domingo, 12 de fevereiro de 2012

Primeiro turno incendeia; Figueira vence e sobe na hora certa

Uma rodada em que nenhum mandante venceu, e colocou o Figueirense na lista dos postulantes ao título do turno, e mais, com favoritismo, que vou explicar mais lá embaixo.

A Chapecoense lidera, mas poderia ter disparado e depender só de uma vitória para garantir vaga na semi-final. Saiu atrás do placar e arrumou o empate contra o Metropolitano, o que por si só seria um au resultado, mas acabou vindo a calhar bem depois da derrota do Avaí para o Figueira.

Vamos ao clássico, vencido no detalhe de um contra-ataque muito bem armado, que pegou a defesa avaiana voltando em segunda marcha, onde Roni achou um chute milimetricamente colocado no pé da trave esquerda de Moretto, que acabou entrando. Fato é que o Avaí era melhor no primeiro tempo, criando mais chances. Mas aí apareceu a estrela de Branco, que foi criticadíssimo na rodada anterior pelas malucas alterações contra o Criciúma. Dessa vez, ele deu bola dentro, colocando Luiz Fernando, no lugar de Toró. Deu velocidade ao time, e foi premiado.

Depois, Ovelha abriu mão da sua linha de marcação, e Branco tratou de recompor a troca anterior. Foi assim até o final, quando Wilson fez uma linda defesa em cabeçada de Neílson. E foi isso.

E para mim, um novo fato surge: o Figueirense aparece como favorito para levar o turno do Estadual. Loucura? Talvez. Mas basta olhar a tabela. Só se acontecer uma hecatombe, o Figueira não chegará aos 20 pontos. Terá pela frente dois dos três piores times do Estadual (Brusque e Camboriú) e deve ganhar as duas, e até fazer um saldo. A Chapecoense, hoje com 16 pontos, teria que fazer cinco para passar da possível pontuação alvinegra. Como não é possível, tanto o time de Chapecó quanto o Avaí, que tem 15, precisam ganhar os dois próximos jogos para ter chance de levar o turno, pois se não conseguir, o Figueira come o troféu com 20 pontos.

A Chapecoense terá dois jogos fora de casa, em Ibirama e Criciúma, enquanto o Avaí terá o ascendente Joinville na Arena, e depois o bom Metropolitano em casa. Tabela por tabela, o alvinegro correu por fora e está bem próximo de se garantir na fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário