dizer, foi meio que traído pela tabela. Mas considerando esse fato, o time do Oeste terá os dois últimos jogos em casa no returno, mas em compensação enfrentará a dupla da Capital fora. Não haverá espaço para escorregões. Outro time que pode se sentir vitorioso no turno é o Metropolitano. Não levou o caneco mas tem uma excelente situação no índice técnico. De quebra, está garantindo a vaga na Série D no confronto direto com o Atlético.

O Avaí perdeu para o Metrô e já ouvi manifestações para derrubar Mauro Ovelha, que até agora comandou o time em nove jogos. O futebol impressiona: até antes do clássico, não era questionado, e agora já tem gente falando em Márcio Goiano para o lugar dele. De toda forma, o time terá que fazer um returno bem melhor para se garantir pelo índice ou levar o returno, numa disputa em que Criciúma e Joinville, estes com campanhas mais fracas, veem apenas na conquista da próxima fase uma chance mais clara de entrar entre os quatro. E é aí que entra o fator Figueirense, que se manter o ritmo (e isso é necessário, diz a história que os campeões do returno vem melhor nas decisões), pode levar o returno e classificar um terceiro time pelo índice. Sem Copa do Brasil para disputar, essa hipótese é bem possível.

Parabéns ao Figueira. Ganhou o clássico fora de casa, cresceu no momento certo e está na semi-final. Agora os outros que corram atrás.


Amanhã, escrevo sobre o jogo que trabalhei, Brusque x Joinville. O Brusque melhorou um pouco, mas ainda falta muito. O JEC está se acertando para o returno.

Um comentário:

  1. Na entrevista do técnico do brusque, o mesmo disse perdemos muitos gols, meu time pecou nas finalizações.
    E os gols cara a cara com o goleiro que o JEC perdeu. Isso ele não viu?

    ResponderExcluir