domingo, 21 de abril de 2013

Sem surpresas, mata-mata definido. Tigre e Figueira favoritos

Fernando Ribeiro / Criciúma EC
Não houve espaço pra zebras. O Avaí venceu como o esperado, a Chapecoense não perdeu em casa, e o Criciúma teve facilitado o caminho para faturar o primeiro turno. Vai ser isso: Verdão contra o Figueira e Leão pegando o Tigre. Quem passar do primeiro confronto decidirá o campeonato em casa. Simples assim.

Aqui teremos o confronto do time que teve a melhor arrancada, o melhor sprint, o mais regular e aquele que foi o mais competente contra os pequenos, ainda que não mostrando o melhor conjunto, mas com um homem que leva o time nas costas. Em cima disso, não é difícil desenhar o favoritismo.

O palpite do blogueiro é Figueirense x Criciúma na final. Analisando os confrontos:

Chapecoense x Figueirense: o time de Chapecó não mostra uma atuação convincente desde o segundo tempo do jogo contra o Joinville, lá na abertura do returno. É consenso na imprensa do oeste que o time não se adaptou no novo gramado da Arena Condá. Em Xanxerê, a história foi outra. A Chape teve ao seu favor o chamado "formulismo", onde enfrentou os quatro grandes no começo do campeonato, fez gordura e conquistou a primeira vaga. Acontece que o time chegou ao máximo cedo demais, enquanto os outros times foram crescendo. Gilmar Dal Pozzo sabe disso, e terá que fazer seu time render mais, principalmente no jogo de ida. O Figueirense passou por um processo de evolução lento no campeonato, construiu resultados e Adilson Batista começa a ter um time confiável, ainda que há mais um bom caminho até o Brasileirão. Com a diretoria baixando o preço do ingresso para 20 reais no jogo de ida, a aposta é em fazer resultado para segurar no Oeste, onde notadamente a Chapecoense não se achou. Só hoje saiu o primeiro gol na Arena.

Criciúma x Avaí: O Tigre defende uma campanha de sete jogos seguidos sem derrota e um time compacto montado por Osvaldo Alvarez. Com Lins encarando uma boa fase, o conjunto tricolor apresenta alternativas pelo meio e pelas laterais, que vão dar muito trabalho à conhecida zaga avaiana, que sabidamente não é confiável. O Avaí deposita as esperanças no brilhantismo de Marquinhos, o melhor jogador do campeonato, que tem o poder de decidir. É por ali que o Leão poderá surpreender, se o camisa 10 tiver o talento de passar pela forte marcação do Criciúma. O Tigre é favorito pelo conjunto de alternativas, opções de ataque, melhor dupla de zaga e pelo segundo jogo em casa.

No resto da rodada, o Metropolitano garantiu mais uma ida para a Série D pela sua regularidade. O Atlético de Ibirama tentou, mas pagou pelo péssimo primeiro turno. O Joinville fracassou pela mediocridade contra os times pequenos, e o Guarani acabou o campeonato apenas um ponto atrás do Juventus. Foi rebaixado no detalhe. Certo é que Sávio e Renan Dalzotto prometeram não abandonar o projeto. É favorito para voltar em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário