quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Premiere FC diminui cobertura do Catarinense. Torcedores reclamam

Torcedores do Criciúma estão fulos da vida com o Premiere FC, canal da Globosat que cobra (caro) pelo pacote em pay-per-view do Campeonato Catarinense. Na primeira rodada, Guarani x Figueirense não passou. Ontem, o jogo Atlético de Ibirama x Criciúma, no Hermann Aichinger, não teve transmissão. Comparando com o ano passado, onde todos os jogos dos chamados "quatro grandes" foram exibidos, a cobertura diminuiu, o valor pago não mudou (se não aumentou) e já tem torcedor querendo procurar os seus direitos.

E vai continuar. Camboriú x Joinville, quarta que vem, não terá transmissão.

Funciona assim: a Globosat pede à FCF a alteração dos horários dos jogos, em duas faixas. O Premiere possui canais disponíveis (se não me engano, nove) e precisa distribuir os estaduais nestas faixas. Nas quartas, os horários são 19h30min e 21h50min. Dá pra fazer 18 jogos por dia. Caso não dê, os jogos são transferidos para a quinta, ou aos sábados, no caso do final de semana.

Logo, não tem jogo ao vivo no Premiere FC as 20:30, pois o canal não poderá ser dividido para um segundo jogo. Como Camboriú x Joinville não teve horário modificado, dois passaram para as 22h e um para as 19h30min, mais uma vez a Globosat abandona uma partida. Só no rádio.

Eu lembro de ter visto no começo do ano um comercial que vendia que todos os jogos teriam transmissão. No vídeo, botões dos quatro grandes clubes eram apresentados.

Tem torcedor que promete entrar com ações para reaver o que foi investido. Até vídeo de torcedor do Criciúma (que é time de Série A) ligando pra Anatel eu recebi hoje (veja abaixo). Eu conversei hoje pela manhã com o Fábio de Souza, que é diretor do Procon aqui de Brusque. Ele me passou que o cliente tem o direito de entrar com ação no órgão de defesa do consumidor para conseguir um desconto pelo jogo não transmitido ou outra forma de compensação. Eu tenho o caso de um amigo de Joinville que ingressou com ação e ganhou o pacote de todo o ano gratuitamente.

Segundo o procurador da república em Caçador Anderson Lodetti Cunha de Oliveira, que ingressou com ação semelhante contra a Sky em 2011, "Quem assina o PFC é porque quer acompanhar o seu time. O assinante que é torcedor cria expectativa para ver os jogos do fim de semana, programa-se e até deixa de assumir outros compromissos. A SKY parece ignorar essa realidade, e trata o consumidor de forma desrespeitosa."

Perdem os clubes com a exposição, perdem os torcedores que compraram o pacote querendo ver a partida. Aguardamos uma resposta.

Assista ao vídeo do torcedor indignado:

2 comentários:

  1. Rodrigo,

    Reclamei por não ter sido transmitido Guarani x Figueira domingo. A resposta deles abaixo:

    Olá, Gustavo. Boa tarde!


    Como informações passada, a modalidade inclusa em seu pacote é o campeonato Brasileiro serie A e o campeonato estadual catarinense, sendo assim todos os jogos que estão incluso nessas modalidades serão transmitido ao senhor.

    Anote o número do protocolo deste atendimento: 1875145209.

    Com essa confirmação, caso não seja transmitido mais algum jogo, também ingressarei com ação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vergonham, eles querem fazer as pessoas torcer para figueirense e avaí na marra, vão sabotar o tigre de todas as formas. Não se vendam para essa corrupção.

    ResponderExcluir