terça-feira, 26 de junho de 2012

Conheça a Segundona: Hercílio Luz

HERCÍLIO LUZ FUTEBOL CLUBE
Fundação: 22 de dezembro de 1918
Cores: Vermelho e Branco
Estádio: Aníbal Costa (10.000 lugares)
Presidente: Michel Mussi
Técnico: Marcelo Estigarríbia
Ranking "BdR" 2011: 11o. lugar
Catarinense 2011:  4o. lugar na Divisão Especial


O Hercílio é um dos mais antigos clubes de futebol de Santa Catarina, que já conquistou por duas vezes o título estadual, em 1957 e 58. O Leão do Sul, assim como seu co-irmão Atlético, vive da síndrome do quase na Segundona. Bateu na trave em 2009 e 2010, e no ano passado, treinado por Joceli dos Santos, escapou de conquistar o acesso numa tumultuada final de turno contra o Atlético de Ibirama. No returno, o Hercílio enfrentou o Camboriú na semi-final, novamente sendo eliminado. A vaga na primeira divisão nunca esteve tão perto. Sem desistir, o clube de Tubarão buscou uma parceria com uma empresa chamada "Janela do Futebol", que também administra o futebol do Passo Fundo-RS, que disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Além de ser responsavel pela parte do futebol do clube, a parceria também providenciou um ônibus para o clube.

Para o projeto 2012, o Hercílio Luz terá no comando do futebol o supervisor Joubert Pereira e o técnico Marcelo Estigarríbia. Joubert foi um dos responsáveis pela maior alegria que eu tive como torcedor dentro de um estádio de futebol. Como técnico, ele foi campeão catarinense com o Brusque, em 1992. Estigarribia, de 37 anos, trabalhou por 15 anos na base do Internacional e quatro no Grêmio, além de clubes do interior do Rio Grande. Sua última passagem foi no Canoas, no Campeonato Gaúcho, sendo demitido após três derrotas seguidas. Marcelo mostra muito otimismo para a segundona: "No Hercílio eu fui contratado para ser campeão, ou no máximo ficar entre o vice e o campeão, porque eu fui contratado para o acesso. Então a gente fez uma pesquisa, pesquisei como estava formando o Concórdia, o Tubarão, o Juventus, entre outros e sei que esses três são clubes que estão se organizando e vi o Hercílio com grande chance de estar classificado para a Primeira Divisão no ano que vem".

Muita gente do time do ano passado está retornando ao Hercílio para a Divisão Especial de 2012. São os casos do zagueiro Michell Nunes, ex-Marcílio Dias, o volante Luiz Henrique, ex-Brusque, e os atacantes Felipe Oliveira, que também estava no Brusque, e Giba, ex-Metropolitano. Além dos remanescentes, também chegaram o bom goleiro Márcio Kessler, ex-Marcílio Dias, o zagueiro Cris, ex-Juventus, e o atacante Juari, ex-Brusque e Metropolitano. Mais cinco jogadores que pertencem à Janela do Futebol se incorporarão ao Leão do Sul assim que terminar a participação do Passo Fundo no Campeonato Gaúcho.

O Hercílio Luz apostou na base do ano passado, trazendo reforços pontuais para tentar o acesso. Muitos dos jogadores do elenco que acabei não relacionando aqui eu não conheço. Clubes como o Atlético e o Concórdia tem jogadores mais conhecidos em Santa Catarina que sabemos que podem fazer a diferença. O Leão do Sul quer surpreender. E não tem como duvidar de um time que todos os anos está brigando pela parte de cima. A verdade é que a cidade de Tubarão gosta de futebol e merece um time na elite.

Um comentário:

  1. Agora sim, comentário do clube campeão, haha.

    Estamos no quase faz muito tempo. Tem que ser esse ano. Hercilio Luz não é o clube, em atividade, mais antigo do estado de SC. o Hercílio Luz foi o primeiro clube catarinense a disputar um campeonato brasileiro. Tradição e Glórias que merecem estar na primeira divisão do nosso estado.

    "Vibra que é teu Leão do Sul"

    Rumo ao acesso.

    ResponderExcluir