quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conheça a Segundona: Juventus

Chegou a hora. Pelo quinto ano, o Blog do Rodrigo apresenta a série "Conheça a Segundona", com o perfil das dez equipes que disputarão a Divisão Especial do Campeonato Catarinense, que começa no dia primeiro de julho. Cada dia, um time será destacado por aqui. Vamos começando o trabalho, hoje falando do Juventus, de Jaraguá do Sul


GRÊMIO ESPORTIVO JUVENTUS 
Fundação: 1o. de maio de 1966
Cores: Grená, Preto e Branco
Estádio: João Marcatto (7.000 lugares)
Presidente: Jerri Back Luft
Técnico: Pingo
Ranking "BdR" 2011: 18o. Lugar
Catarinense 2011: 7o. lugar na Divisão Especial


O Juventus de Jaraguá passou por dias difíceis no ano passado. Rebaixado em 2010 junto com o Ibirama, o moleque travesso, com sérios problemas financeiros chegou a anunciar a sua desistência da última segundona. A FCF conversou, a diretoria deu um jeito, e o time acabou disputando o campeonato, com uma estrutura modesta. Terminou o primeiro turno como líder, mas acabou eliminado no mata-mata pelo Hercílio Luz. No returno, o time caiu muito de rendimento, acabando na sétima colocação. Passado o campeonato, muita coisa aconteceu lá pras bandas do Jaraguá Esquerdo. Inclusive uma grande troca na diretoria. Assumiu a presidência Jerri Back Luft, ex-árbitro e presidente da Liga Jaraguaense de Futebol. Trouxe com ele um novo grupo, que fez um levantamento das dívidas do clube, da situação do Estádio João Marcatto, colocou os ingressos ao valor de dez reais e iniciou um trabalho forte de marketing para levantar a estima do torcedor e chamá-lo de novo para o estádio.

Passada a reestruturação, vem a montagem do time. O técnico tricolor é um velho conhecido: Luis Roberto Magalhães, o Pingo, de 44 anos, ex-jogador do JEC, Botafogo e Grêmio, entre outras equipes. É a terceira vez que ele comandará o moleque. Na sua última passagem, em 2009, conquistou o acesso à primeira divisão. O clube o queria, e o treinador também queria voltar. "“Eu queria voltar para cá. Não porque tenha ficado devendo algo ao clube, mas por saber que ainda poderia ser importante aqui e que o Juventus precisaria do meu trabalho”, afirmou. O clube aposta na reedição da parceria para retornar à divisão principal.

O elenco montado pelo Juventus é jovem, com muita gente da base, mas com jogadores que disputaram a primeira divisão desse ano, o que é um ingrediente necessário para se montar um elenco em condição de brigar pelo acesso. Dentre as principais contratações estão o lateral Márcio Goiano, ex-Metropolitano, os zagueiros Alemão, ex-Inter de Lages e que estava no Atlético de Ibirama e Charles, do Joinville, além do zagueiro Peixoto e o atacante Thiago Henrique, vindos do Camboriú. O mais experiente do grupo é Rogério Souza, de 34 anos, ex-lateral do Joinville e do Brusque, que vai jogar no meio-campo, para comandar o jovem grupo jaraguaense.

Eu coloco três favoritos para esta segundona, e o Juventus está no grupo, junto do Atlético Tubarão e do Concórdia. Talvez esses dois, hoje, estejam um pouco a frente, mas quando o Juventus está organizado, a torcida dá respaldo e o time consegue se reforçar. Vi isso em 2004 e 2009. Pode acontecer de novo em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário