quinta-feira, 17 de abril de 2014

Futurologia curiosa

O Campeonato Brasileiro começa nesse final de semana, e muita gente vem com o exercício da futurologia.

Hoje, um desses portais de esporte "previu" que os três catarinenses são favoritos ao rebaixamento, junto com o Sport. Foi usado um critério que leva em conta, entre outros fatores, retrospecto e finanças.

Como se um time barato não pudesse chegar longe e um que subiu não tivesse possibilidade de brigar pela turma de cima.

Existe uma grande diferença entre "favorito ao rebaixamento" e "briga para não cair". Não é novidade que Figueirense, Criciúma e Chapecoense vão, num primeiro momento, brigar pelos 43 ou 44 pontos para depois tentar algo a mais. Mas tem mais gente pra entrar nessa lista, dos que precisam tomar cuidado, como o Sport, Vitória, o Goiás (que contratou o pior técnico do Brasil) e o Coritiba. Sem contar que todo ano um grande se complica.

É interessante ver, nesses exercícios de futurologia, como o Internacional é supervalorizado. Ano passado, todo mundo viu o que aconteceu. O ano é longo, e até dezembro, muita água tem pra passar debaixo da ponte.

Os três times catarinenses entram na primeira parte do Brasileirão sem desespero. O Figueira foi campeão catarinense, o Criciúma contratou a rodo e tem um bom técnico, e a Chapecoense começou a se organizar no hexagonal. E partindo do princípio que o Estadual não serve muito como efeito de comparação, toda teoria nesse momento pode virar uma baita furada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário